Naamã Estudo Bíblico Completo
A história de Naamã tem sete cenas diferentes:
- 1. 2 Reis 5: 1: Introdução de Naamã.
- 2. 2 Reis 5: 2-3: Naamã e a menina de Israel.
- 3. 2 Reis 5: 4-6: Naamã e a carta do rei de Damasco.
- 4. 2 Reis 5: 7: Naamã visita o rei de Israel.
- 5. 2 Reis 5: 8-12: Naamã e o profeta Eliseu, o desencontro.
- 6. 2 Reis 5: 13-14: Naamã no rio Jordão, sua purificação da lepra.
- 7. 2 Reis 5: 15-19: Naamã e o profeta Eliseu o encontro.
Naamã era o comandante do exército sírio muito considerado por seu senhor, o rei da Síria porque foi por ele (Naamã) que o Senhor deu a vitória à Síria
Que pessoas estão na história e quais são seus papéis nesta cena?
• Naamã, um comandante do exército, tem lepra
• esposa de Naamã
• Serva da esposa de Naamã, uma jovem judia
• rei de Aram (Síria)
Que pontos fortes Naamã tinha que o levaram a acreditar que estava acima de sucumbir à doença?
• um grande homem
• conceituado
• um soldado valente
A Doença de Naamã
Há uma nota de pathos em nossa primeira passagem. Lemos que um comandante sírio,Naamã, foi um guerreiro de sucesso, “mas tinha lepra” (v.1). Seu nome significa “agradável”e este é um trágico jogo de palavras, porque sua doença estava longe de ser agradável.É importante reconhecer que hanseníase era um termo genérico para várias doenças de pelee provavelmente o maior desafio que a lepra trouxe, ao lado do físico as limitações para uma pessoa, era o estigma social que tantas vezes cercava a condição.
E naquela época, não havia cura . A lepra teve uma morte de 100% taxa . • E era considerado altamente contagioso . Então, o momento um desses pontos foi descoberto em você, você foi imediatamente banido, onde você passaria os próximos 10-20 anos isolado , até você morrer.
Naamã e a menina de Israel
O que é notável sobre a serva da esposa compartilhar a ajuda disponível de Eliseu?
• ela era uma escrava, uma cativa de um ataque na fronteira de Israel
• ela teve compaixão de seu mestre, mesmo sendo uma escrava
• ela provavelmente foi bem tratada, pois esperava / desejava a cura dele
• não sabemos o nome dela e ela é mencionada apenas uma vez
• ela desempenhou um papel fundamental na cura final de Naamã... sem ela, ele não teria conhecido a possibilidade de uma cura milagrosa
Agora, os arameus em um dos seus ataques tinham levado uma jovem cativa da terra de Israel, e ela serviu a Esposa de Naamã. Ela disse a sua senhora: "Se ao menos meu senhor estivesse com o profeta que está em Samaria! Ele o curaria de sua lepra.
Apesar de seus sofrimentos e dificuldades como uma vítima da guerra, ela não desiste de sua fé no Deus de Israel. É possível concluir que sua fé no verdadeiro Deus a capacitou a estar confiante o suficiente para sugerir que Naamã visita Israel, sabendo plenamente que se a missão desse errado poderia trazer calamidade sobre ela. Ao contrário do reide Israel, no entanto, ela não perdeu sua conexão com Deus. A inabalável fé capaz que uma jovem mostrou através de sofrimentos e dificuldades na vida dela
Naamã e a Carta do Rei
Imediatamente, a máquina diplomática começou a se mover.
Naamã é um verdadeiro diplomata, pois primeiro ele procura o rei de Israel e apresenta a carta de seu mestre.
O rei, seu nome era Ben-Hadadede acordo com o que foi repassado, ordens para escrever uma carta ao seu oposto, o rei de Israel. Comunicação entre reis igualmente importantes, mesmo quando eles estão em guerra contra uns aos outros.
Naamã foi até o rei, obteve permissão e uma carta de apresentação. Ele também levou muito dinheiro. O que isso diz sobre Naamã e seu desejo de cura?
• ele estava disposto a lucrar com conexões políticas
• ele estava disposto e capaz de gastar uma fortuna por sua saúde
• ele percebeu a gravidade de sua doença e estava disposto a fazer o que fosse necessário para cuidar dela.
Naamã Visita o Rei de Israel
Ele partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de confecções
A carta dizia: “Quando esta carta chegar até você, saiba que eu lhe enviei Naamã, meu servo, que você pode curá-lo de sua lepra. 2 Reis 5: 6
Mas o resultado é um desastre. O rei de Israel, ele fica sem desconfiado que foram as más intenções dos suspeitos de Joram. E pensa Ele buscou uma briga contra mim e uma razão para começar uma guerra.
Ele está desesperado: “Sou eu Deus? Posso matar e trazer de volta à vida? ” Essa exclamação mostra que a doença de Naamã é realmente séria.
Naamã e o Profeta Eliseu
Agora Eliseu entra na história.
Ele diz: “Faça o homem vir a mim e ele saberá que há um profeta em Israel ”. Isso é importante de duas maneiras:
Em primeiro lugar, está de acordo com o que a menina havia dito a Naamã e sua esposa: “Se ao menos meu mestre veria o profeta que está em Samaria! ”
o É também uma repreensão implícita ao rei de Israel. “ Você esqueceu que existe um profeta em Israel?
Naamã saberá. E quanto a você? ”Até mesmo a serva na casa de Naamã ainda sabia sobre o profeta.
❖ Naamã chega à casa de Eliseu com todos os seus carros, mas não é recebido. Só o servo sai de casa com um mandamento e uma promessa. Um comandante do rei de Aram que acabou de visitar o rei de Israel não é convidado pelo profeta, mas recebe apenas uma palavra de um mensageiro.
❖ Agora a reação emocional de Naamã é contada.
- Ele está com raiva, ainda pior - ele está indignado.
- Ele queria ver o próprio profeta saindo para encontrá-lo
- Ele queria que o profeta o curasse invocando o nome do Senhor seu Deus e poracenando com a mão sobre o local.
Este ultraje é expresso quando ele diz: “Não são Abana e Pharpar, os rios de Damasco, melhor do que qualquer das águas de Israel? Eu não poderia lavar neles e serlimpo? " Talvez não seja melhor, mas a água é pelo menos da mesma qualidade. Ele sentehumilhado e agora humilha o profeta e Israel
Naamã é mostrado ser uma pessoa orgulhosa que acreditava que os outros deveriam tratá-lo com respeito e deferência. É, portanto, significativo que meu tema se relaciona com a maneira como Naamã ouvia uma pessoa comum.
Quando Naamã se aproxima da casa de Eliseu, Eliseu envia seu servo Geazi para dizer a Naamã para ir ao Jordão “e lava-te no Jordão sete (!) Vezes, e a tua carne será restaurada e ficarás limpo.” (2Reis 5:10).
Bem, Naamã estava esperando algum tipo de show divino e ficou extremamente desapontado com receber ordens para se banhar sete vezes no Jordão; certamente deve haver mais, ele poderia fazer isso em qualquer um dos rios da Síria.
Os servos de Naamã deram bons conselhos... qual foi?
• se o profeta tivesse exigido algum ato ousado, você o teria feito
• esta é uma tarefa simples…
• O que você tem a perder?
• se ele estiver certo, você está curado ... se não, você perdeu pouco, mas sua dignidade
Naamã no Rio Jordão, sua purificação
Naamã aceitou o conselho e foi obediente à direção de Eliseu (Deus). Como aqueles ao redor de Naamã também experimentaram o milagre ?”
- seu chefe (mestre) estava bem e ainda fazendo seu trabalho (e eles ainda tinham um emprego).
- ele era aparentemente um mestre muito querido e sua preocupação por ele foi recompensada
- a benção dele era a benção deles
Na narrativa, quando Eliseu não veio para saudá-lo e curá-lo de uma maneira que ele sentiu-se apropriado para sua posição, ele saiu furioso, mas a de fim de trazer cura, ele foi encorajado a se banhar sete vezes no rio Jordão. [“Eu poderia fazer isso em casa.”] Quando ele sai com raiva, seus servos imploram que ele considere o que o profeta disse, ou seja, "sua carne será restaurada e você será limpo".
Lá ele vai para o Jordão e se banha sete (!) Vezes “e sua carne foi restaurada como a carne de uma criança pequena, e ele estava limpo. ” 2 Reis 5:14
Veja também outros estudos bíblicos:
Naamã encontra Eliseu
Após a cura milagrosa de Naamã, o que pode não ter acontecido escrito sem o apelo e persuasão de seu fiel servo, Naamã retorna a Eliseu para fazer sua confissão de fé, que é o clímax do narra-para a qual todos os dispositivos da narrativa liderança da trama ativa. Eu sei que não há Deus em todas as terras, mas há Deus em Israel ... seu servo não oferecerá mais holocausto nem irá ele sacrifica a outros
deuses, mas para o Senhor
Naamã agradeceu a Eliseu, mas também queria que ele aceitasse os presentes que eletrouxe. Eliseu recusou os presentes.
Eliseu recusou o presente ou pagamento de Naamã. O que você acha que Eliseu quis comunicar a Naamã com essa recusa?
• ele (Eliseu) era apenas servo de Deus
• Deus foi quem fez a cura
• Deus mereceu o crédito, não Eliseu
• As graças/bênçãos de Deus são gratuitas para nós – não podemos comprar a bondade de Deus
Mas Naamã sabia que o mundo o forçaria. Ele sabia que haveria momentos em que dobraria os joelhos para outros deuses menos dignos, momentos em que ele seria conivente com o sistema, embora conhecesse o sistema não foi capaz de dar a ele aquele novo recomeço.
Embora não possamos dizer com certeza se Naamã foi "salvo", a história de arrependimento de Naamãé uma das imagens mais claras da salvação que temos no Antigo Testamento.
No final do capítulo, Naamã se afastou de seus deuses, colocou sua fé em Yahweh e exibe umatransformação quase chocante de caráter.
Geazi, apesar de sua posição como Servo de Deus, não foi controlado por sua fé, mas em vez disso por sua ganância material. Como consequência de sua escolha, a maldição da lepra deque o general foi libertado tornou-sua algema (2 Reis 5:27)
Conclusão
Os propósitos de Deus em nossas vidas são maiores do que simplesmente remover a aflição
• Naamã foi trazido à fé em Deus através da experiência
• outros viram o poder de Deus em ação
• muitas pessoas aprenderam a conexão entre fé e obediência
4.2 Observe a variedade de papéis desempenhados por aqueles que ministraram a Naamã
• a serva (uma cativa israelense), o servo de Naamã, Eliseu,
• o papel que desempenhamos em ministrar uns aos outros pode parecer pequeno, mas acaba sendo significativo ... exatamente o que era necessário naquela situação
• Deus pode usar qualquer um ou qualquer coisa para realizar Sua vontade
Referências
https://www.ijfm.org/PDFs_IJFM/27_4_PDFs/baeq_27_4.pdf
http://centerchurchonthegreen.org/wp-content/uploads/2018/12/2-Kings-5-1-14-Sermon-pub.pdf
https://chapel.duke.edu/sites/default/files/Dip%20Into%20Faith%20-%20July%207%202013.pdf
https://www.brewsterbaptistchurch.org/sermon_archive/2006/09.17.06.pdf
http://pacificunionchurch.org/docs/proper20otreadingnotes.pdf
https://kaiserswerther-generalkonferenz.org/_upl/kgk/de/_d-downloads/03_bible_study_michael_b_nker_2_kings_5.pdf
http://www.christianstudylibrary.org/files/pub/word/2%20Kings%205.1-19.pdf
https://www.wesleymission.org.au/assets/Documents/Christian-Life/Sermons/160707-Praise-Prayer-Preaching-sermon-Listening-to-ordinary-people.pdf
https://summitchurch.com/GetFile.ashx?Guid=ed742a52-452f-46e2-959a-f9ec1ad7a25e
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.