Mulher com Sede!. João 4:14
Esta era uma mulher extraordinária. Ela era uma samaritana, rejeitada e desprezada por seu próprio povo.
Jesus ama aqueles que são rejeitados (4:7-42).
Isto é evidenciado pelo fato de que ela veio sozinha para tirar água do poço da comunidade quando, durante os tempos bíblicos, tirar água e conversar no poço era o ponto alto da vida social da mulher. No entanto, esta mulher estava condenada ao ostracismo.
Jesus deu vida eterna a uma mulher rejeitada em Samaria para mostrar que sua salvação é para todas as pessoas (4:7-42). Jesus compartilhou o evangelho com uma samaritana rejeitada (4:7-26).
Jesus compartilha que ele é a fonte de salvação para uma mulher samaritana no poço de Jacó fora de Sicar. Jesus gradualmente a ajudou a progredir na fé. Ela descobriu a “Água Viva”. Jesus é o Messias para os excluídos. Jesus está ensinando você a compartilhar com aqueles que são diferentes de você?
Cristo me ensinou gentilmente também a compartilhar com pessoas diferentes de mim (testemunho). Ele quer que cada um de nós tenha um grande coração para com todas as pessoas, especialmente os excluídos.
Em João 4 ao invés de evitar Samaria, como a maioria dos judeus faria, Jesus viaja de Judéia à Galiléia direto por Samaria em seu caminho para o norte.
- Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. João 4:14
Então por volta do meio-dia no poço de Jaco em uma cidade de Samaria chamado Sicar. Seu encontro com a mulher samaritana, sem nome, Ele pede a ela uma bebida e ela a princípio recusa não deveriam estar conversando - e que um samaritano e um judeu não deveriam estar se falando.
Jesus saciou a sede e transformou aquela mulher. Jesus muda as pessoas Pessoas mudadas contam aos outros sobre Jesus. Foi o que ela fez.
1. A Mulher Samaritana com sede foi encontrada por Jesus
A história da mulher do poço nos ensina que Deus nos ama apesar de nossa vida falida. Deus te valoriza o suficiente para te buscar ativamente, para te dar as boas-vindas à intimidade e para nos regozijar em nossa adoração.
Como resultado da conversa, apenas uma pessoa como a mulher samaritana, uma rejeitada de seu próprio povo, poderia entender o que isto significa. Ter atenção e ser cuidada quando ninguém, nem mesmo ela, pode ver algo de valor nela - isso é a Graça de fato.
- 1. Jesus deixou a Judéia e intencionalmente passou por Samaria em direção à Galiléia (João 4:1-4).
- 2.Jesus cruzou barreiras para pedir água à samaritana no poço de Jacó (João 4:5-9).
- 3. Jesus ofereceu a salvação à mulher samaritana (João 4:10-18).
- 4. Jesus explicou que a natureza da verdadeira adoração era crer Nele, não em um lugar (João 4:19-24).
- 5. Jesus revelou sua identidade como Messias (João 4:25-26).
- 6. A mulher samaritana testificou sua fé para toda a cidade (João 4:27-30)
2. Uma Mulher Samaritana com sede teve acesso a água da vida
Ao invés de insistir que ela lhe servisse algo para beber, o Senhor ofereceu a ela "água viva" (João 4:10).
Derrubando Barreiras (João 4:7-9)
• Convite à Água Viva (João 4:10-15)
◦ “Se conhecesses o dom de Deus” (v. 10)
◦ “água viva” (v. 10)
◦ “Você é maior do que nosso pai Jacó?” (v. 12)
Água do poço era comum, mas ele ofereceu a água viva?
Agora ele tinha sua atenção. Essa mulher educada, mas corajosa, apontou o óbvio: "Você não tem nada com que retirar e o poço é fundo. Onde você pode obter esta água viva? ”(João 4:11).
Sua curiosidade natural a levou a fazer perguntas. Essas perguntas não são causa de nervosismo. Quantas dúvidas você tem tido hoje? Descrença, insegurança ou medo?
Jesus sabe como lidar com a dúvida e a descrença. Para saciar sua sede espiritual, o Senhor primeiro explicou a verdade sobre água simples: "Todo aquele que bebe essa água terá sede novamente "(João 4:13).
Então Jesus fez uma promessa ousada:" Quem beber da água que eu dou ele nunca terá sede "(João 4:14). Em uma frase, ele mudou da vida cotidiana para a vida eterna. Essa é a mudança que ele quer fazer com você hoje!
3. A Mulher Samaritana com Sede sacia o seu coração em Cristo
Ao questionar por ela estar com o homem que não era seu marido o que aconteceu? Ela não confessou se estava em pecado ou não? Ela mudou de assunto. Ela falou sobre adoração e de religião. Ela também tinha pensado que ele havia se referido a água do poço, para que ela não precisasse buscar mais.
Muitas vezes não reconhecemos a sede da água da vida.
Quando [o Messias] vier, ele vai explicará tudo para nós "(João 4:25). Disse ela! Mas estava diante do Messias.
Talvez você não tenha saciado sua sede porque ainda não está reconhecendo Cristo e confessando a sua sede para ele. Faça isso hoje.
Ela deve ter ficado chocada com a revelação de Jesus: "Eu, que falo contigo, sou ele" (João 4:26). A chegada de seus seguidores confirmou sua identidade e deu tempo à mulher para processar a verdade.
E no final ele reconhece que é o Messias
À conversão (João 4:16-26)
- Convicção do pecado (4:16-19)
- A necessidade da verdadeira adoração (4:20-24)
- Realização e recepção do verdadeiro Cristo (4:25, 26)
Veja também:
- Mulher: Sabe porque para Deus você tem valor? 2 Pedro 1: 3
- +100 Temas para Culto de Mulheres/Irmãs
- Mulheres cuidando do Cristo Mt 27:55
Conclusão
Ela veio como uma pecadora , mas ela voltou com seus pecados purificados. Ela contou aos outros sobre Jesus.
Ele simplesmente disse a ela que onde alguém adora não é importante. Para verdadeiramente adorar a Deus, todos nós devemos ir para as coisas mais profundas de nossos corações. Nós temos que ser abertos e honestos diante de Deus, sem máscaras. Devemos ser reais. Quando você está preparado para fazer isso, você não precisa discutir o lugar de adorar; o lugar não é nada. Mas adorando em espírito e verdade é tud
Compartilhe nas Redes Sociais!