Pregação sobre Vaidade: O Crente e a ostentação Eclesiastes 6: 2
“Vaidade das vaidades”, diz o Pregador; “Vaidade das vaidades, tudo é vaidade.” Tendo sido abençoado com grandes recursos materiais e sabedoria, o Pregador em Eclesiastes foi capaz de explorar todos os caminhos em sua busca.
Que proveito tem o homem com todo o seu trabalho que ele labuta debaixo do sol? Ele compartilha conosco os resultados de sua própria investigação.
1. A ostentação sem Deus é a vaidade final.
- A vaidade do prazer - Eclesiastes 2: 1
- A vaidade da indústria (trabalho) - Eclesiastes 2: 11,22-23; 4: 4
- A vaidade da sabedoria humana - Eclesiastes 2:15
- A vaidade de toda a vida - Eclesiastes 2:17
- A vaidade de deixar uma herança - Eclesiastes 2: 18-21
- A vaidade da existência terrena - Eclesiastes 3: 19-21
- A vaidade de adquirir riquezas sobre a família - Eclesiastes 4: 7-8
- A vaidade da popularidade política - Eclesiastes 4:16
- A vaidade de muitos sonhos e muitas palavras - Eclesiastes 5: 7
- A vaidade da abundância amorosa - Eclesiastes 5:10
- A vaidade da riqueza sem o dom de Deus para desfrutá-la - Eclesiastes 6: 2
- A vaidade do desejo errante - Eclesiastes 6: 9
- A vaidade do riso tolo - Eclesiastes 7: 6
- A vaidade da injustiça nesta vida - Eclesiastes 8:14
- A vaidade dos dias de escuridão - Eclesiastes 11: 8
- A vaidade da infância e da juventude - Eclesiastes 11:10
2. A salvação da alma deve ser o foco e não a vaidade
A busca do pregador pelo sentido da vida (Eclesiastes 1: 4-2: 26) através de observações da Vida do Pregador (3: 1-6: 12) ele nos apresenta o Conselho do Pregador para a Vida (7: 1-12: 7).
Quando Deus dá a alguém riquezas e bens, e a capacidade de desfrutá-los, de aceitar sua sorte e ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus.
As coisas físicas só podem satisfazer os apetites físicos. Precisamos de algo mais - Marcos 8:36. Pois o que mais tem o sábio homem do que o tolo? O que faz o pobre homem tem, Quem sabe como andar perante os vivos? Ecl 6
Não importa o quanto temos ou o quanto trabalhamos, no final das contas…. é só para podermos nos alimentar e sobreviver. Todo o trabalho do homem é para a sua boca, mas a alma nunca está satisfeita. Ecl 6.
3. O melhor é o temor a Deus.
Como alguém pode encontrar a verdadeira satisfação?
Embora as pessoas queiram aproveitar a vida, eles devem lembrar que o futuro trará Deus a julgamento (11: 9-10). Depois de dar uma bela descrição da velhice (12: 1-8) e encorajar o leitor a temer a Deus na juventude, declara sua conclusão. Uma pessoa tem o dever de temer a Deus (versos 13-14). O prazer explodirá como uma bolha e, sem Deus, a pessoa finalmente não terá nada.
“Então olhei para todas as obras que minhas mãos haviam feito E para o trabalho em que eu labutei; E, de fato, tudo era vaidade e desejo do vento. (2:11).
Conclusão
"Vamos ouvir a conclusão de todo o assunto: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, pois este é todo o dever do homem." (Eclesiastes 12:13)
A vaidade é verdadeira quando olhamos para a vida puramente de uma perspectiva terrena. Deixe Deus fora da equação, e a vida será uma verdadeira vaidade!
Compartilhe nas Redes Sociais!