A Vocação Profética de Isaías e seu Chamado Isaías 6: 1
- No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Isaías 6:1
- Abraão duvidou que a aliança de Deus com ele pudesse ser realizada.
- Moisés reclamou que os israelitas, a quem Deus o enviara, nunca o tinha ouvido e, portanto, nem Faraó, “pobre orador que eu sou” (Êxodo 6:12).
- Jeremias, o profeta hebreu, não só resistiu ao chamado, mas continuou a reclamar que Deus o havia dominado e o colocou em uma circunstância incrivelmente difícil, mesmo protestando o chamado de Deus o havia tornado “como um manso cordeiro levado ao matadouro” (Jeremias 11:19).
- Jonas tentou fugir do Senhor para Társis, em vez de ir para Nínive,
- 1. Vocações/chamados geralmente estáveis e permanentes ao longo da vida
- 2. Questão de descoberta pessoal (com a ajuda de Deus, é claro).
Como Isaías se tornou um profeta?
Como todos os profetas, ele foi chamado por Deus e mesmo receioso demonstrou que tinha uma vocação profética
Quando ocorreu o chamado profético de Isaías?
O chamado profético de Isaías se iniciou aproximadamente em c. 742 (o ano em que o rei Uzias morreu, Isaías 6: 1) até c. 701. É frequentemente sugerido que ele pode ter sido um altamente educado membro de uma família aristocrática, já que tinha um forte compromisso com Jerusalém e contato com a tradição de sabedoria. Os dois filhos, nascidos da profetisa (Is 8: 3) receberam nomes simbólicos.
De que forma se deu o chamado de Isaías?
Cada profeta foi chamado de uma maneira diferente.
Para Isaías, a chamada que revelou sua vocação profética veio em um visão que ele teve.
O que o profeta viu? O Evangelho de João identifica o kyrios na visão de Isaías com os kyrios da adoração cristã: “[Isaías] viu seu glória ”(João 12:41), assim como“ vimos a sua glória ”(João 1:14). 2 Mais-mais, o livro do Apocalipse parece estender o hino três vezes sagrado cantadopelos serafins de Isaías ao Filho (1)
Ele viu Deus sentado em um trono alto, erguido e rodeado por anjos mais elevados, os serafins. Eles estavam um para o outro e dizendo:
- “Santo, santo, santo é o Senhor dos exércitos; toda a terra está cheia da Sua glória”.
A casa onde Isaias estava sentado tremeu e se encheu de fumaça. Isaías temeu. Ele disse: "Estou perdido, pois sou um homem de lábios impuros e vivo entre pessoas de lábios impuros. Como posso suportar, quando sou tão pecador e viu o Rei, o Senhor de tudo? "
Então, um dos serafins voou até Isaías, pegando uma brasa em chamas do altar. Ele tocou os lábios de Isaías com o carvão e disse: "Sua culpa foi tirada, e seu o pecado está perdoado. "
Assim como Isaías foi perdoado e purificado para que pudesse servir a Deus, na tradição cada sacerdote era perdoado e purificado para que ele pode servir a Deus.
Esta parte da passagem nos lembra que, ao confessarmos nossos pecados diante de Deus, o sangue de Cristo,o Sumo Sacerdote, nos cobre e nos limpa de toda injustiça
A Quem enviarei?
Depois de ouvir essas palavras do anjo, o serafim, Isaías ouviu a voz de Deus, que disse: "Quem enviarei e quem irá por nós?" Isaías respondeu, "Envia-me a mim" Então Deus deu a Isaías uma mensagem para o povo.
Veja também
Isaías 6:1
Ao contrário de seus companheiros profetas Jeremias e Ezequiel, cujas experiências de chamada abrem seus livros, o comando inicial de Isaías para pregar parece vir no capítulo 6.
Essa diferença de posição no Livro do chamado de Isaías levou a especulações sobre a autoria, data, e compilação. Mas para Paulo House Isaías 6 funciona como uma passagem de ligação entre a apresentação do livro a dificuldade da mensagem do profeta nos capítulos 1-5 e a dificuldade do ministério do profeta nos capítulos 7-12.
Isaías 6: 1-7 É visto como a convocação do chamado profético de Isaías:
- Um homem com lábios impuros no meio de um povo de lábios impuros (6: 5),
- Convocado pelo Senhor três vezes Santo, que se assenta no trono, alto sublime (6: 1). Muito poderia ser dito em relação às imagens constantes sendo referenciadas aqui em
- contraste com os capítulos 1-5, é visto na frase, "alto sublime ”(6: 1). Isso contrasta muito com o orgulho de Israel vividamente descrito em Isaías 1-5.
- Apesar de todo o seu orgulho, Israel ficou tremendo de medo por causa de Rezin e da Síria em 7: 4, mas em 6: 4vemos os alicerces dos limiares tremendo na presença do Senhor
Por muitos anos, Isaías seria um grande profeta. Ele alertou o povo, e freqüentemente lhes dizia que Deus estava zangado com eles por causa de sua desobediência. Mas também, ele sempre lhes deu a grande mensagem de esperança - um dia o Salvador virá. Ele iria mostrar a todos como conviver. Ele ofereceria a eles a chance de viver com Deus para sempre em Seu Reino.
Referências
https://faculty.gordon.edu/hu/bi/ted_hildebrandt/otesources/23-isaiah/text/isa-articles/house-isaiahscall-isa6-ctr.pdf
https://www.pathwaystogod.org/sites/default/files/files/NotesProphetIsaiah.pdf
https://azslide.com/download/isaiah-6-717-in-context-an-assignment-submitted-to-dr-lyons-southern-california-_5a3134f11723dd1bb821027e.html
Compartilhe nas Redes Sociais!