Publicidade

Filipenses 4:5 Seja Gentil o Senhor está Perto: Explicação

 Filipenses 4:5 Explicação - Seja Gentil o Senhor está Perto

  • Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Filipenses 4:5 Almeida Corrigida Fiel
  • Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Filipenses 4:5 Revista Atualizada.

1. Uma explicação para o Significado de ἐπιεικὲς

A explicação para Filipenses 4:5 é um pouco complexa.  

Paulo usa o termo, ἐπιεικὲς, para descrever o expressão externa do caráter dos filipenses. 

Por causa de sua ampla gama de significado, esta é uma palavra difícil de resolver. Ao tentar traduzi-lo, muitas traduções diferentes trouxeram significados diferentes, como vimos nos versículos acima.

Epieikes - - Fil 4: 5; 1 Tm 3: 3; Tito 3: 2; Jas 3:17; 1 Ped 2:18. Sempre traduzido como "gentil" em NAS, mas na KJV também traduzido como moderação. Também outros apresentam epieikes como "Razoabilidade" em Filipenses 4:5

Uma explicação sobre o referido texto (1) é que o termo significa algo em você - Gentileza (versículo 5) Deixe sua gentileza ser conhecida por todos gentileza = gracioso, paciência, tolerância.

Paulo diz que a gentileza deles deve ser evidente para todas as pessoas.

A palavra grega   epiekes  pode ser traduzida como "gentileza", que provavelmente é melhor  entendido como "direitos cedidos". Devemos ser pessoas gentis e submissas.  
Publicidade

Mattoon apresenta uma explicação sobre gentileza - há um significado mais profundo encontrado aqui nesta palavra. Houve divisão entre Euodias e Sintique porque estavam determinados a seguir seu próprio caminho. Uma mulher insistia em seus direitos e a outra não cedia. Paulo estava dizendo que, pelo bem da paz, devemos estar dispostos e prontos para ceder o que chamamos de nossos direitos, nossa posição, orgulho  e preferência. Moderação envolve ceder nossos direitos e mostrar consideração e gentileza para com os outros. Doce a razoabilidade e a gentileza subjugam temperamentos explosivos e vontades teimosas. Isso gera paz em nossas vida

A palavra gentileza em grego tem um significado muito mais amplo. É o oposto de ser egoísta ou contencioso e inclui a ideia de suportar pacientemente o abuso, a desgraça ou maus-tratos sem responder com ódio ou malícia. Tiago descreve a sabedoria de cima é gentil (Tiago. 3:17). Gentileza era um conhecido atributo de Cristo (II Cor. 10: 1) e deve ser uma parte essencial da personagem (I Tim. 3: 3; Tito 3: 2).

O mundo vê este milagre vivido em você (gentileza, paciência, tolerância); é uma testemunha ao mundo da vida de Deus poder de sustentação. O Cristianismo realmente funciona! Jesus realmente faz a diferença !!A capacidade de fazer isso vem do Senhor ; Ele está perto, “ próximo ”, perto de você!

Qual é a explicação do que Paulo quer dizer com gentileza ou equidade (v. 5)?  

Para alguns estudiosos a explicação é que a palavra grega “gentileza” está conectada com humildade e bondade. Isto tem a ver com tratar os outros com respeito, não como pessoas que estão abaixo de mim ou que me irritam por pedir muito de mim. Flui de saber que sou pecador e imperfeita. A Bíblia do Povo diz que "gentileza" é "o oposto do contencioso egocêntrico de um mundo mesquinho. ” “Gentileza” se interessa pelos outros e, portanto, espalha alegria.

Bíblia e Caderno
Veja também

2. Perto está o Senhor: Explicação

Para alguns O Senhor está perto de Filipenses 4:5 pode significar duas diferentes coisas. 
1. Retorno iminente de jesus Que o breve retorno de Cristo para Seu próprio povo, é comumente apresentado nas Escrituras como um ímpeto ou encorajamento para uma vida santa, cuja gentileza é uma das qualidades visíveis dele.

2.  Também pode significar proximidade em termos de lugar e posição. A própria Presença do Senhor, Sua proximidade imediata, é uma das garantias mais preciosas de todos que acreditam em Jesus. Há uma Presença prometida para cada crente enquanto passamos pela vida deste lado da eternidade.

O Senhor está perto. Paulo  exorta o crente a ser gentil com todos - com os outros crentes e para aqueles fora da igreja. A presença pessoal do (1) Senhor está perto e Seu (2) retorno pode ser a qualquer momento, o que fornece incentivo para uma vida moderada

Para Ted Kirnabuer a explicação é de que a presença de Deus irá naturalmente nos impedir de ser egoístas. Por outro lado, um significado temporal para “próximo” também se ajusta bem ao contexto. Em filipenses 3: 20-21, Paulo havia mencionado o retorno iminente do Senhor. Se é isso que Paul está se referindo, o motivo para suportar o abuso é que o Senhor em breve vem para nos justificar, corrigir todos os erros e remover o crente de cuidados terrenos. Seria semelhante ao comentário de James, “Você também será paciente. Firme seus corações, porque a vinda do Senhor está próxima ” (Tiago. 5: 7-8). Além disso, sabendo que o Senhor poderia voltar a qualquer momento deve criar o desejo de estar fazendo o que Lhe agrada quando Ele vier (I J.3: 3; Mat. 24: 42-51).

Perto ( eggus ) (2) é um advérbio que significa próximo (ou próximo) e pode descrever uma posição física relativamente próxima de outra posição (Lc 19:11 ou também uma posição temporal de um ponto do tempo relativamente próximo a outro ponto do tempo (Mt 26:18 - referindo-se à Sua Crucificação).

Joel usa eggus 3x para descrever o Dia do Senhor como próximo (Joel 1:15, 2: 1, 3:14, cp Ez 30: 3).Mateus e Marcos descrevem o retorno iminente de Jesus como "às portas" (Mt. 24:33; Mc 13:29), o que significa que está próximo. A Páscoa é descrito como próximo (Jo 2:13, 6: 4, 11:55). Ro 10:18 descreve o Senhor como próximo ou próximo, ou seja, pronto para ajudar (citando Dt.30:14)

A razão pela qual devemos ser gentis é porque "o Senhor está perto". "Perto" pode ter conotações espaciais ou temporais. Se for uma proximidade espacial que Paulo tem em mente, isso seria um lembrete de que Deus está perto do com o coração partido (Salmo 34:18) e a todos os que o invocam (Salmo 145: 18). 


Referências

https://midtownlexington.com/s/10-Phil-4_4-7.pdf
https://www.preceptaustin.org/pdf/61110/
http://storage.cloversites.com/gracefellowship3/documents/Philippians%204.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)