- Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Gênesis 15:1
Pregação sobre Galardão: Promessa de Deus para nós Gênesis 15 -16
Deus fez uma aliança com Abrão, prometendo multiplicar sua descendência. Neste capítulo, Deus confirma sua aliança com Abrão somente por meio de Sua Palavra. A aceitação de Abrão é indicada pelo fato de que ele se curva em humildade e reverência diante de Deus. Ele adora ao Senhor.
As palavras "depois dessas coisas" falam dos eventos que acabaram de ocorrer na vida de Abrão - o resgate de Ló e a oferta de riquezas de Sodoma.
Podemos descansar no fato de que Deus é nosso escudo na hora da batalha, e Ele é nossa "recompensa", enquanto esperamos nEle.
1. O Nosso Galardão é uma Promessa de Deus
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. 1 Coríntios 3:14
Então Ele o trouxe para fora e disse: "Olhe agora em direção ao céu, e conte as estrelas se você for capaz de numerá-las. "E Ele lhe disse:" Assim será seus descendentes. "
Abrão agora respondeu a Deus perguntando ao Senhor como ele iria se tornar uma grande nação, pois ele sabia que humanamente falando ele era muito velho e ainda não tinha filhos.
Sua pergunta honesta não expressou incredulidade. (Gênesis 15: 6). E ele creu no Senhor, e contabilizou isso para ele para a justiça.
Abrão nunca poderia contar as estrelas, mas Deus podia. Como Abraão olhou para as estrelas, viu uma ordem, um número que não conseguia contar; ainda assim, era um símbolo da promessa de Deus a ele.
Como Abraão Deus tem uma promessa. Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Colossenses 3:24
Foi essa confiança em Deus, no rosto de um futuro que parecia sem esperança, que fez com que Abrão fosse lembrado como o herói da fé para sempre. Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Hebreus 10:35
2. Pela fé alcançareis o galardão
Abrão acreditava em Deus e, literalmente, ele construiu sua fé em Deus.E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Apocalipse 22:12
Por causa do ato de fé de Abrão, Deus o declarou justo é viver em um relacionamento correto com Deus.
Esta declaração de justiça que Deus deu a Abrão foi porque Abraão acreditou e confiou em Deus. Não foi baseado em nada de bom que Abrão tinha feito. Abrão entrou em comunhão com Deus pela fé, e Deus entrou em comunhão com Abrão pela graça.
Assim será para a tua alma o conhecimento da sabedoria; se a achares, haverá galardão para ti e não será cortada a tua esperança. Provérbios 24:14
Nós, também, somos salvos pela fé e confiança em Jesus Cristo, não fazendo boas coisas.
Mais uma vez, Abrão não olhou para a impossibilidade natural do situação; ele confiou na promessa de Deus.
Colocamos a confiança em nossas circunstâncias, ou estamos confiando em nosso Deus e Sua Palavra?
Aqui vemos Deus lembrando a Abrão da aliança que fez com ele. Deus repetiu para ele que ele deveria herdar o terra, e Abrão pediu-Lhe um sinal.
Novamente, o pedido de Abrão por um sinal para confirmar a Palavra de Deus para ele não era incredulidade.
Deus responde ao nosso desejo honesto de conhecer e confirmar a Sua Palavra e vontade para o nosso vidas.
Novamente, o pedido de Abrão por um sinal para confirmar a Palavra de Deus para ele não era incredulidade.
Deus responde ao nosso desejo honesto de conhecer e confirmar a Sua Palavra e vontade para o nosso vidas.
Mesmo Abrão tendo falhado e agido de maneira humana. Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o Senhor apareceu a Abrão. A vontade de Deus foi firme! Sara teria um filho cujo nome seria Isaque. Fique firme e confiante.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Lucas 6:35
Veja também
Conclusão
Abraão foi um poderoso homem de fé. Ele era amigo de Deus. Ele tinha uma fé tremenda; e junto com essa fé, ele tinha fraquezas tremendas.O Senhor retribua o teu feito; e te seja concedido pleno galardão da parte do Senhor Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar. Rute 2:12
Às vezes, ele falhou, mas devemos sempre lembrar-se de que embora possamos ser infiéis e falhar, Deus será sempre fiel, e cumpre Seu plano através de nós por sua maravilhosa graça. Abraão nos mostra que Deus deseja que confiemos nele.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.