Publicidade

Pregação sobre Lázaro: O que a Ressureição nos Revela? João 11: 32-37

  • Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? João 11:40

3 Coisas que a Ressureição de Lázaro nos Revela João 11: 32-37

Marta disse a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Marta respondeu: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. João 11:23,24

A Última palavra quem dá é Jesus. Marta acreditava que Jesus poderia ter curado Lázaro antes de morrer, mas não entendeu quando Jesus lhe disse que Lázaro ia ressucitar.

A compreensão de Seu poder ainda ficou aquém, acreditando que Ele tinha que estar presente para curar Lázaro, mas não alcançou o Milagre que Jesus havia lhe declarado naquele momento: ."Teu irmão há de ressuscitar".

A Doença e Morte de Lázaro (11:1-16). Uma demora aqui não compromete em nada o amor que Jesus tem por Marta, Maria e Lázaro (3, 5).

O tempo soberano de Deus é perfeito, mesmo que às vezes pensemos que Ele é tarde demais para fazer a diferença (6, 15). Jesus está bem ciente da situação em questão, demonstrando:

  • Sua onisciência divina
  • Seu relacionamento único com Deus Pai como o Filho divino encarnado
  • Sua compreensão clara de Sua missão aqui na terra.

Jesus disse: “Esta doença não terminará em morte. Não, é para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”. João 11:4

A decisão do destino e de como será o milagre está nas mãos de Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

1.A Ressurreição de Lázaro nos revela que o seu poder é maior do que imaginamos

As pessoas acreditavam que Ele poderia ter impedido Lázaro de morrer. Jesus estava indo paramostre-lhes um poder maior.

“Se você estivesse aqui ...” -vs. 21, 22 argumentou Marta.

Jesus é a própria ressurreição -vs. 25-27; Mt 22: 23-33

Quando Jesus ordenou que a pedra fosse removida, Marta se opôs. Sua experiência foi que quatro dias após a morte o cadáver de teria um fedor. Refere-se a um “cheiro fétido”.

Sua simples declaração revela que ela não entendia que Jesus planejava ressuscitar Lázaro dos mortos. Então Jesus a lembrou que Ele havia dito que se ela cresse,ela veria a glória de Deus. Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?

Quem tem fé em Cristo vai entender o milagre. O milagre é obra de Deus, e Deus será glorificado!
Marta acredita (assim como Maria – versículo 32) que se Jesus estivesse lá, Lázaro não teria morrido (21). Embora Lázaro esteja morto, Marta ainda confia em Jesus (22). Marta acredita que Lázaro ressuscitará dos mortos no fim dos tempos (24).

Jesus é a Ressurreição e a Vida (João 11:17-45): “Eu sou a Ressurreição e a Vida” (25). “Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá” (25). “Quem vive e acredita em mim nunca morrerá.” (26).
"Sim, senhor, . . . Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus que havia de vir ao mundo”. João 11:27
“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Mateus 16:16

------

-- Publicidade --

2. A Ressurreição de Lázaro nos revela que a Oração é um Instrumento para o Milagre

“Tire a pedra” -vs. 39

“... você verá a glória de Deus” -vs. 40

Diante do sepulcro aberto e diante da incredulidade dos espectadores, Jesus se dirige diretamente ao Pai.

Sua oração começando com agradecimento -vs. 41, 42

O verdadeiro milagre que Deus tem para nossas vidas é a manifestação da Glória de Deus

Em sua oração, primeiro ele agradece "...E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves..." João 11:41,42

Jesus conhece o Pai e confia nele. Mas agora ele pede um sinal por conta da multidão que o cerca, para que seja possível crer que ele, Jesus, é enviado pelo Pai. A oração de Jesus torna-se a chave mais eloquente, na medida em que constitui a revelação da filiação de Jesus e sua obediência à vontade do Pai.

A oração é o elo da sua intimidade com Deus. O milagre manifesta a Glória de Deus através de sua intimidade com o Pai para Ele seja glorificado

3.A Ressurreição de Lázaro nos revela que Basta a sua Palavra

Ele falou a palavra; Sua palavra falada prova Sua divindade -vs. 43

Lázaro sai para fora.

Quando Jesus ordenou que Pedro após uma pescaria fracassada lançasse novamente a rede. Pedro afirmou. Sob Tua Palavra lançarei! E o resultado foi um milagre.

Quando Jesus fala conosco milagres acontecem. O Poder da Palavra Divina.

Lázaro teve sua vida de volta. Pelo Poder da Palavra de Jesus

Por que é tão importante ter a perspectiva correta sobre o tempo e a vida? João 11:4 diz: “para que o Filho de Deus seja glorificado por meio dela”.

A razão pela qual Jesus ressuscitou Lázaro é a Glória de Deus. Jesus fez isso para que outros soubessem que Ele é o único com o poder de dar e tirar a vida - ninguém mais esse poder.

O que em sua vida você quer consertar? Você está disposto a esperar? Você está disposto a confiar em Deus no que Ele quiser, como Ele quiser, no Seu tempo e para o Seu propósito? Ele quer trazer glória a Si mesmo através de você também. Você vai confiar Nele?


3 Coisas que a Ressureição de Lázaro nos Revela  João 11: 32-37

Veja também

  1. Pregação sobre a Viúva de Naim: Jesus tem CompaixãoLucas 7:11
  2. Pregação sobre O Cego de Jericó: 3 Coisas que Bartimeu Sabia.Marcos 10:47
  3. +100 Pregações para Culto da Vitória

Conclusão

Parte de confiar em Deus significa que acreditamos que Ele sabe o que é melhor para Seus filhos. Deus sabe tudo. Felizmente, Seu conhecimento não é limitado às nossas ações e pensamentos. Ele também conhece nossas intenções; Ele entende por que agimos do jeito que fazemos, e Ele se importa conosco.

A frase "Tirai a pedra" pode ser entendida como um apelo para que nos libertemos de tudo aquilo que nos impede de nos aproximarmos de Deus e de experimentarmos a vida em plenitude.

Jesus mostrou Seu poder sobre a morte. O último inimigo é a morte e será destruído -1Co 15:26

Embora muitos acreditassem, havia alguns corações endurecidos que nunca cederiam - Jo 11,53; 12: 9-11




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)