Responsabilidade individual perante Deus Ezequiel 18
Na Babilônia - no exílio Tempo (592-570 / 22 anos)
Cenário de Ezequiel. Eles Devem Saber que eu sou Jeová
- Quando Jerusalém foi destruída e o povo levado cativo
- Quando o julgamento sobre as nações
- Quando o remanescente for restaurado
A Responsabilidade é individual diante de Deus
I. Provérbio popular coloca toda a culpa nos pais ( Ezequiel 18:1-4)
Embora eles próprios fossem perversos e idólatras, eles culparam seus antepassados por seu estado. O Senhor diz a eles que eles não podem usar mais o provérbio. Evidentemente, as pessoas pensavam que estavam sofrendo injustamente por pecados de seus ancestrais. Embora haja um elemento de verdade na afirmação de que os filhos sofrem como consequência dos pecados dos pais, não poderia ser aplicado aqui. O provérbio estava sendo usado como uma desculpa esfarrapada para sua própria condição pecaminosa. Em vez disso, o Senhor diz: “A alma que pecar, essa morrerá. O filho não levará a iniquidade do pai (v.20). Ezequiel preserva assim em equilíbrio adequado a trágica consequências do pecado e o princípio da responsabilidade individual.
Esta declaração que eles estavam fazendo sobre Deus visitando os pecados do pai sobre o filho eraincompreendido. Deus não permitiria mais que eles fizessem essa declaração. Deus rejeitou a culpa delestransferência e evasão de responsabilidade.
2 Coríntios 5:10 Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um seja recompensado pelas suas obras no corpo, conforme o que fez, seja bom ou mau.
II. Deus lida com cada um de acordo com as obras (Ezequiel 18:5-20)
- A. O homem justo viverá (Ezequiel 18:5-9)
- B. A retidão do pai não protege o filho (Ezequiel 18:10-13)
- C. A maldade do pai não condena o filho (Ezequiel 18:14-18)
- D. Cada um colhe enquanto semeia (Ezequiel 18:19-20)
III. Cada homem pode mudar seu caminho e Deus tratará de acordo (Ezequiel 18:21-29)
- A. Um homem iníquo pode se tornar justo (Ezequiel 18:21-23)
- B. Um homem justo pode se tornar mau (Ezequiel 18:24)
- C. Como alguém pode dizer que Deus é injusto (Ezequiel 18:25-29)
Isso é apenas dizer que mesmo alguém que pecou pode se arrepender desses pecados e ser salvo. Para"arrepender-se" significa afastar-se completamente do seu pecado e começar novamente uma nova vida limpa.
Isso está falando do fato de que os pecados que são perdoados não são mais lembrados por Deus.São como se nunca tivessem acontecido. Isso fala fortemente da justiça que recebemos,quando recebemos Jesus como nosso Salvador. Na verdade, entregamos a Ele nosso pecado e recebemos Seujustiça em troca.
Que coisa terrível é questionar se Deus é justo ou não. Como eles poderiam dizer isso? Deusé justo em todas as Suas relações com a humanidade. Todos nós queremos Sua misericórdia, mas poucos de nós queremos Sua justiça.
IV. Um Chamado ao Arrependimento (Ezequiel 18:30-32)
Todo o castigo que veio sobre Israel foi com o propósito de fazê-los se arrepender. Deusnão forçará uma pessoa a ser salva. Ele quer que todos sejam salvos. Ele ama cada um de nós. Nós somos Sua criação. Deus é amor e paz, mas também é Juiz. Deus não causa sua ruína. Ele dá-lhes todas as chances de se arrepender. Seus pecados impenitentes são o que trazem sua ruína
- Lições que precisamos
- O pecado tem consequências
- Responsabilidade individual
- Não posso culpar os outros pelo seu pecado
- As pessoas podem mudar (qualquer direção)
- Aqueles que se voltam primeiro consideram (v. 28)
- A chamada é para o arrependimento
- Perder a alma é tão desnecessário (v. 31)
Responsabilidade no Dia do Julgamento
Compartilhe nas Redes Sociais!