Fugir da luxúria juvenil é correr literalmente
- Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2:22
Como o jovem se torna vaso de honra? Paulo nos dá várias determinações entre elas a fugir e perseguir.
Do que devemos fugir? Devemos fugir da luxúria juvenil.
1. Fugir é correr continuamente
Fugir - vem da mesma palavra grega da qual obtemos a palavra fugitivo - alguém continuamente correndo. Aquele que Você não pode alcança-lo!
Jovem, não tolere desejos juvenis ; não os suporte, entretenha-os ... Fuja deles! Você não pode dizer sim totalmente a Deus se não puder dizer não à carne.
Paixões juvenis são mais do que apenas desejos elas podem incluir desejos pecaminosos e egoístas de orgulho, poder ou posses .
Em resposta à especificidade da juventude, é bom lembrar que Timóteo ainda era bastante jovem e provavelmente enfrentava tentações que todo jovem enfrenta - a tentação de buscar coisas que podem naufragar sua fé.
Paulo diz a Timóteo para fugir dessas concupiscências.
2. Fugir agora
Em resposta à especificidade da juventude, é bom lembrar que Timóteo ainda era bastante jovem e provavelmente enfrentava tentações que todo jovem enfrenta - a tentação de buscar coisas que podem naufragar sua fé.
Paulo diz a Timóteo para fugir dessas concupiscências.
Em nossa juventude, muitas vezes nos falta sabedoria e buscamos coisas que podem parecer importantes, coisas que parecem embora não possamos viver sem. Muitas vezes, não é até ficarmos mais velhos que vemos essas buscas como passageiras e Insensatas. A experiência costuma filtrar as más escolhas. Mas sejamos claros aqui: Paulo não está perguntando se ele deve esperar até que ele esteja mais velho e mais maduro para descobrir. Ele está dizendo a Timóteo para fugir agora.
Não podemos esperar até a tentação vá embora por conta própria. Pode nunca ir embora. Além disso, a idade não garante maturidade. A maturidade chega quando pessoas imaturas fazem escolhas do que é melhor. A maturidade é produto da disciplina.
3. Fugir para um lugar seguro
Ao dizer-lhe para fugir, Paulo está dizendo a Timóteo para correr para um lugar seguro.Imagine uma granada sendo lançada a seus pés.
O que você faria? Você poderia pegá-lo e jogá-lo para longe, mas é provável que você instintivamente fugisse o mais rápido que pudesse.
Jovem a luxúria é como uma granada de mão. Inicialmente, parece inofensivo, mas no final seus efeitos são trágicos.
Devemos fugir dos desejos da juventude e correr para um lugar seguro. Onde se encontra a segurança? No Senhor, Na Palavra de Deus.
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Salmos 119:9
Veja também:
>> Sermão: O tempo da desgraça acabou !! Isaías 54: 4
>> Sermão: Deus resiste ao orgulhoso, mas dá graça aos humildes Gênesis 11:4
>> Sermão: O que está em seu coração? Malaquias 2:17
Conclusão
O crente não deve ser motivado por desejos pecaminosos, em vez busque uma vida que agrade a Deus. Como é essa vida? Nós devemos seguir tudo o que agrada a Deus. Devemos definir nosso mira, aponte para tudo que é bom. Romanos 12:21 diz: “Não seja vencido pelo mal, mas vença o mal com o bem. ” Devemos gastar nossa vida perseguindo, perseguindo com afinco "justiça, fé, amor e Paz"Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.