Publicidade

João 8:31 O que significa se permanecerdes na minha palavra? | Estudo e Explicação

  • Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos João 8:31

João 8:31 O que significa se permanecerdes na minha palavra? | Estudo e Explicação

Contexto

O que Jesus sabe sobre eles? (Ver João 2: 23-25.) Ele conhece seus corações. Eles podem acreditar no que Ele diz, mas, no entanto, eles não se comprometem ou se rendem a ele. Eles apenas dão consentimento intelectual - o que não é fé salvadora. Mas a fé salvadora pode vir de tais origens. Portanto, Jesus fala para aqueles que só acreditam em seus ensinamentos e tenta conduzi-los mais fundo.

Permaneça na Minha palavra, lembre-se que a palavra Jesus nunca passa Mc13: 31 = Palavra de Deus

Permanecer - continuar, permanecer, perseverar, obedecer, aderir, perseverar

O versículo 31 é uma das muitas passagens dos Evangelhos onde Jesus ensina as condições do discipulado. Como você define um discípulo? Um estudante ou seguidor

1. O que significa se permanecerdes na minha palavra João 8:31?

A palavra traduzida como "permanecer" é "Meno" algumas de suas traduções podem ser "permanecer" ou "continuar".

Uma explicação para esse sentido é não apenas ouvir ou ler ou memorizá-lo, mas meditar sobre ele, internalizá-lo, estabelecê-lo de forma que não seja apenas conhecimento, mas tecido no tecido de quem você é, de modo que afeta tudo o que você é. Judeus que tinham acreditado nele indicou que alguns prestaram atenção às palavras de Jesus, sem necessariamente converter-se a Ele pessoalmente. Foi possível “acreditar” na mensagem de arrependimento e a vinda do reino sem realmente nascer de novo. Os judeus “tinham” acreditado. A fé deles não foi muito profunda

Publicidade

2. Jesus pressiona a questão da fé genuína ... Jo.8: 31-59

1. Permanecer na Minha Palavra mostra que vocês são meus discípulos.

a) Não é o que você pensa que devo fazer, mas o que realmente digo.

b) As pessoas descobrem a sua fé quando descobrem que Deus não concorda com elas sobre algo

O verdadeiro discipulado (V31-36) - Este é um tópico muito relevante ainda hoje. Claramente, há um colapso entre a fé e o verdadeiro cristão. Todos nós notamos que muitos fazem profissões de fé, mas nunca cresça espiritualmente em substância real. Como notamos recentemente em Hebreus 11, a verdadeira fé consiste de dois aspectos: assentimento mental e confiança. Alguns têm uma fé baseada na razão, mas nunca permitem que conclusão para se tornar mais, uma convicção que traz vida e afeta todos os aspectos do nosso ser.

3. O Progresso da Liberdade (João 8:31-32)

Explicação do progresso: Observe as palavras, “continue” e “saberei” e “fará”. Jesus diz que acreditar é uma jornada. Tem começo e destinos ao longo do caminho. Existe um processo

  • “Se vocês se apegam aos meus ensinamentos, vocês são realmente Meus discípulos”
  • "Vocês são verdadeiramente meus discípulos, se continuarem obedecendo a Meus ensinamentos ”

É importante notar aqui que Jesus não está dizendo que continuar ou apegar-se à Sua palavra é a maneira como você se torna um cristão, mas é como você identifica um verdadeiro crente - a adesão ao ensino de Jesus descreve o natureza do verdadeiro discipulado. Aqueles que são salvos demonstrarão uma vida de obediência Sua palavra.

Conclusão: “Você pode entender quem eu sou e por que vim. Vocês podem aceitar o que digo como verdade. Mas o verdadeiro teste para saber se você é ou não um verdadeiro discípulo é a sua disposição de me obedecer como seu Senhor. ”

Observe a progressão em João 8:31-32

  • “acreditar” (compreender e aceitar Jesus como verdadeiro)
  • Continue na Minha Palavra (obediência / seguimento)
  • Conheça a verdade
  • A verdade deve libertar você
Bíblia

Veja também:

João 15: 7 e 1J2: 24, troca viva entre o crente e Cristo. João 6:56 de Cristo ao crente, integração total da videira com ramo e videira.

1João 2: 6 andar como Jesus andou, integração da palavra na vida do crente.

Discípulo - seguidor, aprendiz, seguidor devotado, comprometido

Na verdade - verdadeiramente, a mesma coisa que a verdade, não apenas ocasionalmente, convenientemente.


Referências

https://www.colonialkc.org/wp-content/uploads/2020/06/John-8-31-38-The-Truth-Will-Set-You-Free.pdf

https://www.trinityefree.com/files/Caution%20Religion%20May%20Be%20Deadly%20John%208%2031-59.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)