O engano vai voltar para aqueles que o praticam. Gênesis 29:1-30
O Nome de Jacó significa enganador e o descreve bem. Ele tinha enganado seu irmão para ganhar seu direito de primogenitura, e ele enganou seu pai para obter sua bênção. Sua mãe o enviou para encontrar uma esposa e para protegê-lo de Esaú, seu irmão, que estava com raiva dele.
A Bíblia nos diz que colheremos o que plantamos. Jacó semeou engano e agora colherá engano. Há uma lição valiosa a ser aprendida. O que você tem semeado?
O engano vai voltar para aqueles que o praticam.
Jaco viajou uma longa distância para Haran, o lugar onde seus ancestrais moraram.
Ele chegou a um poço onde as ovelhas recebiam água. Rachel estava se aproximando. Jacó removeu a pedra na boca do poço e serviu Rachel dando água para suas ovelhas.
Jacó ficou feliz em ver Rachel e seus parentes. Jacó visitou Labão, e permaneceu com ele por um mês.
1º Uma vida de engano pode te dar muito trabalho
Gênesis 29: 15-20
Uma vida baseada na mentira e engano pode lhe dar muito mais trabalho do que imagina.
Você pode ter uma certa vantagem, mas um dia poderá colher da mesma moeda.
Como resultado de Jacó enganar Esaú (tomando seu direito de primogenitura e bênção), Jacó agora se tornou um servo de Labão.
2º Você pode colher o que não esperava
Gênesis 29: 21-26
Jaco trabalhou seus sete anos esperando pacientemente por Rachel. o casamento foi preparado, mas Labão trocou suas filhas e trouxe Lea, sua filha mais velha, para Jaco. Quando Jaco descobriu que era Lea, era tarde demais. O casamento foi oficial.
Ele tinha sido enganado e foi preso. Esta história parece familiar?
Lembre-se, Jacó recebeu a bênção e era tarde demais para Esaú. Jaco, agora, experimentou as consequências do engano. Ele experimentou o que Esaú deve ter sentido por ser vítima de engano.
Depois de mais sete anos de trabalho duro, Jaco recebeu Rachel como esposa. Ele foi forçado a esperar pelo desejo de seu coração. Ao todo, Jacó passou um total de 20 anos longe de sua casa, algo, que ele provavelmente nunca planejou quando ele enganou seu pai e Esaú.
Que não sejamos culpados, como Jacó, de enganar os outros. Engano vai voltar para aqueles que o praticam .
3. Deixa sua vida de engano e seja governado por Deus
Gênesis 29: 27-30
O pecado de Jacó voltou sobre ele; aquele que uma vez enganou seu irmão Esaú, experimenta as consequências de se enganar muitos anos depois.
Jacó cumpriu seu serviço e Labão permitiu que Raquel fosse sua Esposa. Jaco aprendeu uma lição valiosa.
Vemos mais tarde na Vida de Jacó, que um homem cheio de engano se tornou um homem que foi governado por Deus. Lembre-se, Jacó significa “apanhador ou enganador”; e mais tarde Deus mudou o nome de Jacó para significar Israel ou "governado por Deus".
Veja também
- Sermão: Experimente a Temperança 2 Pedro 1: 3-11
- Bom Samaritano: Um exemplo a seguir. Lucas 10: 25-37
- Você tem Aproveitado o seu Tempo para Deus? Efésios 5: 15-16
Conclusão
Devocional: Quando Deus quer fazer uma obra em nossas vidas e nos ensinar algo, não podemos evitar. O engano vai voltar a aqueles que o praticam .
Deus nos ajude a ser fortes em face da tentação de enganar.
Compartilhe nas Redes Sociais!