Publicidade

Isabel e Zacarias: Vivendo Milagres Lucas 1. 5-25

Isabel e Zacarias viveram Milagres

Quem foi Isabel?


A história de Isabel está descrita em Lucas 1: 5-25 e 39-80. A Bíblia não se refere mais a ela.

Isabel é conhecida principalmente como a esposa de Zacarias.

Isabel é casada com Zacarias, que é sacerdote no templo em Jerusalém e Isabel é,
também, de uma família sacerdotal. Eles vivem na região montanhosa perto de Jerusalém.

Isabel e Zacarias estavam velhos e não tinham filhos, o que naqueles tempos era um sinal de que algo negativo, no entanto, sabemos do início do evangelho de Lucas que Isabel é descrita como justa aos olhos de Deus.

Apesar de sua fidelidade impecável, eles não têm filhos sendo ela estéril e ambos velhos. Percebemos que a descrição de Zacarias e Isabel tem uma conexão com pelo menos dois dos antigos antepassados: Abraão e Sara.

Como Sara, Isabel é estéril. Além disso, ambos os conjuntos de pais estão além da idade fértil. A alusão reforça o ponto de que a história do cristianismo está enraizado na antiga história de Israel.

Este casal divino viveu sem filhos por muitos anos e, fisicamente, a esperança se foi.

Isabel descreveu seu estado como uma desgraça (Lucas 1:25) tal era o estigma da época. Às vezes, os justos têm decepções e dores.

Publicidade

Quem foi Zacarias?


A narrativa descreve o sacerdote, Zacarias, e sua esposa, Isabel, em termos que são exclusivamente judeus. Ele é da divisão sacerdotal de Abias e ela das filhas de Aarão.

Seu caráter é revelado em declarações paralelas feitas pelo narrador:

Lucas 1: 6a E ambos eram justos diante de Deus
b Andando sem culpa em todos os mandamentos e regulamentos do Senhor.


Zacarias foi escolhido por sorteio para entrar no santuário do templo e oferecer incenso. Essa "vitória" teria sido interpretada como um decisão divina, especialmente no contexto do templo. Deus escolhe um momento importante na carreira de Zacarias para fazer seu movimento divino.


Como um Sacerdote ele servia no templo por dois períodos de uma semana por ano. Ele era membro de uma das 24 divisões da primeira sacerdócio do século (Lucas 1:5) - um de aproximadamente 18.000 sacerdotes.


O cenário é um dos momentos de oração diários reservado no templo (9h ou 15h). Um sacerdote só oficiava o sacrifício uma vez na vida (Lucas 1:8) tendo sido selecionado por sorteio (v9).

No melhor momento de sua carreira e dedicação sacerdotal ele vai receber uma missão divina.

O Anjo aparece para Zacarias


Deus está dirigindo os eventos. Esta percepção é ainda mais substanciada quando Zacarias entra no templo, começa a oferecer incenso e, de repente, um anjo aparece ao lado do altar.

O anjo, o primeiro personagem a falar na narrativa, garante a Zacarias que sua oração foi ouvida por Deus e então profere uma mensagem declarando um milagre: Isabel dará à luz um filho a quem eles chamarão de João (Lucas 1:13)

A resposta de Zacarias é tão humana. É muito natural dizer 'como posso ter certeza disso?'

O que o Sacerdote idoso então sofre parece bastante severo. Ele estava apenas fazendo uma pergunta que muitos de nós teríamos feito.

Ele ficou mudo!

O que Deus quis dizer foi mais ou menos 'apenas fique em silêncio e observe Deus trabalhar - em vez de pedir perguntas, confie em mim '.

O anjo Gabriel (Lucas 1:19) afirma sua autoridade, ou seja, que ele veio de Deus e enviado com esta boa notícia. Quando Deus fala, isso significa que ele cumprirá sua promessa. Zacarias deve ouvir e aprender que as promessas de Deus são verdadeiras e sempre mantidas.

Quando Zacarias saiu o povo sabia que algo especial havia acontecido.

O fato de ele ter tido uma visão era óbvio e ele teve que usar uma espécie de linguagem de sinais (v22). Após sua semana de serviço ele foi para casa e sabemos que não foi em Jerusalém, mas na região montanhosa onde Maria (sua parente visitou-a) (Lucas 1:39).

Zacarias só recuperaria a fala depois que seu filho foi nomeado, de acordo com as instruções do anjo. O anjo que disse a Zacarias que Isabel ficaria grávida também disse que seu filho ficaria cheio do Espírito Santo antes de seu nascimento. O filho de Isabel seria João Batista

Publicidade

A Gravidez de Isabel


Isabel vai para a reclusão por cinco meses, mas está claramente feliz porque Deus mostrou seu 'grande favor' (Lucas 1:25). Segundo alguns teólogos parte da razão pela qual Isabel passou 5 meses em reclusão foi para se preparar, tanto prática e espiritualmente para o nascimento de seu filho.

E então quando olhamos para a própria Isabel vemos uma mulher que está se preparando para primeiro filho. Mas não temos a impressão de que isso seja um fardo. Isabel entende as palavras do Rei Davi no Salmo 127: 3, onde ele diz: “Os filhos são uma dádiva de Deus; eles são sua recompensa. ” Isto é verdade literalmente, no caso de Isabel.

E o que ela diz nos mostra que ela está agradecendo a Deus para tudo isso. O que acontece nos versículos 39-45 é uma conversa espiritual enquanto Isabel louva a Deus por trazer essa alegria para suas vidas.

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria (Lucas 1:41-45)
    • Isabel foi cheia do Espírito Santo (Lucas 1:41)
        ◦ provavelmente dada a capacidade de conhecer e proferir profecias
            ▪ bendita és tu entre as mulheres… (Lucas 1:42)
                • semelhante ao que Gabriel disse a Maria (Lucas 1:28)
            ▪ bendito é o fruto do teu ventre (Lucas 1:42)
            ▪ é uma honra ser mãe
                • maior honra ser a mãe do tão esperado Messias

Planos de Deus


A colocação desta história no início do evangelho de Lucas deve nos convencer de que Deus tem um plano para dirigir o assuntos dos homens. Ele vai fazer algo para trazer a salvação das pessoas que criou.

  • Em primeiro lugar, este evento indica claramente para nós que o Deus de Israel e, portanto, o Deus dos cristãos é confiável; Deus ouve e responde as orações daqueles que são fiéis.
  • Em segundo lugar, como atestado na história passada de Israel, Deus é capaz de superar o impossível e os obstáculos para cumprir o plano divino.
  • Uma terceira conclusão possível seria que superar a esterilidade é uma parte estabelecida do repertório de Deus - não é um processo sem precedentes milagre da parte de Deus.
  • Finalmente, a atribuição de um nome à criança sugere que João tem um lugar significativo e especial no plano de Deus.

Isabel engravidou; Em Lucas 1:25, Isabel louva a Deus por seu favor. A história de Zacarias, Isabel e João é interrompida e o leitor é transportado no tempo para o sexto mês de gravidez de Isabel. O foco da história muda para outro evento iniciado por Deus. O Nascimento de Jesus.


Isabel e Zacarias


Veja também

Isabel no Centro do Plano Divino


O anjo Gabriel aparece novamente, mas desta vez não no centro da vida religiosa judaica. Gabriel é despachado para o povoado galileu” de Nazaré. No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado de Deus a uma cidade da Galiléia conhecida como Nazaré, para uma virgem desposada com um homem da casa de Davi cujo nome era José, e o nome da virgem era Maria.
A Bíblia diz que Gabriel foi enviado para visitar uma virgem chamada Maria. O status de Maria como virgem é repetido duas vezes (1:27), enfatizando isso para o leitor. Maria também é descrita como prometido a Jose, um homem de ascendência davídica

A próxima informação a respeito de João e Jesus será relatada no encontro entre Maria e Isabel. O encontro das duas mulheres é significativo para este estudo porque é a primeira atestação humana da existência de Jesus.

Os encontros de Isabel e Maria - João e Jesus


O anjo Gabriel anunciou a Maria que sua parente Isabel, considerada estéril, concebeu um filho e está agora no sexto mês de gravidez.

Gabriel disse isso a Maria como prova de que nada é impossível com Deus. Depois que o anjo sai, Maria corre para uma cidade na região montanhosa de Judea para visitar Isabel. Viaja para os arredores de Jerusalém, entra na casa de Zacarias e cumprimenta Isabel.

Segundo alguns estudos Isabel morava na vila de Ein Karem, que fica a cerca de 5 a 6 quilômetros de distância Jerusalém, mas a 80 milhas de Nazaré. Teria sido uma caminhada de 8 a 10 dias.

Não há indicação de que Isabel sabia o motivo da visita de Maria. No entanto, ao ouvir a saudação de Maria, o filho ainda não nascido de Isabel saltou e Isabel se encheu do Espírito Santo, pelo qual Lucas quer dizer que ela recebeu o dom de profecia.

Isabel e ela criança reconhecem Maria como sendo a mãe do Senhor.

O fato de que o filho de Isabel salta com alegria demonstra que desde o início João Batista aceitará seu papel como de mensageiro do Messias, que foi um tema importante para todos os escritores do evangelho transmitirem.

A reunião entre Isabel e Maria assume um significado histórico. Isabel está velha e seu filho vai fechar o tempo de espera pelo Messias. Maria é jovem e seu filho dará início a uma nova era do reino de Deus

A profecia revela que Isabel está ciente do estado de Maria.

Ao ouvir a saudação de Maria, uma série espontânea de eventos ocorre. João salta para dentro o ventre de Isabel, Isabel é cheia do Espírito Santo e, em seguida, Isabel faz uma proclamação inspirada.

O fato de Isabel fazer sua proclamação sob a influência do espírito indica que o que ela proclama é verdade.

1: 42a Isabel proclamou com um grande grito:
b “Bendita és tu entre as mulheres, ce bendito é o fruto do teu ventre.
1: 43a quem sou eu
b que a mãe de meu Senhor venha a mim?
1: 44a Pois eis o momento em que a tua saudação soou nos meus ouvidos,
b o bebê em meu ventre pulou de alegria.
1: 45a Feliz é aquela que acreditou
b que as palavras do Senhor para ela se cumprissem

Jesus como kyrios


Isabel primeiro confirma a gravidez de Maria para o público (1: 42b-c), e em seguida, revela uma peça-chave de informação que colore ainda mais a caracterização de Jesus – ela refere-se a Maria como a "mãe de meu Senhor ". Aplicação do título kyrios a Jesus.

Até este ponto na Bíblia o termo, kyrios foi atribuído apenas a Deus. De fato, no início da narrativa, até mesmo Isabel usou esse título para designar Deus.

Isabel abençoa Maria por sua fé e por ter sido escolhida como mãe do Senhor.

Após a forte sensação de intervenção celestial, a história se torna muito pessoal. Mas este milagre resolve dois problemas. Uma criança para a casa de Zacarias e para que Deus opere a redenção por seu povo. Deus às vezes, em uma ação, trabalha tanto pessoalmente quanto
para toda humanidade.

Amém!


Referências

Plevak, Marisa A., "SALVADOR, MESSIAS E SENHOR: UM ESTUDO CRÍTICO DE PÚBLICO DE LUKE 1: 5-2: 52" (2013). Escola de Teses e Projetos de Mestrado em Divindade . 3 https://ir.stthomas.edu/sod_mat/3

https://www.ccwinch.org.uk/s/Small-Group-Notes-December-6-2020.pdf

http://www.fourlakescoc.org/media/uploads/sermons/2018/05/1377_web.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)