Jesus socorreu as Mulheres Lucas 7: 11-15, Lucas 13: 10-17 Mateus 9: 20-22
As mulheres estavam seguindo Jesus, aprendendo com ele, servindo-o e apoiando-o, mas elas também estavam na cruz, no túmulo, e foram as primeiras a ver e falar com o Cristo ressuscitado. Testemunhas oculares da ressurreição - o evento definidor da fé cristã - as mulheres foram as primeiras a proclamar sua ressurreição.
Jesus acolheu as mulheres como participantes e anunciadoras entusiastas da mensagem do evangelho.
Isso aconteceu porque Numerosos milagres com mulheres mostram o cuidado de Jesus e socorro para com as mulheres.
1. Jesus socorreu as Mulheres que estavam tristes
Um exemplo quando Jesus estava preocupado com uma viúva em Naim (Lucas 7: 11-15).
Ele a conheceu enquanto ela chorava pouco antes de enterrar seu único filho. Com compaixão, Ele
falou com ela e trouxe seu filho à vida.
As mulheres sempre foram próximas de Jesus:
- Suas seguidores mais próximas (Mt. 27: 55-56)
- Última a deixar a cruz (Lc 23:55)
- Primeiras, ve-lo ressuscitado (Lc 24: 1)
- Aprenderam com Jesus (João 4)
- Elogiadas pelo desejo de aprender (Lc 10: 38-42)
2. Jesus Socorreu mulheres mesmo tendo que enfrentar os opositores dEle
Não há barreiras para Cristo operar em sua vida.
Cristo curou uma mulher que estava desesperadamente curvada por dezoito anos (Lucas 13: 10-17).
O líder da sinagoga fica indignado com Jesus por ter realizado esse milagre no dia de sábado, quando o trabalho era proibido pela lei religiosa. Jesus responde com uma pergunta sábia: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra o seu boi ou jumento da manjedoura no sábado e o leva para dar água?". Ele destaca a hipocrisia daqueles que valorizam mais as regras rituais do que a compaixão e a restauração das pessoas.
Corajosamente, no sábado e dentro da sinagoga diante de líderes religiosos hostis, Jesus ajudou e defendeu esta pobre mulher.
Ele falou com ela, colocou ternamente as mãos sobre ela e fez com que ela ficasse ereta, pelo qual ela glorificou a Deus. Ele então reconheceu sua posição igual à dos homens em Herança religiosa de Israel, referindo-se a ela como filha de Abraão (cf. João 8:33,39).
3. Jesus Socorreu Mulheres marcadas socialmente
No contexto de João 8:4-11, os escribas e fariseus trazem até Jesus uma mulher que havia sido pega em flagrante cometendo adultério. Jesus desafia os escribas os acusadores vão embora, um a um, percebendo sua própria imperfeição.
Jesus se volta para a mulher e pergunta: "Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?". A mulher responde que ninguém a condenou, e Jesus lhe diz: "Nem eu tampouco te condeno; vai-te, e não peques mais"
O relato de João 8:4-11 é uma poderosa demonstração do amor e da misericórdia de Jesus Cristo. Ele nos mostra que, em vez de nos condenar, Ele está disposto a nos perdoar e nos dar uma nova oportunidade.
Mencionadas em todos os três Evangelhos Sinópticos está a história de grande fé ao quebrar costumes religiosos e sociais, uma mulher tornada cerimonialmente impura por doze anos por um distúrbio hemorrágico.
Ela tocou pela fé as vestes de Jesus em uma grande multidão (Mateus 9: 20-22; Marcos 5: 25-34; Lucas 8: 43-48).
Em vez de repreendê-la, Jesus se dirigiu a ela com ternura como "filha", fortaleceu publicamente sua fé e pediu-lhe vá na paz de Deus .
Veja também:
- Mulher: Sabe porque para Deus você tem valor? 2 Pedro 1: 3
- Débora, Juíza, Profetiza e Mulher de Fé Juízes 4: 4
- +100 Temas para Culto de Mulheres/Irmãs
Conclusão
Jesus mostrou o alto valor que deu às mulheres ministrando a elas de uma maneira vital e prática - tanto física quanto espiritualmente.
Compartilhe nas Redes Sociais!