Esboço de Sermão sobre Restauração: A a obra completa de Deus 2 Reis 8: 1-6
- 2 REIS 8: 6“… Restaurar tudo o que era dela, e todos os rendimentos do campo desde o dia em que ela deixou a terra até agora.
Às vezes, Deus nos chama para fazer coisas que não entendemos. Deus tem um plano maravilhoso para a nossas vidas. As vezes as pessoas precisam mudar. O que parece uma dificuldade ou derrota é o passa para restauração.
1. A restauração diante da perda
O profeta Eliseu alertou a sunamita e seu filho de que haveria uma grande fome - uma fome que duraria sete anos. Não haveria comida suficiente. Se eles permanecessem em casa, morreriam de fome. Eles deveriam se mudar para outro país.Não sei qual é o seu cenário hoje! A situação daquela mulher era crítica. Mas ela já tinha experimentado um milagre. Uma restauração.
2 Reis 8: 1-2 Então Eliseu falou com a mulher cujo filho ele tinha restaurado à vida, dizendo: "Levante-se e vá, você e sua família e fique onde puder;
"Então a mulher se levantou e fez conforme a palavra do homem de Deus, e ela foi com sua família e habitou na terra dos filisteus sete anos." Ela conhecia o poder de Deus!
A mulher foi rápida em responder com fé e obediência a Deus. Ela e sua família deixaram sua casa e viveram na terra dos filisteus por sete anos.
Às vezes, Deus nos desafia para fazer coisas que não são fáceis diante da situação em que nos encontramos. A mulher e seu filho tiveram que deixar sua casa e amigos e mudarem para uma terra onde eles eram estranhos. Não havia ninguém para ajudá-los lá. Sem dúvida, isso exigiu muita fé.
Ela deixou para trás tudo o que tinha!
Deus deseja que confiemos e obedeçamos a Ele. Embora possa ser difícil e embora possamos não entender, Deus é fiel. Ele sempre cuidará de nós. A fome deve ter sido muito cruel para forçar a mulher sunamita a ficar longe Por sete anos. Ao chamar a mulher para se mudar para a terra dos Filisteus, o Senhor estava cuidando de suas necessidades.
2. A restauração no tempo de Deus
Aconteceu, ao final de sete anos, que a mulher voltou da terra dos filisteus; e ela foi fazer um apelo ao rei por sua casa e por sua terra. 2 Reis 8: 3.A fome acabou! Depois que a fome de sete anos acabou, a mulher voltou para casa.
O que Deus está nos ensinando é que ainda que dure sete anos um dia vai passar.
Às vezes, em meio a circunstâncias difíceis, estamos propensos a questionar o amor e a fidelidade de Deus para conosco. As intenções de Deus, como Ele trabalha em nossas vidas, são apenas boas! Leia Jeremias 29: 11-13.
Ela foi ao rei para fazer um apelo (um pedido) para a devolução da casa e terreno.
Embora a crise tivesse terminado ainda havia obstáculos a serem vencidos. Parece que talvez outra pessoa tenha assumido sua propriedade ou alegou que era deles.
Quando a mulher entrou no tribunal para fazer seu apelo por sua casa e terra, o servo de Eliseu, Geazi, foi conversar com o rei sobre todos os milagres de Deus que Eliseu tinha tem feito, incluindo restaurar os mortos (o filho desta mulher) à vida. 2 Reis 8: 4-5.
Os caminhos de Deus são perfeitos!
Geazi ergueu os olhos e viu a mulher e seu filho e anunciou:“Esta é a mulher e seu filho que Eliseu restaurou à vida! ”2 REIS 8: 6
A Obra de restauração que Deus começou em sua vida ele é fiel para completá-la.
3. A Restauração é a obra completa de Deus
E quando o rei perguntou à mulher, ela lhe contou. Então o rei nomeou um certo oficial para ela, dizendo: "Restaure tudo o que era dela, e todos os produto do campo a partir do dia em que ela deixou a terra até agora. "
O rei perguntou à mulher sunamita se a história era verdadeira; ela contou-lhe sobre Eliseu e o que Deus havia feito por ela e seu filho.
Você acha que a entrada da mulher no tribunal assim como o rei e o servo de Eliseu estava falando sobre ela e seu filho era uma coincidência? Não.
Este era o plano de Deus a fim de atender às suas necessidades.
A mulher recebeu mais de volta do que ela pediu ou antecipou. O senhor a recompensou sua fé, confiança e obediência durante anos difíceis. Deus cuida de Seu povo. Uma verdadeira restauração.
Veja também:
>> Pregação: A Palavra de Deus nos dá Vitória Mateus 4:1
>> Pregação: Você sabia que Deus está no Controle? Salmo 24: 1-2
Conclusão
Os pensamentos que tenho em relação a você, diz o SENHOR. São pensamentos de paz e não de mal, para te dar um futuro e uma esperança. Então você vai me invocar e ir e orar e eu vou ouvir você. E você vai me procurar e me encontrar, quando você busca por mim de todo o seu coração.Assim como Deus tinha um plano maravilhoso no qual Ele cuidaria e abençoaria a mulher sunamita, que possamos confiar e obedecer a Ele durante os momentos difíceis em que encontramos que Deus certamente proverá e recompensará nossa confiança e obediência.
Deus cuida de Seu povo . Quando precisamos de ajuda, devemos sempre ir ao Senhor Lucas 11: 9
Pregação e Estudo Bíblico
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.