Publicidade

Estudo Bíblico sobre o Chamado de Samuel 1 Samuel 3

 Samuel é Chamado por Deus. 1 Samuel 3

Deus chama Samuel. Embora o jovem Samuel vivesse com toda a maldade ao seu redor, ele honrou o voto que sua mãe fez ... de ser separado para Deus. Samuel está agora com 12 anos e o Senhor está prestes a chamá-lo.

A história do chamado de Deus a Samuel mostra como Samuel começou sua liderança profética de Israel. O fato de que Deus falou com ele confirmou sua posição de favor de Deus e condenou a então administração de Eli.

Chamada de Samuel I Sam. 3.

  • Iniciativa da Divindade. Samuel estava dormindo; 1 Sm 3.3
  • Aparição da Divindade: O Senhor estava ao lado dele; 1 Sam. 3.10a
  • Local Sagrado: O Templo e a Arca de Deus 1 Sam. 3.3
  • Chamado pelo Nome: O Senhor Chamou Samuel; 1 Sam. 3.4,6,8,10b
  • Desafios da certeza: O menino Samuel foi se encontrar com Eli três vezes; 1Sam. 3,5-8
  • Confirmação da Chamada: O Menino Samuel atendeu; 1 Sam. 3.4,10c
  • O motivo do Chamado: Deus quer fazer algo terrível em Israel; 1 Sam 3.14
  • Hora da Maturidade: Discussão entre a divindade e a pessoa; 1 Sam.3.11-15
  • A Comissão: Eu julgarei a casa de Eli; 1 Sam.3.13
  • Resposta Positiva: deitar e dormir sobre as palavras; 1 Sam. 3.15
O relato da vocação de Samuel é um bom exemplo de um chamado divino para realizar uma missão especial, mostra tanto as atitudes que o chamado deve ter e as exigências que implica com o chamado divino

Samuel é Chamado por Deus enquanto ministrava

E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.  1 Samuel 3:1

Ora, o menino Samuel ministrava ao Senhor perante Eli. E a palavra do Senhor era rara naqueles dias, as visões eram raras. 

E se não houvesse ninguém e nada em que você pudesse confiar?

A palavra do Senhor era rara.

Naquele momento em que Eli estava deitado em seu lugar (agora sua visão começava a escurecer e ele não conseguia enxergar bem).

A história do chamado de Samuel (1 Samuel 3:1-10) começa com um sentido real de diminuição: a palavrade Deus era rara, as visões eram poucas e Eli, o sacerdote do templo, era idoso com problemas de visão. E o jovem Samuel ainda não conhecia os caminhos de Deus. 

No entanto, temos uma pitada de esperança: 'A lâmpada de Deus nãose apagou.' Quando Samuel ouviu pela primeira vez seu nome sendo chamado, ele não reconheceu a voz de Deus e precisavaa sabedoria do velho Eli para ajudá-lo a discernir o que estava acontecendo. Porque da experiência vivida e visão de Eli, Deus tornou-se real para Samuel, que  foi capaz de responder: 'Fala, porque o teu servo ouve'.


Publicidade

Samuel é Chamado por Deus

A revelação aconteceu à noite e se concentrou no menino Samuel que dormia perto da Arca no santuário em Siló. A referência à “lâmpada de Deus” que ainda não se apagou (v. 3) evidentemente lança o evento comoocorrendo pouco antes do amanhecer, se a referência em Ex. 27:21 se aplica aqui em relação à queima de uma lâmpada diante do altar desde a tarde até a manhã. Três vezes Deus falou com o menino, e todas as vezes Samuel pensou que era Eli, que estava dormindo em outro quarto do santuário, chamando por ele. Eli o instruiu a ir deitar-se, mas pela terceira vez percebeu que Deus estava falando (v. 8b), e assim instruiu Samuel responda à voz com a resposta religiosa adequada: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve” (v. 9)

A lâmpada de Deus ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no templo do Senhor onde estava a arca de Deus, o Senhor chamou Samuel ; e ele disse: "Eis-me aqui."  

No templo fora do Lugar Santo é onde Samuel estava dormindo. Então ele correu para Eli e disse: "Aqui estou, porque você me chamou." 

Mas ele disse: "Não te chamei eu, deite-se novamente." Então ele foi e se deitou.  

O Senhor chamou mais uma vez: "Samuel!" Então Samuel se levantou, foi até Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei eu, filho meu, torna a deitar-te.

Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, nem tinha sido ainda revelada a ele a palavra do Senhor .

Há um tempo definido de conversão. Samuel estava ministrando (fazendo coisas de Deus), mas ainda não conhecia o Senhor (era de responsabilidade, compreensão)

O SENHOR tornou a chamar Samuel pela terceira vez. 

E ele se levantou e foi até Eli e disse: "Eis me aqui, porque tu me chamaste?" Então Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino.  

E Eli disse a Samuel: “Vai deitar-te, e será que se ele te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve.” Então Samuel foi e se deitou em seu lugar.  

Então o Senhor veio, parou e chamou como das outras vezes: "Samuel! Samuel!" E Samuel disse: “ Fala, porque o teu servo ouve”.  

Disse o Senhor a Samuel: Eis que estou para fazer uma coisa em Israel que estremecerá os ouvidos de todo aquele que a ouvir.

Quando Deus falou com Samuel pela quarta vez (v. 10), Samuel respondeu com as palavras apropriadas que Eli havia lhe dado. Deus então expôs Sua intenção de cumprir Sua promessa anterior de punir severamente a casa de Eli pelos seus pecados. O tom dessas palavras enfatiza a intensidade da ira de Deus que cairá sobre Eli.

Samuel é Chamado por Deus e aprendeu ouvir

Ouvir para ... então ... ouvir a voz de Deus

Porque Samuel ouviu a voz de Deus, Ele então foi capaz de ouvir a voz de Deus

Podemos estar preparados de várias maneiras para ouvir a Deus , então ouvir a Deus

Ministrando: Mantemos nossas palavras, pensamentos e ações puros por meio da disciplina conduzida pelo Espírito Santo:

Podemos estar preparados para ouvir a Deus pela adversidade (luta / história da igreja)

Podemos estar preparados para ouvir a Deus através do sofrimento (pessoas em funerais são muito receptivas)

A frustração pode nos fazer clamar a Deus por uma resposta

Deus fará o que for preciso para chamar nossa atenção (não temos desculpas)

Temos a escolha de responder ou nos rebelar ( fingir que não ouvimos, ser consumidos por outras coisas, manter nossa música alta e nossas mentes confusas).

Estudo Bíblico sobre o Chamado de Samuel 1 Samuel 3



Veja também
  1. Estudo Bíblico sobre Ansiedade Mateus 6:33
  2. Estudo Bíblico sobre Propósito 1 Coríntios 3: 8-9
  3. Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra Estudo Bíblico Salmos 119:105

Samuel é Chamado por Deus e informado do destino de Eli e seus filhos

Naquele mesmo dia suscitarei contra Eli tudo quanto tenho falado contra a sua casa, começarei e acabarei.

Porque eu já lhe fiz saber que julgarei a sua casa para sempre, pela iniqüidade que ele bem conhecia, porque, fazendo-se os seus filhos execráveis, não os repreendeu.

Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será expiada a sua iniqüidade, nem com sacrifício, nem com oferta de alimentos. 1 Samuel 3:12-14

Podemos dizer a essas “boas pessoas” em nossas vidas que elas irão para o inferno sem se arrepender da justiça própria e se prostrar diante de Jesus?

Eli chamou Samuel e disse: “Samuel, meu filho”. 

E ele disse: "Eis-me aqui." 

Ele disse: “Qual é a palavra que Ele te falou? 

Por favor, não esconda de mim. Que Deus faça isso com você , e mais também, se você esconder de mim alguma coisa de todas as palavras que Ele falou para você. "

Ou, que Deus o amaldiçoe se você não me contar ... meu filho

Samuel contou-lhe tudo e não escondeu nada dele. 

E ele disse: " É o Senhor ; faça-o o que bem lhe parecer."  

Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não lhe faltava nenhuma palavra.

Eli sabia que era o Senhor porque ele recebeu a mesma mensagem

“ Assim Samuel cresceu ...” porque ele era obediente para ouvir e falar a verdade.

Deus poderia confiar nele com as "coisas difíceis"

Todo o Israel, desde Dã até Berseba, sabia que Samuel foi confirmado profeta do Senhor.  

E o Senhor apareceu novamente em Siló, porque o Senhor se revelou a Samuel em Siló, pela palavra do Senhor.

Vocação

A primeira consideração sobre Vocação é que, não é oindivíduo que se chama ao serviço de Deus, mas a iniciativa ésempre de Deus. "A ênfase em toda iniciativa divina. É Deus quem confronta Moisés e o chama para uma tarefa. Moisés não se prepara para o encontro, nem o procura”. 12Por isso, o autor da Carta aos Hebreus observa: 'Ninguém toma isto como honra sobre si mesmo, a menos que seja chamado como Arão foi' (Hb 5.4). Desde a iniciativa é de Deus, o destinatário de tal privilégio chamado, é apresentado em seu estado natural. Não é uma recompensa por um bem feito ou um prêmio ganho por uma ação anterior. Portanto, está sempre relacionado a uma revelação divina ou a uma visão do divino. 

Referências

https://acjol.org/index.php/ekpoma/article/download/1659/1641




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)