Publicidade

Jesus sempre tem uma resposta para Perguntas Difíceis. Mateus 22

Jesus sempre tem uma resposta para Perguntas Difíceis. Mateus 22

Os oponentes mais fortes de Jesus. Seguiam Jesus, mas não para ouvir ... para julgar, acusar, condenar e fazer perguntas difíceis como armadilhas.

Eles não estavam preocupados em descobrir o que era certo e verdadeiro. Suas mentes já decidiram rejeitar Jesus como Cristo.

Fariseus eram puritanos que se tornaram formalistas religiosos. Acrescentou expectativas à palavra de Deus ... desprezou o império romano. Grupo rico. Considerado muito religioso. Já os Saduceus - Ricos e poderosos controlavam o Sinédrio e sumo sacerdócio. Cooperou com o governo romano. Pessoas orgulhosas e agressivas frequentemente desprezadas. Não acreditavam em anjos, ressurreição ou vida após a morte.

Publicidade

1. Perguntaram a Jesus se É lícito pagar impostos a César ou não? (Mateus 22: 15-22)

Nem uma grama de sinceridade por trás de sua pergunta - Eles pensavam que colocariam Jesus em uma situação impossível com algumas perguntas difíceis... Alguém sairia naquele dia ofendido ... Quem Jesus?

Jesus responde com uma resposta honesta e clara. Eles tinham deveres a cumprir para com Deus e o rei. Verdade inconfundível!

Fariseus e herodianos provavelmente estavam zangados. Não porque Jesus falou a verdade ofensivamente, mas por causa de sua atitude para com a verdade.


2. Perguntaram a Jesus se a mulher se casou sete vezes, de quem ela será na ressurreição? (Mat 22: 23-33)


Mais falta de sinceridade - Por que perguntar sobre essa situação hipotética quando eles rejeitam veementemente a ressurreição e a vida após a morte? Uma pergunta injusta.

Jesus apenas lhes deu uma escritura ... Ele não os oprimiu com tudo o que sabia sobre a ressurreição e não se envolveu em zombarias bíblicas desnecessárias. Ele manteve as coisas simples. Dessa forma devemos responder perguntas difíceis.

Eles estavam doutrinariamente errados. Jesus não “empacota” Sua resposta tão “docemente” que eles perdem o ponto principal. Jesus não está preocupado com o politicamente correto, mas é direto.

Ele sabia que Suas palavras os aborreceriam, mas eles precisavam da verdade honesta ... Ignorância das escrituras e do poder de Deus!


3. Perguntaram a Jesus: Qual é o grande mandamento da lei? (Mateus 2: 34-40)

Observe o comportamento dos fariseus: Eles “se reúnem” - Eles estão atacando Jesus e acham que têm a pergunta perfeita ... tipo de pergunta que só um advogado pensaria!

Porque está pergunta? Eles colocam muito peso nas coisas externas, então qual deles é mais importante? Eles negligenciaram o amor que não podia ser calculado ou medido.

Jesus está pronto para a armadilha. Ele teria razão em repreendê-los, mas opta pela paciência. Eles abriram uma porta de oportunidade para alguns ensinamentos muito necessitados.

Jesus vai mais longe - a segunda lei. Com a porta aberta, Ele os ensina sobre sua atitude em relação aos outros.

Veja Como Jesus respondia Perguntas Difíceis.

Veja também

  1. Pregação sobre Jesus: Crucificado em Nosso Lugar João 3:16
  2. Saiba porque um Encontro com Jesus pode te transformar João 4: 1-8 | Sermão Evangelístico
  3. Como Jesus a Luz do Mundo pode te tirar das Trevas? João 8: 12
  4. Livro de Mateus: Estudo Completo com Esboço e Resumo

Conclusão

Jesus nos deixou um exemplo valioso de como lidar com perguntas difíceis e questões de confronto:

Quem seriam os escribas e fariseus desta conversa em nossas vidas hoje?

Pessoas que fazem perguntas difíceis, mas não porque buscam a verdade ... às vezes para descontar você ou o que você está dizendo

Freqüentemente, não importa quais escrituras você forneça ... as mentes estão decididas. Situações impossíveis ou hipotéticas são levantadas para se justificar ou desviar a atenção de estar errado

Também podem ser pessoas sinceras, mas erradas. As discussões se transformam em argumentos e troca de escrituras.

Há lugar para palavras fortes, mas em todos os momentos devemos nos esforçar para ter paciência (2 Timóteo 2: 23-26)

Ouça as palavras das pessoas para se identificar com elas, portas de oportunidade e necessidades maiores (Provérbios 18:13)

Nossas respostas a essas perguntas difíceis devem ser com palavras de honestidade, sinceridade, clareza, franqueza. Seja autêntico! (Ef 4:15)

Não sobrecarregue. Não há problema em lidar com uma escritura. A verdade em sua simplicidade deve convencer as pessoas, não nosso conhecimento dos versículos armazenados! (Sal 119: 151-152)





👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)