Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:38,39
Vivendo e Praticando o Amor Mateus 22:38,39
Amar
a Deus é o " grande e primeiro " mandamento porque, quando
realmente amamos a Deus, tudo o mais que ele deseja que façamos
seguir-se-á (Mt 22:39). Precisamos viver praticando o Amor.
1. Amar ao Próximo deve ser um padrão na Vida Cristã
Jesus ensinou claramente sobre a importância do amor ao próximo em vários momentos de Seu ministério terreno. Em Mateus 22:39, Ele disse: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Esse mandamento resume toda a lei e os profetas, destacando a sua importância central.
Amar ao próximo não se limita apenas aos nossos amigos, familiares ou aqueles que nos são semelhantes. Jesus nos desafiou a amar até mesmo os nossos inimigos (Mateus 5:44). Esse tipo de amor transcende barreiras.
Ao amar ao próximo, refletimos o amor de Deus para com o mundo. Em João 13:34-35, Jesus disse: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros." O amor ao próximo é um testemunho poderoso do nosso relacionamento com Deus e é uma forma de glorificar a Ele em nossas vidas.
- O
padrão é o amor de Cristo por nós! (João 13:34; 15: 12,17)
- O
amor é uma dívida (Rom. 13: 8)
- Os
cristãos devem ser abundantes em amor. (1 Tes. 3:12)
- Amar é andar nos mandamentos de Deus (2 João 5)
- O amor ágape é o que Jesus fala em Mateus 22: 37-39
- Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Gálatas 5:14
Publicidade2. Amar ao Próximo é um mandamento
Jesus disse:
- Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Mateus 22:39,40
Amar ao próximo é um mandamento direto de Jesus e não é opcional para os seguidores de Cristo. Ele nos chama a amar a Deus e a amar as pessoas ao nosso redor com um amor genuíno e sacrificial. O apóstolo Paulo também reafirma esse mandamento em suas cartas, como em Romanos 13:8: "A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei."
Amar ao próximo não é apenas uma recomendação ou uma sugestão, mas um mandamento essencial da vida cristã. É um reflexo do amor que Deus tem por nós e uma expressão do nosso relacionamento com Ele.
- Manifestamos nosso amor a Deus, guardando seus mandamentos (1 João 5: 2)
- Mostramos nosso amor por Jesus servindo-o sinceramente (Ef 6:24)
- Vivemos nosso amor por nossos irmãos cuidando deles (Rom. 12:10; 1 Tess. 4: 9; Heb. 13: 1; 1 Jo. 3: 14,17; 4:20)
- Dedicamos nosso amor pelo próximo, respeitando-o como faríamos a nós mesmos (Mt. 22:39; Lc. 10:27; Rom. 13: 8-10; Gal. 5:14; Tia. 2: 8)
- Mostramos nosso amor por nossos inimigos orando por eles e fazendo o bem a eles (Mt. 5:44; Rom. 12: 20-21)
3. Amar ao Próximo: Viver praticando é fruto de um aprendizado
1 Tess. 4:9 diz: "Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros."
Este versículo é uma exortação do apóstolo Paulo aos tessalonicenses sobre a importância do amor fraternal entre os irmãos na fé. Paulo elogia os tessalonicenses por sua demonstração de amor mútuo e enfatiza que eles já foram instruídos por Deus nesse aspecto.
Ao afirmar que os tessalonicenses já estavam instruídos por Deus para amarem uns aos outros, Paulo reconhece que o amor fraternal é uma expressão natural do trabalho do Espírito Santo em suas vidas. Eles já haviam recebido essa orientação divina e estavam colocando em prática esse mandamento essencial da vida cristã.
Perguntaram a Jesus: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10:25-27
O Amor:
- É
ensinado por Deus ( 1 Tes. 4: 9)
- É
um amor caloroso. (1 Pedro 1:22)
- A
mensagem era desde o início (1 João 3:11)
O
amor é de Deus ( 1 João 4: 7, 11)
Jesus
enfatizou o amor - Mat. 22: 37-39
Paulo
enfatizou este amor - Ef. 5: 2, 1 Cor. 16:14, Gal. 5:13, 22, Ef. 4:
1-3, etc.
Veja também:
- O Crente ostentação: Tudo é vaidade. Eclesiastes 6: 2
- Vida Cristã equilibrada
- +100 Pregações para Culto de Ensino da Palavra
Conclusão
Com esse devocional aprendemos a importância de Nutrir e cultivar o amor fraternal em nossas comunidades de fé. Devemos buscar constantemente aprofundar nossos relacionamentos, superar divisões e conflitos, e demonstrar um amor genuíno e prático uns pelos outros. É através desse amor que refletimos a imagem de Cristo e glorificamos a Deus diante do mundo.
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e de todo o tua alma, e com toda a tua mente, e com todas as tuas forças: este é o primeiro mandamento. Marcos 12: 30-31 O amor só pode ser conhecido pelas ações que ele induz. Deus ' amor s é visto no dom de Seu Filho, 1 João 4: 9, 10.
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.