Estudos Bíblicos para Assembleias de Deus
Embora todos os temas de Estudos Bíblicos sejam do interesse dos cristãos de qualquer denominação, nesta postagem destacamos alguns estudos e sermões com temas que são mais comuns na Assembleia de Deus o que não quer dizer que não sejam aplicados em outras denominações.
Os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que se inspiraram em Pentecostalismo nos EUA, partiram para o Estado do Pará no Brasil em 1910, alegando que Deus os havia instruído a realizarem uma visão. Eles inicialmente se juntaram a uma congregação batista na cidade de Belém.
Eles deixaram a Igreja Batista e fundaram a Assembléia de Deus (Assembleia de Deus) como uma das primeiras igrejas pentecostais no Brasil.
Na maioria das igrejas pentecostais Assembleia de Deus a doutrina se baseia em fundamentos centrais. Isso pode ser diferente em sua igreja, mas a maioria seguem essas premissas
- Jesus como Salvador (Atos 5: 30-31; 1 João 4:14)
- Jesus como aquele que batiza no Espírito Santo (Mateus 3:11; João 1: 33-34)
- Jesus como aquele que Cura (Mateus 8: 16-17; Lucas 6: 6-10)
- Jesus como Rei em breve (Tito 2: 11-14; Marcos 13: 26-33)
- O batismo nas águas segue a conversão. (Atos 2: 36-41; 16: 31-34; 22: 11-16)
- O batismo nas águas é por imersão. (Atos 8: 35-39; Romanos 6: 1-4)
- O batismo nas águas é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. (Mateus 28: 18-20)
- Disponível para todos (Atos 2:39)
- A promessa de poder para testemunhar (Atos 1: 8)
- Após a Salvação (João 20: 19-22, Atos 2: 1-4, Atos 8: 5-17)
- Evidenciado por falar em línguas (Atos 2: 1-4,10: 44-46, 19: 1-7)
Uma série de outros aspectos envolve a doutrina da Assembleia de Deus como a celebração, sistemática e continuada, da Santa Ceia, a segunda vinda premilenial de Cristo em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para o arrebatamento da Igreja da terra, antes do advento da Grande Tribulação (Mateus 24:29-31); e a segunda, visível e corporal com a Igreja glorificada, a fim de reinar sobre o mundo por mil anos, sendo portanto dispensacionalista.
Veja também
O Batismo no Espírito Santo
Embora o termo batismo no Espírito Santo não seja cunhado pelos pentecostais, a forma como é usado por Pentecostais é diferente de como tem sido usado por igrejas em outras tradições. Os movimentos de santidade, com suas raízes no metodismo, tendiam a ver o batismo no Espírito Santo como uma “ Segunda bênção” e um meio de “inteira santificação” ou “perfeição sem pecado”. Essas ideias adquiridas muito pouca tração dentro do pentecostalismo. Isso ocorre em parte porque o pentecostalismo atraiu seguidores deem todo o espectro evangélico, não apenas aqueles que tiveram experiência em círculos de santidade. Isso é também em parte porque, desde os primeiros dias, o batismo no Espírito Santo estava relacionado com a missão, e no movimento pentecostal.
Assembleia de Deus em Belford Roxo
Em Histórias das Assembleias de Deus no Brasil o autor Emílio Conde relata sobre a origem da Assembleia Local. Segundo o autor os cultos iniciais foram realizados ao ar livre na Praça Dr. Francisco Sá; o fato causou sensação na localidade, pois o povo não estava habituado a assistir a pregação do Evangelho a céu aberto. Dessas atividades surgiram os primeiros frutos, isto é, os primeiros crentes, cujos nomes são os seguintes: Celina Franquelim da Silva, Alcina Gomes da Silva, José Soares, Guilherme Inácio Nunes, Marcelino Gomes da Silva, Luzia Maria e Noemi. Os novos convertidos foram batizados pelo missionário Gunnar Vingren, na Praia do Cajú, no Rio de Janeiro.
Referências
https://www.cte.org.uk/Publisher/File.aspx?ID=137317
https://www.kas.de/wf/doc/kas_29975-544-2-30.pdf?120120115055
Wikipedia
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.