O que as Batalhas nos ensina? Josué 1: 1-9; 10-11: 16-23
Deus está travando uma guerra contra o mal. Não é uma questão de que lado Deus está, mas de quem está do lado de Deus.
1. As Batalhas com Deus nos ensinam a prosseguir
A natureza humana diz ..."Desista." Alguém cuidará disso. ” “Não vai ficar pior do que já está.”
Era responsabilidade de Josué levar Israel através do rio Jordão e em Canaã. Deus comissionou Josué para ser fiel a Sua lei, e ele o faria prosperar. Josué lidera um ataque furtivo auxiliado pela escuridão.
Cinco reis acampados contra Gibeão fugiram em pânico de ser perseguido pelos israelitas e pelas pedras de granizo. Para se salvarem, eles se esconderam em uma caverna e Josué ordenou que as pedras sejam roladas contra a entrada da caverna.
Quando estamos do lado de Deus, estamos engajado na guerra contínua. Quanto mais você e eu estamos Do lado de Deus, maior será a luta. Quanto mais do lado de Deus estamos em diante, o maior Satanás nos odeia.
Josué dá as ordens para “… colocar os pés no pescoço desses reis. ” v.24. No v.25 ele diz a eles "não tenham medo ou desânimo, seja forte e de boa coragem; porque o Senhor fará para todos os seus inimigos contra os quais você luta. ”
A vitória significa derrotar o inimigo. Josué executou o plano de Deus até o fim para
ter certeza de que seu inimigo nunca mais voltaria.
As batalhas são um teste de nossa obediência para fazer as coisas à maneira de Deus.
2. As batalhas nos preparam para a conquista (Josué 1:1-9)
No início do livro de Josué, encontramos o povo de Israel prestes a entrar na Terra Prometida. Deus ordenou a Josué que liderasse o povo e lhes deu instruções encorajadoras: "Esforça-te e tem bom ânimo" (v. 6).
As batalhas que enfrentamos na vida nos preparam para as vitórias e conquistas que Deus tem para nós. Elas nos fortalecem, nos moldam e nos capacitam a enfrentar os desafios com coragem e fé.
Em Josué 1:9, Deus diz a Josué: "Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares."
Assim como Josué foi chamado para liderar o povo de Israel na conquista da Terra Prometida, também somos chamados a enfrentar batalhas espirituais em nossa vida. Precisamos ter coragem e confiar em Deus, sabendo que Ele está conosco em todas as circunstâncias.
3. As Batalhas com Deus nos ensinam a descansar
Onde há visão, há provisão. Gilgal era o lar onde Josué havia erguido aquelas doze pedras da memória após a travessia do Rio Jordão e a derrota e vitória em Ai.
No meio de nossas batalhas, Deus nos dá um lugar de descanso, um lugar para ficarmos sozinhos em particular. É uma comunidade e um santuário onde as pessoas se reúnem para se proteger do inimigo.
Conforme a conquista foi realizada, cada tribo individual poderia ter se separado quando suas terras foram capturadas, mas em vez disso, permaneceram juntas. Eles voltaram para Gilgal e abnegadamente tinham uma estratégia para conquistar o inimigo.
Conclusão
Josué nos deu uma lição sobre os planos de Deus e sua provisão no meio de nossas batalhas. Josué nos ensina como é fácil esquecer que Deus nos deu a vitória.
Precisamos aprender com o local da derrota, olhar para o local do desafio e ouvir os ensinamentos de Deus
Compartilhe nas Redes Sociais!