Publicidade

Por que é Importante Valorizar o Cônjuge? Provérbios 18:22 e 20: 6

Um cônjuge é uma dádiva do Senhor:(Provérbios 18:22)". (Provérbios 20: 6)?

1. Um  cônjuge é uma dádiva do Senhor, por isso, o Marido deve amar a esposa

Então, os maridos devem amar suas próprias esposas como seus próprios corpos; quem ama sua esposa ama a si mesmo. Pois ninguém jamais odiou a própria carne, mas a nutre e cuida, assim como o Senhor faz com a igreja ”

O marido deve ser o “ cabeça da esposa ” (Efésios 5:23). Não uma posição de domínio e dominação, mas de serviço e responsabilidade. Começa com a atitude adequada. Como Cristo “ amou a igreja ” (Efésios 5:25) e “ como os seus próprios corpos ” (Efésios 5:28).

Que contribuição para uma família pacífica é feita pelo homem no Salmo 128 ? Teme o Senhor; anda em seus caminhos ( v. 1). Trabalha para suprir as necessidades de sua família (v. 2). Cuida de sua esposa; ela é fecunda (v. 3). Cuida de seus filhos; eles prosperam (v. 3)

Ele é abençoado e é uma bênção para os outros (v. 4, 1)

Publicidade

2. Um  cônjuge é uma dádiva do Senhor, por isso a mulher deve amar seu esposo

Do ponto de vista da mulher, quais atributos em Provérbios 31: 28-31 contribuem para relacionamentos pacíficos e harmoniosos?

Ela é confiável (v. 11). Seu marido faz bem, não mal (v. 12). Trabalhadora disposta a se esforçar para sustentar sua família (vs. 13-15). Voltada para os negócios, sem negligenciar sua casa (v. 16). Cuida de sua mente e corpo (v. 17)

Agradeça todos os dias - mesmo quando surgirem desafios, com o cônjuge com quem Deus te abençoou Filipenses 4:11


3. Um  cônjuge é uma dádiva do Senhor porque o casamento é uma Instituição Divina

Necessidade divina, não um acidente casual (Gn 2:18-20; veja também 1Co 11:8-9; 1Tm 2:13)

Milagre divino, não uma evolução de processos naturalistas (Gn 2:21-22; veja também Gn 1:26-28; 2:7 e 1Co 11:7)

Instituição divina, não um arranjo feito pelo homem (Gn 2:23-25; veja também Mal. 2:14-16 e Mt. 19:4-8)

Voltamos ao “princípio” para encontrar o propósito original e o ideal de Deus para a humanidade e o casamento (Mt. 19:4-8).

Voltamos ao “princípio” para encontrar o desígnio e o padrão de Deus para a família e o lar, não o que as pessoas querem na sociedade moderna de hoje.



Um  cônjuge é uma dádiva do Senhor. Provérbios 18:22 e 20: 6



Veja também

  1. Como valorizar o seu casamento: (Colossenses 3:18 - 19)
  2. Buscando atingir a perfeita união? Colossenses 3:14
  3. +100 Temas para Encontro de Casais

Conclusão

Liste algumas atividades que ajudariam a manter o romance vivo durante todo o casamento. Homens, ajudem-na nas tarefas domésticas e com as crianças. Tenha encontros - seja romântico. Dê presentes, Seja criativo, encontre maneiras de dizer: "Eu te amo!"





👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)