Publicidade

Estudo Bíblico: Atravessando do Rio Jordão - Josué 3: 14-17

Atravessando o Rio Jordão - Josué 3: 14-17

Rio Jordão começa em Dã (210 metros acima do nível do mar), deságua no Mar da Galiléia e depois segue para o sul no vale do deserto em direção ao Mar Morto.

Na verdade, a palavra “Jordão” significa “descendo” — um nome apropriado, pois deságua no Mar Morto a 300 metros abaixo do nível do mar.  Ao longo do caminho, o exuberante vale do Jordão é abastecido por nascentes. Não é de se admirar que Ló tenha escolhido este território sobre as escarpadas colinas da Judéia (Gn 13:10ss.). 
 
Josué deu ao povo instruções detalhadas sobre a próxima travessia do rio, conforme instruído pelo Senhor (3: 7,8).

Os sacerdotes deveriam ir à frente do povo à distância (ver 3: 1-6), mas quando eles chegavam à beira da água (3: 8), eles deveriam parar, pois Deus realizaria um milagre (3:13).

Talvez hoje você esteja diante de um Rio Jordão e não sabe como vai atravessar esse obstáculo.

Provavelmente você está paralisado diante do Problema. O que aconteceu quando as pessoas passaram?

Josué dá instruções certas e, quando as pessoas agiram conforme as instruções, o rio parou de fluir e "os pés dos sacerdotes tocaram a água", e ela "empilhou" mais a montante, para permitir que o povo de Israel atravessasse no leito seco do rio (3: 16,17). Todos puderam atravessar, com Arca da Aliança no meio do rio.

Siga a Palavra de Deus, as orientações de Deus para atravessar o Jordão que se apresenta diante de ti.

Publicidade

1. Para atravessar o Rio Jordão tome uma decisão com base espiritual


Fale com Deus. Ore! Peça orientação e revelação divina.

Existem muitos momentos de transição na vida. Juntamente com esperança e alegria, também há problemas que simplesmente não temos a força nem a sabedoria para enfrentar.

Alguns criam um cruzamento artificial.

Não fique bloqueado por doenças e doenças que podem ser tempos dramáticos ou por ser um novo caminho assustador.

Mas nada é novo para Deus. Deus prometeu nunca nos deixar ou nos abandonar.

O cruzamento mais transformador de vidas é o momento em que tomamos a decisão espiritual de abrir nossos corações e vidas para Jesus Cristo; reconhecer nossas dificuldades e se voltar para ele e receber seu perdão.

O resultado final da travessia milagrosa do rio Jordão foi que Deus foi magnificado; Josué era exaltado (v. 5), o povo foi energizado e motivado, e o povo de Canaã foi atribulado(1: 9).

>

2. Para atravessar o Rio Jordão acredite em milagres


Alguns acreditam que um fenômeno natural causou a alta das margens do Jordão, independente disso creia em milagres.

Tenha fé em um milagre bíblico.

A atravessia foi prevista (3:13), aconteceu (3: 15–16) ficou seco por muitas horas (para permitir a passagem - 3: 17) e voltou ao seu estado original (somente depois que tudo passou - 4: 18).

Espiritualmente, a arca era um símbolo visível do poder e presença de Deus.

Se você está na Presença de Deus. Vá, atravesse, marche e chegue do outro lado.



3. Para atravessar o Rio Jordão Deixe Cristo te guiar


Assim como Deus agiu através do Jordão séculos atrás, Ele nos leva através do Jordão de nossas vidas - dificuldades no trabalho,família e vida em geral.

Qual é o seu Jordão hoje?

Qual é a grande coisa que está em sua frente e rouba seu descanso?

Cristo de fato, fez a travessia final por sua ressurreição e ascensão à glória (Ef 2: 4-6). Em Cristo, Josué 3:17 é o nosso versículo: “… toda a nação terminou passando sobre o Jordão.

Cristo caminha através do Jordão com a gente.

Sermão: Atravessando o Rio Jordão - Josué 3: 14-17

Ver também:

A História da travessia (Josué 4.1-24)


O povo de Israel está no limiar de um novo começo. Eles vagaram por mais de 40 anos no deserto e agora é hora de conquistar a terra que mana leite e mel, a terra prometida a seus antepassados ​​Abraão, Isaque e Jacó. Deus ordenou aos levitas que carregavam a Arca da Aliança que liderassem o povo primeiro entrando no rio Jordão em seu pico (3:15-16). A nação inteira (v.1) passou pelo Jordão.

1. Travessia das Nações (v.1 ) – Toda a nação

2. Mandamento de Deus (vv.2-3) – 12 homens de cada tribo, um homem. Pegue 12 pedras do meio do Jordão, onde estavam os sacerdotes. Deite-os no lugar onde se alojarão naquela noite que está em Gilgal.

Contexto : Onde? Gilgal – “A reprovação foi removida”. A reprovação de sua desobediência e falta de fé em Deus, que levou seus antepassados ​​a vagar no deserto por 40 anos.

3. A Ordem de Josué (vv.4-5) - Ele designou os homens, cada um para carregar uma pedra no ombro.

4. A Consagração Pessoal de Josué (v.9) – Não foi ordenado por Deus, mas ele o fez por motivos pessoais.

Conclusão


Siga a Palavra de Deus, as orientações de Deus para atravessar o seu Jordão. Tome uma decisão espiritual, acredite em milagres e entregue-se a Cristo.
Lembre-se de como enfrentamos nossos momentos de transição, sejam eles quais forem,confrontado e desafiado com o que é assustador, mas também emocionante em termos de oportunidade.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)