Publicidade

Não há bálsamo em Gileade? Não tem médico aí? Jeremias 8:22

 Não há bálsamo em Gileade? Não tem médico aí?

Temos os mesmos problemas hoje?

O que o povo de Judá precisava não era de alguém que pudesse curar todas as suas doenças. Eles precisavam de um outro médico. O que eles precisavam, é claro, era de Cristo.

A Pandemia Covid-19 revelou que nós não seremos verdadeiramente curados se nossa experiência se não nos refinarmos, como sugerido por Jeremias. Nós precisamos de “amor constante, justiça e retidão na terra”. Não há bálsamo em Gileade? Não tem médico aí?

Sim temos médicos e cientistas capacitados para tratar da nossa saúde e devemos procurá-los. Se você está com algum problema de saúde procure um especialista. Mas aqui no texto que citamos, Jeremias vai além. Precisamos mais do que cura do corpo físico, mas da saúde espiritual. 

1. Precisamos de um Bálsamo de Gileade para salvar a Humanidade

Gileade era uma parte montanhosa da antiga Palestina, a leste do rio Jordão agora correspondendo ao noroeste do Jordão. Gileade era conhecida por seu bálsamo curativo (Jeremias 46:11). Primeiro vemos bálsamo (mástique) mencionado na escritura como mercadoria preciosa proveniente de Gileade (Gênesis 37:25). O pai de José, Israel (Jacó), enviou bálsamo como um presente para José como senhor da terra do Egito (Gênesis 43:11)

 Mas Jeremias não conseguiu encontrar nenhum bálsamo em Gileade . Não para essas feridas, vírus, doenças. Ao examinar os sinais vitais de seu povo, percebeu que nada poderia fazer para trazê-os de volta à saúde espiritual. Não havia remédio para curá-los e nenhum médico para curar eles. O povo de Deus precisava da salvação do pecado. 

Publicidade

2. Precisamos de remédios para salvação da humanidade

Quando nos deparamos com dificuldades, lutas e crises, nossa primeira resposta é recorrer a remédios que sempre funcionaram no passado: nossas finanças, médicos, remédios, inteligência, experiência, educação ou engenhosidade. 

Porém para encontrarmos uma saúde espiritual precisamos de Cristo que, como Jeremias, chorou pelos pecados de Jerusalém (Lucas 19:41). Mas Jesus fez mais do que chorar pelo Seu povo. Ele morreu para curá- los das feridas do pecado. Jesus Cristo é o bálsamo em Gileade . Ele é o Grande Médico que cura as feridas do povo de Deus. E ele esta presente conosco. Mesmo, e principalmente, em nossos momentos de dor e sofrimento.

A cura para o corpo físico buscada pelos médicos e cientistas é uma benção de Deus para as nossos dias. Mas a cura para os pecados da humanidade vem de Cristo o médico, dos médicos.

Não há bálsamo em Gileade? Não tem médico aí? Jeremias 8:22





👉  Confira também! 

Conclusão

A situação é tão difícil: “Não há bálsamo em Gileade? Não há  médico ai? " Sabemos que Jeremias está na capital dos médicos! Lá  há muitos médicos. A conexão de bálsamo, médico e restauração da saúde sugere claramente que existiam médicos que usavam medicamentos para trazer saúde, mas não para a cura espiritual em vista.

Que Deus abençoe os médicos e profissionais de saúde que lutam pela saúde da população. 




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)