A Parábola do Bom Samaritano: Um exemplo a seguir. Lucas 10: 25-37
Na Estrada para Jericó
Sacerdote
Levita
Samaritano
- Tratamento de Lucas. Há estudiosos que prestaram atenção à forma como os samaritanos são apresentados em Atos de Lucas. O Evangelho de Lucas inclui três histórias envolvendo samaritanos. Lucas localiza esta parábola em seu Evangelho depois de uma história de Jesus sendo rejeitado em uma aldeia samaritana em Lucas 9:51-56. Curiosamente, e contra o conselho de seus discípulos, Jesus de Lucas não pede nenhuma retaliação quando os samaritanos não recebê-lo (Lucas 9:51-55). E, de acordo com Lucas, um samaritano é o único que agradece a Jesus entre os dez curados da hanseníase (Lucas 17:11-19).
- Um interesse acadêmico foca-se na forma como ecos de 2 Crônicas 28:8-15 pode ter retumbado na parábola de Lucas do samaritano.
- A apresentação dos samaritanos na antiguidade como desprezados e inimigos dos judeus é fortemente destacada por um crescente número de estudiosos.
O Homem ferido
Ao estudarmos as características do Bom Samaritano, vamos perguntar-nos se essas qualidades também se aplicam a nós. A história bíblica do Bom Samaritano é uma parábola para demonstrar como devemos “amar o nosso próximo como a nós mesmos”. Quando outras pessoas mais precisam de nossa ajuda, como o homem espancado por ladrões na estrada, nosso amor ao próximo é verdadeiramente testado, independentemente de sua identidade ou de nossa identidade ou função.
Vai, e faze da mesma maneira. Para ser como ele é preciso:
1. Para ser como o Bom Samaritano é preciso Ter visão missionária.
Embora todos os três homens fisicamente viu o homem gravemente ferido, apenas o samaritano olhou e parou para ajudar. Antes que possamos atender às necessidades, nós deve estar ciente delas. Precisamos enxergá-las.
2. Para ser como o Bom Samaritano é preciso Ter compaixão pelas almas
A diferença entre o sacerdote e o olhar do levita e do samaritano era de compaixão.
O samaritano viu o desamparo e o sofrimento do moribundo, e seu coração se compadeceu dele. Apesar de ele saber que fazer uma pausa nesta estrada perigosa poderia resultar em ser atacado e roubado a si mesmo, sua compaixão anulou sua cautela. Em vez de estar preocupado com sua própria segurança, ele se concentrou no sofrimento do outro.
3. Para ser como o Bom Samaritano é preciso Estender as mãos.
O samaritano não apenas lamentou por este pobre homem, ele aliviou seu sofrimento derramando óleo e vinho em suas feridas e enfaixando-as. Mas se ele apenas tratou das feridas e o deixou na estrada, não teria sido de muita ajuda. O samaritano não saiu atrás, mas o ergueu, trouxe-o para a pousada mais próxima, e cuidou dele.
4. Para ser como o Bom Samaritano é preciso Ser generoso.
Já que o Samaritano estava em um jornada, ele precisava continuar viajando, embora o o homem ferido precisava de tempo para se recuperar. Em vez de simplesmente deixa-lo e partir, o samaritano pagou o estalajadeiro para cuidar dele. Então ele prometeu voltar e reembolsá-lo por tudo o mais que ele teve que gastar para isso cuidado do homem.
5. Para ser como o Bom Samaritano é preciso Dedicar tempo.
O Samaritano estava disposto a ter sua viagem interrompida a fim de oferecer ajuda a um necessitado, homem indefeso. Ele colocou sua jornada em espera por um tempo a fim de fazer o que era mais importante - mostrar compaixão e cuidado para com quem precisa.
Conclusão
O que vemos no bom samaritano é uma genuína Atitude . Hoje não faltam oportunidades para sejam bons samaritanos, mas devemos primeiro ver as necessidades, sentir compaixão, e estar disposto a ser incomodado a fim de dar de nosso tempo e recursos para ajudar. Ao permitirmos o amor de Jesus flua em nossos corações, vamos entender mais e mais o que significa amar o nosso próximo.- E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira. Lucas 10:25-37
Compartilhe nas Redes Sociais!