Publicidade

Pregação sobre a Soberania de Deus. Jonas 1: 17-2: 10

Devemos estar absolutamente maravilhados com nosso Deus. - Isaías 45: 18-22, 55: 8-9; Jeremias 10:23; Jó 42: 1-2 .

Nosso Deus é Soberano - Jonas 1: 17- 2: 10

Deus é soberano, mesmo em tempos difíceis.

Criou os céus, que é Deus, que formou a terra e a fez, que a estabeleceu, que não a criou em vão, que a formou para ser habitada: “Eu sou o Senhor, e não há outro". Isaías 45: 18-22.

Podemos ficar desconfortáveis ​​com a ideia que Deus é soberano sobre o sofrimento, mas Jonas não.

Ele foi rápido em dizer que Deus “lançou me nas profundezas ”e que as ondas e arrebentações pertenciam ao Senhor.

Deus não é apenas soberano, ele reina desde a fundação do mundo, como diz a letra do cântico, sobre nossas vidas e circunstâncias quando as coisas estão indo bem.

Ele é também soberano nos tempos sombrios e nas tragédias.

Embora isso possa nos deixar desconfortáveis também nos dá esperança. Se Deus é aquele que colocou Jonas no fundo, então Deus é o único aquele que pode tirar Jonas do fundo!

Publicidade

1. Jonas desafiou um Deus Soberano em Salvar o seu povo

- Por que Deus lançou Jonas nas profundezas?

Deus tinha um propósito, pois onde não há visão - o povo perece (Provérbios 29:18). Jonas deveria levar a mensagem a quem Dele não foi falado (Romanos 15:21)

O profeta foi rebelde, mas, precisava entender e estar convencido de que a salvação realmente vem do Senhor.

A Bíblia é clara que Deus soberanamente trabalha todas as coisas, mesmo experiências de quase morte como a de Jonas, para o bem de seu povo.

Isso não significa que ele os trabalha para o nosso conforto, ao contrário, significa que ele os trabalha para nosso bem espiritual e santificação. Jonas poderia testemunhar isso.

Devemos obedecer a Deus ao invés do homem - At 5:29

Devemos estar sempre prontos - Mt 24: 42-44

Jonas também nos mostra que nem sempre podemos ver os bons propósitos de Deus no meio do Sofrimento.

Foi só mais tarde, quando Jonas estava na barriga do peixe e refletiu, que ele pode ver os bons propósitos de Deus em lançar Jonas ao mar.


2. Jonas conheceu que Deus é Soberano em tempos de dificuldades

Jonas caiu em uma situação que ele buscou. Perdeu o foco da evangelização.

A arma mais poderosa do mundo é uma mente focada!. Devemos prosseguir para nosso objetivo eterno em meio a provações e tribulações.

Pode parecer simples, mas Jonas nos lembra que o Senhor é aquele a quem clamar em tempos de dificuldade, independentemente de como o tratamos antes.

O Senhor é um Deus misericordioso e compassivo, lento para se irar e abundante apaixonados para que nós, como Jonas, possamos chamá-lo em nossa angústia.

O Senhor é o nosso sempre presente ajuda em tempos de angústia (Salmo 46) então clame a ele em momentos de angústia. Você ou as pessoas em seu grupo em um momento de dificuldade no momento - clame ao Senhor!

Clame ao Senhor soberano porque ele é um socorro sempre presente em tempos de angústia para aqueles que o chamam.

3. Jonas reconheceu e obedeceu ao Deus que é Soberano

- Jonas reconhece que o que Deus fez por ele exige uma resposta - v9.

Seria completamente inaceitável para Jonas permanecer como ele estava.

A salvação de Deus exige uma resposta de votos e sacrifícios de nós por causa do que ele fez por nós. Nossos votos e sacrifícios serão diferentes dos de Jonas porque não somos profetas do Velho Testamento chamados para ir a Nínive.

Em um contexto do Novo Testamento em passagens como Romanos 12: 1-3 falam de cristãos que se oferecem como sacrifícios vivos em resposta à misericórdia de Deus.

Como será para você responde pessoalmente apropriadamente à misericórdia que Deus tem mostrado a você?

Como você tem reagido as sua grandezas?

Nosso Deus é Soberano

👉 Veja também

Conclusão.

Infelizmente, muitas pessoas aparentemente esquecem a grandeza de Deus e tentam dizer a Ele o que devemos fazer, em vez de se submeter ao que Ele já nos disse para fazer.

Só oramos quando estamos com problemas, ás vezes criados por nós mesmos, ou não.

Paramos de orar quando a vida está indo Nós vamos? Precisamos lembrar que o SENHOR não é apenas um colete salva-vidas, ele é a própria vida. Glória a Deus por suas maravilhas.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)