Publicidade

Pregação sobre Daniel: Investindo em uma Dieta Espiritual Daniel 1:12

  • Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. Daniel 1:12

Pregação sobre Daniel: Investindo em uma Dieta Espiritual  Daniel 1:8-12

Imagine comer vegetais e beber apenas água por 10 dias. Muitas pessoas hoje prosperam em tal dieta. Outros podem sentir que morreriam de fome. Porém, as pessoas relacionam os hábitos alimentares aos seus relacionamento com Deus?

1. Para fazer a dieta de Daniel é preciso ter propósito

Daniel respeitosamente solicitou que ele e seus amigos fossem colocados em uma dieta especial.

  • E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Daniel 1:8

Muitas pessoas querem realizar algo, mas não conseguem porque não tem um propósito com sentido.

Observe o que Daniel não fez: ele não deu uma palestra sobre os males do álcool. Ele poderia ter feito, a Babilônia precisava disto.

Ele apenas "propôs em seu coração" que ele não comeria aquela dieta, mas ao invés disso seria fiel a Deus.

O propósito de Daniel era ser Fiel ao Senhor. Quando você tem um objetivo alicerçado você realiza os seus propósitos.

Isso é tudo. Oh, como precisamos hoje de homens e mulheres que irão ter propósito em seus corações de serem fiéis a Deus!

O que quer que um cristão faça hoje, ele deve primeiro propor em seu coração ser fiel a Deus. Essa é a resposta para todas as coisas questionáveis.

2. Para fazer a dieta de Daniel é preciso ter determinação

Quando o oficial chefe se recusou a mudar a dieta de Daniel, Daniel não desistiu de seu desejo de agradar a Deus facilmente. Ele persistiu abordando o guarda que era diretamente responsável por ele com uma proposta de que sua dieta deve ser alterada por apenas 10 dias como um teste.

  • Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos. E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias. Daniel 1:11

Sua dieta consistiria em vegetais e água. Esta garantiria que sua dieta não incluiria nenhum alimento proibido pela lei de Deus. O guarda que não se reportavam diretamente ao rei, podia se dar ao luxo de arriscar e concordar em mudar sua dieta por apenas10 dias. E o assim o fez.

Devemos perseguir persistentemente nossos objetivos, bem como buscar persistentemente agradar a Deus.

Publicidade

3. Para fazer a dieta de Daniel é preciso saber o que está fazendo

  • E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei. Daniel 1:15

Daniel estava determinado a não violar suas convicções propôs uma experiência ao superintendente (Daniel 1: 9-14). Quando provou que vegetais e água eram melhores do que uma dieta rica (Daniel 1:15), o guarda permitiu mudar sua alimentação, sem avisar os superiores. Eles foram autorizados a não participe da comida do rei (Daniel 1:16). Deus deu a Daniel conhecimento. Ele investiu na dieta espiritual.

A dieta do rei incluía carnes que eram proibidos por Deus (Levítico 11).Essa comida foi sacrificada aos Deuses da Babilônia. Comer era parte de sua adoração (Atos 15: 28-29).Daniel sugeriu uma dieta para evitar os dois problemas.

Não adianta inventar dietas. Daniel sabia o que estava fazendo e o porquê.

Enquanto o Daniel está limpando seu corpo, omitindo certos alimentos por um tempo limitado, a base mais profunda e verdadeira da intenção é para conexão espiritual com Deus.

Pregação sobre Daniel: Investindo em uma Dieta Espiritual  Daniel 1:12


👉 Confira também

Conclusão

Alguns estudiosos argumentam que Daniel possivelmente rejeitou a comida real porque os israelitas consideravam comida da mesa do rei contaminada ao ser oferecido aos ídolos. Outros argumentam Daniele seus amigos não queriam ser assimilados pelo imperialismo cultural da Babilônia, e recusar a comida era uma forma de garantir isso. De qualquer forma, a ênfase é que Daniel e seus amigos estão escolhendo permanecer leais ao seu Deus de Israel, enquanto ainda servindo ao rei estrangeiro, Nabucodonosor.

Existem várias teorias ... Talvez as leis dietéticas do AT . A comida pode ter sido sacrificada aos ídolos. Talvez outra razão ou tudo junto…O importante a notar é que Daniel estava convencido de que era errado comer daquelas iguarias. Este era um problema de consciência e ele foi fiel em obedecer à sua consciência.

Relacionamento mais íntimo com Deus. Seu foco é Deus, não nas coisas carnais do mundo.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)