Publicidade

Pregação sobre a Dracma Perdida: Encontrar o Perdido - Parábola (Lucas 15: 9)

Pregação sobre a Dracma Perdida: Encontrar o Perdido (Lucas 15: 9)

A mulher e a moeda perdida (Lc 15: 8-10). A Dracma Perdida.

A parábola é sobre uma mulher que tinha dez moedas, mas perde uma delas, a dracma perdida. A moeda que foi perdida foi  representa uma modesta soma de dinheiro. No entanto,  ela faz todo o possível para encontrá-la. Toda a sua atenção é dirigida em busca dessa moeda. Ela acende uma lâmpada e varre a casa até que seja encontrada. 

Embora ela tivesse nove moedas em sua posse, sua alegria é paralela à do pastor quando ele encontrou a única ovelha perdida, e como o pastor, ela convida seus amigos para celebrar sua alegria. 

O anfitrião celestial regozija-se com um único pecador que vem ao arrependimento

Publicidade

1. Buscar a Dracma Perdida deve ser o objetivo do Cristão e da Igreja

Assim como a mulher não desistiu até encontrar a dracma perdida, nós também temos a responsabilidade de buscar aqueles que estão perdidos espiritualmente. Isso envolve compartilhar o evangelho, orar por eles e estar dispostos a investir tempo e recursos na obra de resgate.

Se todos pecaram (Rom. 3:23), então todos precisam se arrepender.

O braço da igreja que alcança em todo o mundo. Alcançando os Não Alcançados - Contando os Não Contados. Evangelizando o mundo em nossa geração para o arrependimento.

Jesus apontou isso (Lucas 13: 3, 5)

Nosso primeiro impulso para ganhar almas vem de Deus. Deus é amor e nos ensinou como amar (1 João 1: 19-21). 

Observe que, assim como em Lucas 15: 7, arrepender - se está no tempo presente , o que significa não apenas um arrependimento uma vez, mas um verdadeiro estilo de vida de arrependimento. Isso caracteriza sua vida cristã de seguidor de Cristo?  

A única maneira de operar a sua salvação com  manifesta-se continuamente em arrependendo-se (Filipenses 2: 12) é depender de Deus, o Espírito, que está continuamente trabalhando em você (energizando você de forma sobrenatural e) dando a você o desejo e o poder de se arrepender como um estilo de vida! (Fil 2: 13) 

Haverá festa com o arrependimento porque encontramos a dracma perdida

2. Encontramos a Dracma Perdida quando o pecador se arrepende?

Jesus veio buscar e salvar os perdidos: Em Lucas 19:10, Jesus disse: "Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". Ele é o exemplo perfeito de como devemos buscar e alcançar os perdidos, sendo compassivos, amorosos e dispostos a compartilhar a mensagem do evangelho

Arrependimento é uma mudança de mente e ação

  • Mente (Mat. 21: 28-32). "Eu não vou; no entanto, ele depois se arrependeu e foi "
  • Ação (Mat. 12:41; cf. Jonas 3:10)

Não é apenas lamentar por estar envolvido no pecado. “A tristeza segundo a vontade de Deus produz arrependimento sem remorso que conduz à salvação” (2 Coríntios 7:10)

3. Encontrar a Dracma Perdida é motivo de Alegria.

Quando a mulher encontrou a dracma perdida, ela chamou seus amigos e vizinhos para celebrar. Da mesma forma, há grande alegria no céu quando um pecador se arrepende e retorna a Deus. Participar dessa obra de restauração traz alegria tanto para o coração de Deus quanto para o nosso.

A parábola da Dracma Perdida nos revela o coração amoroso de Deus. Ele não deseja que ninguém se perca, mas que todos sejam encontrados e experimentem a salvação em Jesus Cristo.

É fruto do amor que nos procura em cada buraco, atrás de cada pedra, ao redor de cada obstáculo, que procura e peneira e não deixa nada sobre pedra  para encontrar o pecador.

Quando um desses pecadores se arrepende (é achado) e fica seguro novamente, isso   agrada Jesus. E isso encanta o Pai. Finalmente, á alegria para todos que os amam. Jesus quer dar alegria aos pecadores.

Calvário. A alegria de encontrar o Perdido (Lc 15: 9)

Veja também:

  1. Sabe porque você precisa da Salvação? Romanos 3:23 
  2. O Arrependimento é fundamental Romanos 2:4
  3. +100 Temas para Culto de Evangelismo
  4. Evangelho de Lucas: Estudo, Esboço e Resumo

Conclusão

Procurar a dracma perdida é evangelizar e ter um amor pelas almas perdidas Ef.5: 1-2; João 3:16. Esse é o motivo de festa e alegria.

A verdade aqui ensinada é que a misericórdia estende sua mão para todos, que a graça recebe os homens como pecadores, que ela lida com demérito, indignidade e inutilidade

A compaixão divina alcança os injustos, os culpados e os indignos, são os assuntos apropriados para a infinita misericórdia de Deus; em uma palavra, que a salvação é Graça.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)