Mensagem: Projetados para Liderar Gênesis 1:26
Daniel, José (Gênesis 37: 5, 9; 40: 8; 41:25 Dan. 2:24; 4:19). Além de Davi e Paulo são grandes lideranças e exemplos para os Cristãos.
1. Deus deu a Responsabilidade ao Homem de Dominar sobre a Terra
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Deus busca pessoas que desejam exercer a sua liderança e dominar na Terra
A história do domínio começou desde o momento em que Deus criou o homem em Gen. 1: 26-28Porque Deus é tão sério sobre nossa tomada de domínio, Ele repetiu isso novamente no versículo 28, tendo mencionado isso antes no versículo 26.
Pode-se ver claramente que na primeira vez a palavra “domínio” apareceu na Bíblia, veio como uma injunção ao homem a quem Deus tinha criada.
- E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gênesis 1:28
2. Deus Atuou na Vida daqueles que Exerceram Liderança
Daniel exerceu domínio tanto que serviu três reis (Dan. 6:28). Então Daniel foi o preferido acima dos presidentes e príncipes, porque um excelente espírito estava nele;
A Bíblia havia registrado anteriormente sobre ele “Agradou Dario deve estabelecer sobre o reino cento e vinte príncipes, que deve estar sobre todo o reino: E sobre esses três presidentes de quem Daniel foi o primeiro: para que os príncipes lhes prestassem contas, e o rei não deve sofrer nenhum dano.
Vinte e cinco séculos atrás, Daniel poderia ter se desesperado. Ele e milhares de seus compatriotas foram deportados para um país estrangeiro depois que Judá foi conquistado. Daniel encontrou-se diante de um déspota egocêntrico e rodeado por idólatras.
Ao invés de desistir esse jovem corajoso se apegou firmemente à fé em seu Deus.
Daniel sabia que, apesar das circunstâncias, Deus era soberano e estava trabalhando seu plano para nações e indivíduos. O livro de Daniel gira em torno desta profunda verdade - a soberania de Deus.
Depois de um breve relato do cerco de Nabucodonosor e da derrota de Jerusalém, a cena muda rapidamente para Daniel e seus três amigos, Hananiah, Mishael e Azariah (Sadraque, Mesaque e Abednego). Esses homens ocuparam posições de destaque dentro do Governo da Babilônia. Daniel, em particular, ocupou tal posição por causa de sua capacidade de interpretar os sonhos do rei que falam do desdobramento do plano de Deus (capítulos 2 e 4).
Imprensado entre os sonhos está o fascinante relato dos três amigos de Daniele a fornalha (capítulo 3). Porque eles se recusaram a se curvar a uma imagem de ouro, eles foram condenados a uma morte ardente. Mas Deus interveio e poupou suas vidas.
Veja também
- 3 Focos de Dedicação de um Líder Espiritual
- 3 Coisas que Motivam um Líder Cristão
- 3 Princípios de Gestão de Pessoas na Liderança Cristã?
- +100 Temas de Pregação para Liderança Cristã
3. Liderança Espiritual é uma Missão
Uma melhor liderança só vem quando a igreja escolhe comissionados de acordo com a vontade de Deus. A igreja deve estar preocupada!
"O processo de ajudar um grupo de pessoas a planejar e realizar seus objetivos com o mínimo de tempo e esforço."
Liderança Mundial versus Liderança Espiritual. A maioria das empresas, organizações sociais ou organizações governamentais desejam certas qualidades na vida de quem lidera.
As pessoas seguem bons e maus líderes em todas as esferas da vida. "A capacidade de fazer as pessoas seguirem - alguém que inspira os outros."
Liderança Espiritual inspira pessoas para a Obra. De sua decisão de não comer a comida do rei para o recusa em se curvar à imagem do rei, Daniel Mesmo que possa significar uma fornalha ardente, a proteção e a libertação do Senhor estarão lá. Liderar é exercer a Soberania de Deus na Terra.
- A verdadeira adoração reconhece que somente Deus é soberano sobre os assuntos das pessoas e nações (2: 20-23).
- A segurança que encontramos em Deus nos permite resistir à pressão para estar em conformidade com práticas pecaminosas (3.16-18).
- Quando experimentamos poder e sucesso, devemos nos proteger contra o orgulho pecaminoso (4:30).
- A oração regular deve caracterizar a vida daqueles que adoram a Deus (6.10).
Compartilhe nas Redes Sociais!