Pregação: No Vale de Ossos Secos encontrei Vida. Ezequiel 37:1-14
Introdução:
Em 587 AC o exército babilônico sob o rei Nabucodonosor havia capturado Jerusalém, saqueado e mais tarde arrasado.
Eles perderam a esperança de algum dia voltar a sua terra natal, sendo mais uma vez o povo escolhido de Deus. Muitos iriam morrer lá, para nunca mais voltar.
A visão de Ezequiel, então, falou da Nova Vida para a Nação Judaica. E Hoje fala de uma nova vida para você.
O sacerdote e profeta Ezequiel estava entre a primeira leva de cativos a ser levado de Jerusalém para a Babilônia depois que a cidade sagrada foi destruída.
1. O pecado destrói a vida
Deus perguntou em Ezequiel 37:3 "Filho do homem, estes ossos poderão tornar a viver?"
Poderíamos estar tão mortos quanto o vale dos ossos secos, espiritualmente?
E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir as vossas sepulturas afirmou Deus Ezequiel 37: 13-14
Deus queria que Israel soubesse que eles estavam na sepultura porque falharam em reconhecer que era um povo porque Deus havia dado a eles Vida ... e eles foram destruídos porque não reconheceram que sua nação existia por causa Dele.
Agora Ele está dizendo a eles que pode existir novamente porque Ele é Deus e Ele é capaz de dar a vida.
Parecemos vivos por fora, mas na verdade estamos espiritualmente mortos por dentro? - Apo. 3: 1 Não podiam fazer nada para se ajudar eles mesmos, pois não tinham esperança. O pecado nos separa enquanto nos apodrece
Israel estava morto espiritualmente, mas foi prometido por Deus um reavivamento se eles se voltassem para Ele.
Nós, como cristãos, já estávamos mortos, separado e arruinado muito seco há algum tempo. mas agora vivemos - Efésios 2: 4-6
2. O senhor nos dá vida
Se Deus ordenar, pode e será feito. Não importa o quão ultrajante pareça para nós.
Em Ezequiel 37:12 Deus nos diz que "Ó meu povo, vou abrir os seus túmulos e fazê-los sair; trarei vocês de volta à terra de Israel."
Ezequiel ilustra de uma maneira linda como Deus lida com este reinado de morte em nosso vidas, Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida, diz o Senhor. O que dá vida aos ossos? O Sopro.
Em Gênesis 2:17 Deus soprou e o homem foi vivificado.
Em João 20:20 Cristo soprou sobre seus discípulos, e uma nova vida foi dado a eles, a recriação do homem. Nova vida vem através do Espírito Santo, o sopro de Deus. Este processo de se tornar espiritualmente vivo é chamado regeneração.
Deus ordena a Ezequiel "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano, o Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam".
Em Ezequiel 37, cercado pela maldade do mundo e de seus próprios corações, o povo de Deus viu o desespero: “Nossa esperança se foi.” O Senhor responde a isso dando-lhes o Espírito e um promessa.
O Espírito Santo nos dá esperança sustentadora. Essa é a promessa de Deus para você hoje. O Sopro do Espírito Santo. O sopro da Vida
Conclusão
Precisamos pregar o Evangelho e deixar Deus fazer Sua obra - Romanos 1:16
Veja há um tremendo poder em nossas palavras. O que Ezequiel experimentou são as palavras de vida que carregam o poder. Eles podem ressuscitar ossos mortos e secos, nos unir e nos trazer à vida. Então, fale vida.
Profetize aos ossos. Diga a esses ossos secos para ouvir a palavra do Senhor.
Compartilhe nas Redes Sociais!