De acordo com Mark A. Copeland o s Salmos foram originalmente coletados em cinco "livros" e, t ambém podem ser organizados em "grupos" principais que ele classificou da seguinte forma:
Formas de Classificação e Estilos dos Salmos Bíblicos
Alfabética ou Acróstico
Estes salmos têm linhas que começam em hebraico com palavras cujas primeiras letras seguem um certo padrão. Por exemplo, no Ps 119 as oito primeiras linhas começam com palavras que começam com o Letra hebraica ALEPH, as segundas oito linhas com palavras que começam com BETH, etc. Isto pode ter sido feito para ajudar na memorização do salmo.Ético
Esses salmos ensinam princípios morais. Um bom exemplo é o Salmo 15Aleluia
Estes são salmos de louvor, começando e / ou terminando com "aleluia" ou "louvar a Jeová". Samo 103 é um desses exemplos.Histórico
Salmos que revisam a história do trato de Deus com o Seu pessoas. Uma boa amostra seria Salmo 106 .Imprecatório
Estes salmos invocam a Deus para trazer punição ou julgamento sobre os inimigos. Considere o Salmo 69 como um exemplo.Messiânico
Salmos referentes à vinda do Messias. Por exemplo, olhe no Samos 2 ou 110 .Penitencial
Estes são salmos expressando tristeza pelos pecados que têm foi cometido. Um exemplo clássico é o salmo de Davi no Salmo 51 .Cantados
Estes salmos foram possivelmente cantados por peregrinos a caminho de Jerusalém para observar as festas. Eles são agrupados juntos como Salmos 120-134 .Sofrimento
Estes salmos são gritos daqueles que sofrem aflição. Salmos 102 é um exemplo típico.Ação de Graças
Salmos de louvável gratidão a Jeová por bênçãos recebido. Por exemplo, dê uma olhada no Salmo 100 .Os vários "estilos" dos salmos podem ser descritos como ...
Didáticos
Salmos de ensino e instrução (por exemplo, Salmo 1 ).Litúrgico
Leituras responsivas, para uso em serviços especiais (por exemplo, Salmo 136).Meditação
Os antigos hebreus foram dados à meditação, que espírito encontra expressão em muitos dos salmos (por exemplo, Ps 119 ).Louvor e Devoção
Salmos de elogios alegres (por exemplo, Sl 148 ).Veja também:
- Ensinamentos Profundos de Cristo no Getsêmani João 15: 1-17: 26
- Estudo: As Mulheres da Genealogia de Jesus
- Livro de Salmos: Estudo, Esboço e Resumo
Estudo Bíblico: Salmos de Oração
Os Salmos são um recurso tremendo para a oração e espiritualidade cristã. Eles formam a coleção das orações e canções de louvor do antigo Israel, que também se tornaram as orações e canções de a Igreja Cristã desde os seus primeiros dias.
Quando recitamos e oramos juntos e por nossa própria conta eles nos ensinam como formar nossas próprias orações pessoais. Juntos, eles modelam um modelo aberto e autêntico maneira de se relacionar com Deus.
Os Salmos nos permitem falar com Deus, mas por serem sagradas Escrituras, também permitem que Deus fale fale conosco. Eles estão cheios de emoção, reflexão calma e sabedoria profunda.
Os Salmos podem nos ensinar orar e nos dar palavras quando não conseguirmos nos expressar a Deus. Mais importante os Salmos nos permitem ir a Deus assim como somos - não há autocensura nos Salmos.
O que são Salmos de Adoração?
Alguns Salmos são claramente designados para adoração em conjunto.
O livro de Salmos foi usado para o templo adoração, como um antigo livro de hinos, e foram feitos para serem ditos / cantados juntos como o povo de Deus.
Existem juntos canções para louvar a Deus, existem juntos canções para confissão de pecado, e ali são canções juntas para buscar a ajuda de Deus quando as coisas na vida estão difíceis.
Orando por meio dos Salmos
Alguns Salmos são mais fáceis de conectar com nossa vida moderna do que outros. Quais falam conosco frequentemente depende do que está acontecendo em nossas vidas.
Israel passou 40 anos no deserto, Jesus passou 40 dias no deserto em oração após seu batismo.
Como alternativa, você pode tentar orar por meio desses Salmos. Estabeleça uma meta de oração por meio de 1 ou 2 por dia (e se você perder um ou dois dias, pode facilmente recuperar o atraso).
Estudo Bíblico: Salmos de Oração
40 salmos de Oração
Salmo 1
Salmo 6
Salmo 8
Salmo 10
Salmo 13
Salmo 15
Salmo 19
Salmo 22
Salmo 23
Salmo 25
Salmo 27
Salmo 32
Salmo 34
Salmo 40
Salmo 42
Salmo 46
Salmo 51
Salmo 57
Salmo 62
Salmo 65
Salmo 67
Salmo 73
Salmo 77
Salmo 84
Salmo 86
Salmo 91
Salmo 95
Salmo 96
Salmo 100
Salmo 103
Salmo 116
Salmo 118
Salmo 121
Salmo 123
Salmo 126
Salmo 130
Salmo 131
Salmo 139
Salmo 146
Salmo 150
Orando com os salmos
Encontre um lugar e um horário em que você possa ficar 5 ou 10 minutos sozinho. Respire fundo algumas vezes para acalme-se e limpe seus pensamentos. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a orar e fazer com que as palavras de o salmo é uma oração por você.
Considere o que o salmo fala a você ou às suas necessidades hoje. Considere também
o que não falou com você, ou parecia estranho. Lembre-se de que os Salmos são as orações de verdade seres humanos e expressam emoções reais, mesmo aquelas que às vezes são desconfortáveis. Graças a Deus pelo que falou com você e pelo que o desafiou ou incomodou.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.