Publicidade

Rute - Uma história de compaixão

Mulheres da Bíblia
Uma história de compaixão Rute 1-4

Como muitas histórias do Antigo Testamento, Rute apresenta uma inesperada inversão das expectativas comuns da época.

Na cultura patriarcal do antigo Israel, uma viúva sem filhos teria se limitado aos níveis mais baixos da sociedade. Seu status como estrangeira moabita (Jz 3:12-21) a teria reduzido ainda mais.

No entanto, através de sua fidelidade a Noemi e seu casamento com Boaz, ela se move das margens para a sociedade tradicional. Fornece uma ilustração maravilhosa de redenção.

A Bondade

Amorosa ( hesed) de Rute, e a de Boaz para com ela, transforma a vida de Noemi e a bondade praticada nesta história bíblica fornece espaço para que a esperança se torne realidade para todos os envolvidos. Também aprendemos com a história bíblica que a boa ação em Deus, por si só, nos permite tornar-nos servos de Deus, e que pessoas (estrangeira e viúva de Moabita) podem fazer a obra do Deus de Israel, independentemente de sua etnia ou origem

Rute quer ir com Naomi

  • Fez uma escolha que duraria uma vida inteira e traria recompensas para a eternidade. ”
  • Deixou Moabe e seus deuses para sempre - ela não desejava ser enterrada em sua terra natal
  • Decidiu ficar com Noemi independentemente da situação - provações, perseguições, pobreza etc.
  • Deixou sua terra natal para ir para um lugar desconhecido enquanto procurava por um "país melhor"
  • Sem dúvida, o amor por sua família em Moabe era grande - mas não maior do que sua devoção a Deus

Redenção

A história é marcada pela bondade de Rute para Noemi, de Boaz para Rute, e de Deus para todos eles. Através de um compromisso continuamente renovado um com o outro, Deus ajudou Ela e Naomi a cuidar uma da outra e, eventualmente, se tornar parte de um ambiente seguro e amoroso família - a família que nos trouxe nosso Salvador - a alegria do mundo!

Rute e Noemi criam um meio de sua sobrevivência, e sua força ajuda a construir a base da Casa de Davi.

Considerando o contexto patriarcal em que se desenvolve a história, ela foi a fonte de descanso divinamente provida para Noemi e para todo o Israel em última análise. Ela se tornou instrumento de bênção de Deus para sua sogra fornecendo alimentos, segurança e gerando descendentes. Além disso, ela se tornou instrumento de bênção para todo o Israel, e mesmo para o mundo inteiro por meio de Obede, de descendeu veio Davi, de quem descendeu Cristo.

Rute - Uma história de compaixão



Veja também


Até as mulheres comentaram: "Sua nora te ama e fez mais por você do que sete filhos ”(4:15). Nossas irmãs na fé são verdadeiros dons em nossas vidas e nos ajudam a crescer e nos tornar mulheres que trarão Cristo aos outros.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)