Publicidade

Prosperidade: Aprendendo com José Gênesis 39:2

  • E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Gênesis 39:2

Aprendendo com a Prosperidade de José

O que significa ser próspero? Como podemos medir o sucesso de alguém? Prosperidade e sucesso significam muitas coisas para muitas pessoas. Na Bíblia, prosperidade e sucesso não se referem apenas a quanto dinheiro temos ou não temos.

José foi referido por Deus como um homem bem sucedido, mesmo quando ele era um escravo na casa de Potifar (Gn 39:1-5).

1.  José era próspero por sua fidelidade a Deus.

  • E o SENHOR estava com José, e foi homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.  Gênesis 39:2

Em qualquer circunstâncias, ele era quem ele era, então ele era próspero por sua fidelidade ao Senhor e a Deus. Mesmo ainda como escravo José prosperava é o que diz o texto

Você pode ser próspero independente das circunstâncias. 

Como diz a Bíblia José era considerado prospero mesmo sendo escravo na casa de Potifar. Embora Jose tenha perdido sua família e sua casa, este jovem tem o que nenhum homem pode tirar... seu Deus..

O relacionamento de José com o Senhor, como escravo, foi sua fonte de vida, o que determinou sua postura. 

Ele pode nem ter gostado das circunstâncias, mas essas circunstâncias nunca impediram de ser próspero. 

Nada pode impedir de ser próspero naquilo que você faz. Ainda pobre materialmente José prosperava naquilo que fazia.

Senhor nos dá precisamente o suficiente 2 Samuel 12: 7-8. De acordo com nossa capacidade de lidar com posses Mateus 25: 14-15.

Senhor permite circunstâncias difíceis ocorrer Jó 42:11 Isaías 45: 6-7 Lamentações 3: 37-38 Amós 3: 6 e usa todas as circunstâncias para um bom propósito na vida do cristão Romanos 8:28

2. A Verdadeira Prosperidade resulta em Amor

O Senhor exaltou José. Ele saiu da prisão e foi colocado como governador sobre toda a terra do Egito. A partir desse momento, José foi usado por Deus para abençoar muitas pessoas, incluindo sua própria família que havia o vendido como escravo. 

A história de José nos ensina que a verdadeira prosperidade não é apenas sobre receber bênçãos, mas também sobre ser um canal de bênçãos nas vidas daqueles ao nosso redor.

E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Gênesis 45:4

O Amor de José por sua família, mesmo tendo sido vendido é o principal fruto de sua prosperidade. José prosperou o suficiente para perdoar seus irmãos e trazer o seu pai para o Egito. E fazei saber a meu pai toda a minha glória no Egito Gênesis 45:13

Bondade em uma terra estéril (Lucas 10:25-37)

Quando reconhecemos nossas bênçãos e nosso poder de ajudar os outros, podemos estender a mão com amor para ser um bom próximo para os outros.

No mundo de hoje, podemos usar o máximo de bondade possível.
  1. O avarento não herdará o Reino de Deus 1 Coríntios 6: 9-10
  2. Não se associe a um avarento 1 Coríntios 5: 9-11

3. A Fonte da Prosperidade de José:

É importante destacar que a prosperidade de José não era baseada em sua própria habilidade ou astúcia. A verdadeira fonte da sua prosperidade era a presença de Deus em sua vida. O texto bíblico nos diz que "o Senhor estava com José" em tudo o que ele fazia. A presença de Deus em sua vida era a verdadeira razão pela qual José prosperava.

Ao olharmos para a vida de José, podemos ver que a prosperidade verdadeira vai além do aspecto material. É uma prosperidade que inclui o favor de Deus, a paz interior, a integridade e a fidelidade. José não se deixou levar pelo poder e pela riqueza que poderiam vir com a sua posição. Ele permaneceu humilde e fiel a Deus.

O que lucraria a um homem ... Pode-se possuir grande riqueza material, mas tudo terá que ser deixado para trás. Por exemplo. Salomão -Ec 2: 17-19.

O que um homem daria em troca de sua alma? O jovem e rico governante tinha uma grande riqueza que manteve. Judas levou 30 moedas de prata.

É fácil se envolver nos assuntos desta vida. As agendas lotadas; atividade diária -Lc 10: 38-42, Os prazeres da vida -Lc 8:14. Apesar de tudo, a vida ainda termina -Ja 4: 13-16. Nosso foco está no que não é visto -2Co 4: 16-18.

Uma vez que a eternidade comece, os problemas / prazeres nesta vida não importarão - ou seja, Lc 16: 19. A riqueza do homem rico foi esquecida. As feridas e a dor de Lázaro foram esquecidas
Ainda que você seja próspero materialmente é importante ter tempo e refletir sobre viver em preparação para a eternidade com Deus.

Pregação Sobre Prosperidade: Aprendendo com José Gênesis 39:2


Veja também

  1. Pregação sobre é melhor dar do que receber Atos 20:35
  2. O dinheiro é a Raiz de todos os males? 1 Timóteo 6:10
  3. A Avareza nos faz cair em tentação Efésios 5:3

Conclusão

Devocional: Examine honestamente o que você tem - 2 Co 13: 5 e busque primeiro o reino de Deus - Mat. 6:33. Perceba que as coisas são temporárias - 2 Ped. 3:10 aprenda sobre contentamento - Heb. 13: 5, 1 Tim. 6: 6, Fil. 4:11 e use sua prosperidade para a causa de Deus. Dê generosamente, ajude os outros, etc. Gal. 6:10, o que o homem dará em troca de sua alma? ” Mat. 16:26
O amor ao dinheiro é "a raiz de todo o mal" 1 Tim. 6:10




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)