O pecado de Salomão e as consequências
A Bíblia descreve o rei Salomão como o homem mais sábio, conforme pronunciado no Livro de Reis. I Reis 11
A Bíblia nos faz entender que o rei Salomão amava ao Senhor. Ele era ungido rei após assumir o lugar de seu pai, o rei Davi. 3:12.
A Bíblia registrou tantas boas ações do rei Salomão e seus generosos presentes para o casa do Senhor que nenhum homem jamais fez.
O Pecado de Salomão vínculos estrangeiros proibidos
Em reis 11: 1-3, lemos na Bíblia que o rei Salomão amava mulheres estrangeiras, casando até mesmo da terra que o Senhor os proibiu de se casar.
O rei Salomão amava a Deus, mas não amava a Deus com todo o seu coração. Salomão teve centenas de esposas, e muitas delas eram de outras nações. as esposas de Salomão o afastou de Deus. Salomão começou a adorar os falsos deuses que suas esposas adoravam. Salomão também construiu santuários onde suas esposas poderiam adorar os falsos deuses.
O que finalmente trouxe muito desse colapso foi a obsessão de Salomão por mulheres estrangeiras. Começa com uma aliança política com o Egito, um poderoso aliado. Mas acaba com 700 esposas e 300 concubinas! Um apetite insaciável pelo prazer carnal, misturado com desejo de poder político, levou a um excesso incrível que finalmente o levou a uma rebelião total contra Deus, adorando ídolos.
O que levou o coração de Salomão a se desviar de amar apenas a Deus? Veja 1 Reis 11:4. Salomão não apenas tinha muito ouro, mas também muitas esposas. Ele se casou com mulheres que o Senhor disse aos israelitas para não se casarem.
Suas esposas começaram a afastá-lo de Deus. As esposas de Salomão adoravam ídolos e sua idolatria influenciou Salomão. Seu coração não amava plenamente o Senhor.
Pense nas pessoas que cerca você mesmo como eles o encorajam a adorar a Deus ou o puxam em outras direções?
Consequências do Pecado de Salomão
Quando Deus dividiu o reino? Veja 1 Reis 11:11-13. Por causa de Sua promessa a Davi, Deus mostraria misericórdia a Salomão. O Senhor não faria dividir o reino durante o reinado de Salomão. No entanto, após o reinado de Salomão, Deus dividiria o reino.
Deus dificultou a vida de Salomão (1 Reis 11:14-25). Deus levanta adversários políticos para Salomão que dão problemas perto do fim de seu reinado.
Deus tomou muito do reino de Salomão (1 Reis 11:9-13). Embora não tenha perdido todo o reino, o filho do rei de Salomão perdeu a maior parte dele. Punição de Salomão deixou uma grande divisão na nação de Israel e causou muitos problemas.
- O Papel da Igreja de Cristo
- O que é um profeta?
- O pecado e a queda de Adão como líder - Gênesis Capítulo 3
Versículos 9-13,
Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera. E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara. Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo. Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei; Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido. 1 Reis 11:9-13
Reflexão: Pecado e salvação são temas importantes para o cristão. Pecado universal significado da etimologia grega errar o alvo é a base da doutrina cristã.
Compartilhe nas Redes Sociais!