Publicidade

Estudo Bíblico sobre Sofonias 1-3 - O Povo no Caminho Errado

Estudo Bíblico sobre Sofonias 1-3 - O Povo no Caminho Errado

Buscai ao Senhor, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do Senhor. Sofonias 2:3

Quem foi Sofonias? Sofonias provavelmente nasceu durante o período sombrio do reinado de Manassés (2 Reis 20: 21–21: 18).

O nome Sofonias significa “Yahweh se escondeu”. (1)

Autor: De Sofonias 1: 1 sabemos que O trisavô de Sofonias era o justo Rei Ezequias (2 Reis 18–20;Isaías 36–39), tornando-o um membro da família real e, portanto, um lembrete da esperança da aliança davídica, mesmo em uma era de trevas. Seu status social pode explicar por que ele estava ciente do clima internacional (Sof. 2: 4-15) e da ética da liderança política e religiosa de Jerusalém (1: 4, 8–9; 3: 3-4).

Contexto Histórico

Cerca de 100 anos antes de Sofonias se tornar profeta, outro profeta chamado Isaías falou contra o povo de Israel por causa de sua desobediência a Deus. Isaías implorou a eles se afastem de seus maus caminhos e retornassem ao Senhor, então o julgamento de Deus não viria.

Ele exortou: “Busquem ao Senhor enquanto pode ser encontrado, invocai-o enquanto está perto ”(Isaías 55:6-7).

Sofonias profetizou durante o reinado do Rei Josias de Judá (640–609 aC) (1: 1), pouco antes da destruição de Jerusalém pela Babilônia em 586 aC (1: 4; 3: 7) ele provavelmente ministrou no início de 622 aC.

Infelizmente, o povo não se voltou para Deus em arrependimento; e cerca de 100 anos depois, após o tempo em que a nação de Israel se dividiu em duas nações - o Reino do Norte (Israel) e o Reino do Sul(Judá) - Deus julgou o reino do norte.

Publicidade

Vários anos depois, segundo a Bíblia, Deus se preparou para julgar Judá(o Reino do Sul) por sua desobediência. Ele enviou o profeta Sofonias e também Jeremias para alertar as pessoas.Você pensaria que o povo de Deus em Judá teria aprendido dos erros do reino do norte, Israel, como eles viram eles levados como cativos e feitos servos.

Sofonias iria proclamar a mesma mensagem de muitos profetas antes dele, "Busquem ao Senhor ... busque a justiça, e busque a humildade. Talvez você esteja escondido no dia de Sua raiva." (Sofonias 2: 3).

Deus sabia que se as pessoas continuassem em seu pecado, o resultado seria cativeiro e escravidão. Ele desejava que as pessoas se voltassem para Ele, para que Ele possa abençoá-los. Deus é fiel para perdoar aqueles que se voltam para ele.

A divisão natural do livro de Sofonias (2):

  • I.O anúncio do grande dia de julgamento para o mundo e Judá. Sofonias.1:1-2:3
  • II.A chamada ao arrependimento para Judá, mais o julgamento pagão das nações. Sofonias. 2: 4-3: 8
  • III.A promessa de restauração de Israel após julgamento. Sofonias. 3: 9-20

A Desobediência do Povo

Sofonias 1: 2-5, 17-18; 3: 1-7

Sofonias profetizou nos dias de Josias, rei de Judá. Josias foi um rei piedoso que liderou o povo em um grande avivamento (2 Reis 22: 1-23:25).

Sofonias ajudou no avivamento, alertando as pessoas que o julgamento viria se eles não abandonassem seus pecados. Embora este avivamento trouxesse a nação para Deus, parece que era fraco (mais externo do que interno), pois durou apenas um curto Tempo. Doze anos depois, Judá foi conquistada pela Babilônia e enviado para o exílio.

O que aconteceu?

Por que o povo de Judá ignorou o Aviso?

Eles se recusaram a ouvir porque duvidavam do profeta, pensando que ele não era de Deus.

Possivelmente o povo de Judá não pensou que Deus realmente os julgaria por seus pecados.

O povo permitiu a influência das nações vizinhas para fazer com que eles se desviassem em sua devoção ao único Deus verdadeiro. Ele começou a adorar aos muitos deuses pagãos da terra, bem como adorando a Deus. Sua adoração a outros deuses ficou tão intensa que eles estavam fazendo coisas horríveis e más um com o outro e com seus próprios filhos, tudo em nome da adoração e uma vida triste, marcada pela crueldade e escravidão, mas Judá não se afastou deles.

A Mensagem de Sofonias

Segundo A pregação de Sofonias critica a desonestidade desesperada encontrada em Judá. Ele aponta para a necessidade de arrependimento porque o amor de Deus ainda está chamando Seu povo ser humilde (não orgulhoso) e fiel. Sua mensagem tem duas partes (1) .
(1) Existe uma ameaça de que Deus julgará todo o mundo. Seu julgamento incluirá o próprio Deus.

(2) Mas também há uma promessa de que os salvos de todas as nações se unirão com o remanescente de Israel. E juntos eles servirão a Deus e desfrutarão de Suas bênçãos.

A profecia de julgamento de Sofonias tem um duplo cumprimento, um para o futuro próximo - profetizando a destruição que ocorreu durante a invasão e reinado da Babilônia e, também, profetizando a destruição futura que ocorrerá durante a Grande Tribulação - o tempo do julgamento de Deus e da ira derramada sobre o mundo que rejeitou Seu plano de salvação por meio de Jesus Cristo.

Teologicamente, Sofonias enfatizou a justiça soberana de Yahweh (1: 2-3, 7, 14-18; 3: 8) e Sua disposição de receber o arrependido (2: 1-2). Ele também enfatizou a maldade do homem (1: 3-6, 17; 3: 1, 4). O tema da relação de Yahweh com Jerusalém é proeminente em Sofonias também (1: 4-13; 3: 1-7, 11-17). (3

Deus chamou Seu povo por meio do profeta. Ele ansiava por reconciliação com Seu povo. Deus se agrada da misericórdia, não julgamento (Miquéias 7:18). Sua misericórdia é grande para com aqueles que temem e que se voltam para Ele em arrependimento.

Sofonias 3: 14-20

Embora Deus repetidamente advertisse Seu povo, o povo não arrependam-se, e o dia do julgamento de Deus para o futuro próximo realmente vem. Nabucodonosor, rei da Babilônia, conquistou Jerusalém no verão de 586 AC. Ele não só o conquistou, ele destruiu. Deus foi fiel à Sua Palavra. Que triste que as pessoas não tinham ouvido. Eles amavam seus pecados mais do que amavam a Deus. (4)

No entanto, a perspectiva de Sofonias se ilumina à medida que ele olha para um novo dia no futuro distante - o reino milenar - quando Israel seria restaurado mais uma vez e desfrutaria de todas as bênçãos de Deus desejou dar ao Seu povo. Deus é fiel para perdoar aqueles que voltem para ele. Não apenas o julgamento de Deus sobre Seu povo seria removido, mas o próprio Senhor se regozijaria com Seu povo com alegria e acalme-os com Seu amor.

Deus vai até cantar com alegria enquanto se deleita em Seu povo.

Conclusão

O que podemos aprender com o livro de Sofonias para nossa vida cristã?

Deus amorosamente suplicou e advertiu Seu povo por meio do profeta Sofonias, mas a escolha, em última análise, era deles. Eles escolheram permanecer em seu pecado, ao invés de voltar para Deus e experimentar a vida de bênção que Ele desejava conceder a eles. Eles trouxeram julgamentos sobre si mesmos.

Temos uma escolha. Podemos seguir a Deus e experimentar Suas bênçãos, proteção e bondade em nossas vidas, ou podemos seguir os caminhos do mundo. Como o povo de Judá, podemos permitir que outras coisas se tornem importantes e até mesmo levar o lugar de Deus. Podemos escolher colher bênçãos ou podemos colher certo desastre. Vamos escolher com sabedoria, sabendo que Deus é bom e tem um grande plano para nossas vidas.

Em 1 João 1: 9 lemos: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. ”Deus é fiel para perdoar aqueles que se voltam para ele.


Você precisa dar meia-volta! Seu caminho leva a grande bênção. No Salmo 16:11 lemos: "Você vai me mostrar o caminho devida; em sua presença há plenitude de alegria; à sua direita estão prazeres para sempre.

Aproveite este Estudo Bíblico para reuniões e Escola Bíblica Dominical




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)