Publicidade

Pregação sobre Dons e Talentos: Como Você é usado? 1 Pedro 4:10

Pregação sobre Dons e Talentos: Como Você é usado? 1 Pedro 4:10 

Quanto aos dons espirituais, irmãos, não quero que sejam ignorantes. 1 Coríntios 12,28

Você faz parte da comunidade cristã, global e localmente ".. Como todos receberam o dom da graça, sirvam uns aos outros com ele ..." 1 Ped 4:10

"Concentre-se no que é a vontade de Deus para ti. “Aqui estou, envia-me” (Isaías 6: 8)

Porque você tem uma tarefa a cumprir para Jesus . Um dom da graça é a tarefa que eu cumpro quando sou equipado por Deus para essa tarefa

Todos nós fomos criados de maneira única, com habilidades e capacidades específicas. A Palavra de Deus nos ensina sobre a importância de usar esses dons e talentos para o bem do Reino de Deus e do próximo. O apóstolo Pedro nos exorta em 1 Pedro 4:10: "Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas." Vamos meditar sobre como podemos ser usados por Deus através dos nossos dons e talentos.

Publicidade

I. Reconhecendo os Dons e Talentos que Deus nos Deu

Antes de podermos usá-los, precisamos primeiro reconhecer os dons e talentos que Deus nos concedeu. A Bíblia nos ensina que somos feitos à imagem de Deus e que Ele nos dotou de habilidades especiais. 

O salmista Davi declara em Salmos 139:14: "Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Digo isso com convicção." 

Cada um de nós tem habilidades únicas que Deus nos deu, seja na área das artes, da liderança, da música, do ensino, da compaixão, entre outros. Devemos buscar discernimento e orar para identificar esses dons em nós mesmos.

Algo diferente e mais do que um dom / talento natural exclusivo, sobrenatural, "celestial e divino"

Você recebe os dons da graça ao se tornar um cristão. … “Quando você veio à fé…” Ef 1, 13-14

Tornar-se cristão é "nascer de novo" João 3: 3-5 e Tito 3: 5

Os dons da graça são parte dos "dons de nascimento" no reino de Deus

Todos os Cristãos… "Do mais novo ao mais velho"

Aquele que teve seu pecado perdoado também recebeu um dom da graça de Jesus

Graça = livre ”Um presente gratuito, dado pela graça de. O Deus da graça para os filhos da graça para servir ao evangelho da graça ”

Graça na Bíblia é sempre a mensagem do abandono pecado pela fé em Jesus

  • Efésios 4: 7 Mas a graça é concedida a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
  • 1 Pedro 4:10 Assim como todo homem recebeu o dom, sirvam uns aos outros como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.
  • 1 Co 12:11 Tudo isso opera o mesmo Espírito, que distribui a cada um segundo a sua vontade.

Minha vida, meu serviço e meus dons de graça foram planejados na eternidade de Deus

II. Usando os Dons e Talentos para Servir

Uma vez que identificamos nossos dons e talentos, precisamos colocá-los a serviço dos outros. Não devemos usar essas habilidades apenas para nosso próprio benefício, mas para abençoar e edificar a comunidade da fé e a sociedade em geral. 

O apóstolo Paulo nos exorta em 1 Coríntios 12:7: "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum." Nossos dons não são para nos vangloriarmos, mas para sermos instrumentos nas mãos de Deus, levando amor, esperança e transformação por meio deles.

Uma evidência da obra do Espírito em sua vida é o seu dom espiritual (12:7-11). "Um dom espiritual é dado a cada um de nós para que possamos ajudar uns aos outros" (1 Coríntios 12:7 )

Conversas com outros cristãos costumam nos dar uma pista ou orientação e intercessão para ver seus próprios dons.

Vamos aplicar /buscar com zelo pelos dons da graça ”

Conhecimento dons de conhecimento (visão): Apóstolo, pastor, professor, governante, discurso de sabedoria, profeta, interpretação de línguas, evangelista, cuidado / diaconia, fé, ajuda, cura, sinais / milagres , amor.

III. Administrando Fiéis a Graça de Deus

Ao usarmos nossos dons e talentos, devemos administrá-los fielmente, reconhecendo que tudo o que temos vem da graça de Deus. Jesus contou uma parábola sobre isso em Mateus 25:14-30, conhecida como a Parábola dos Talentos. Nessa parábola, os servos que foram fiéis na administração dos talentos que receberam foram elogiados e recompensados, enquanto aquele que negligenciou o seu talento foi repreendido. 

Devemos ser bons administradores do que Deus nos confiou, usando-os com diligência, sabedoria e generosidade.

IV. Glorificando a Deus em Tudo o que Fazemos

Finalmente, devemos lembrar que, ao usar nossos dons e talentos, nosso objetivo final deve ser glorificar a Deus. 

O apóstolo Paulo nos exorta em 1 Coríntios 10:31: "Portanto, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus." Nossos dons não são para nossa glória pessoal, mas para honrar e exaltar o nome de Deus. 

Devemos buscar a direção do Espírito Santo em como usá-los da melhor forma possível, de modo que Deus seja glorificado em tudo o que fazemos.

Como Você tem usado os Dons da Graça?


Veja também

  1. Sermão: 3 Passos para uma Vida Cristã Vitoriosa Filipenses 3:12
  2. Busquem primeiro o Reino de Deus. Mateus 6:33
  3. +100 Temas para Culto de Ensino e Culto da Palavra
  4. Epístola de 1 Pedro: Estudo Completo da Carta, com Esboço e Resumo.

Conclusão:

Lembre-se de que você é único e especial aos olhos de Deus, e Ele tem um propósito específico para você. Busque discernir seus dons, ofereça-os em serviço ao próximo, administre-os com fidelidade e glorifique a Deus em tudo o que fizer. Que o Espírito Santo o capacite e guie nessa jornada, para que você seja usado de forma poderosa para o avanço do Reino de Deus.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)