As Oito Visões Noturnas de Zacarias e o Governo do Messias
A maneira como Israel poderia ser encorajado a governar com o Messias era reconstruindo o templo.
A maneira como Israel poderia ser encorajado a ver sua posição privilegiada na Aliança abraâmica era completar a reconstrução do templo (Zacariascaps. 1-6).
O remanescente deveria se arrepender antes do julgamento para que Deus pudesse abençoar o povo ao invés de se arrepender após o julgamento como seus antepassados haviam feito (1:1-6).
Oito visões mostram o compromisso de Deus com a aliança abraâmica para incitar Israel a ver sua posição privilegiada entre as nações como uma motivação para completar o templo (1:7–6:8).
1. A visão de um homem entre as murtas mostra a ira de Deus contra as nações, mas o favor de Israel para incitar seu povo a completar o templo (Zacarias1:7-17).
2. A visão de quatro chifres e quatro artesãos mostra o cuidado zeloso de Deus por Israel ao julgar as nações nos quatro cantos da terra que afligiram Israel (Zacarias1:18-21).
3. A visão de um homem com a vara de medir mostra Deus protegendo Israel reconstruindo e repovoando Jerusalém enquanto as nações que destruíram Israel cairiam (cap. 2).
4. A visão de novas vestes para Josué, o sumo sacerdote, mostra a graciosa purificação do pecado de Israel por Deus através do futuro Messias que restaurará Israel como uma nação sacerdotal (Zacarias . 3).
5. A visão do candelabro de ouro e duas oliveiras retrata o Espírito de Deus fortalecendo Israel, Josué e Zorobabel para serem uma luz para as nações (Zacarias4).
6. A visão de um pergaminho voador adverte os israelitas que Deus puniria seus pecados (5:1-4).
7. A visão de uma mulher em uma cesta mostra que Deus havia removido os pecados de maldade e idolatria da nação para a Babilônia (Zacarias5:5-11).
8. A visão de quatro carros mostra que Deus julgará as nações gentias que se opõem a ele e a Israel (6:1-8).
A coroação simbólica de Josué representa o Messias vindouro que reconstruirá o futuro templo e servirá como Sacerdote e Rei (Zacarias6:9-15).
------
-- Publicidade --
Julgamento divino sobre as nações gentias
II. A maneira como Israel governaria com o Messias no reino seria rejeitando-o e sendo disperso em sua primeira vinda, mas isso levaria ao arrependimento e salvação em sua segunda vinda (Zacarias7-14).
Quatro mensagens de repreensão pelo pecado e restauração pela obediência ensinam a Israel que o exílio veio devido ao pecado nacional para encorajá-los a obedecer à luz das bênçãos futuras (Zacarias7-8).
1. Uma delegação de Betel pergunta se deve parar o jejum religioso auto-imposto que lembra a destruição de Jerusalém (Zacarias7:1-3).
2. Deus repreende o jejum hipócrita e a desobediência de Israel resultando no exílio e promete a restauração em Jerusalém no retorno do Senhor depois que a nação for obediente (7:4–8:23).
- a. O povo era hipócrita para jejuar e festejar enquanto ainda desobedece aos profetas (Zacarias7:4-7).
- b. Deus exige justiça e misericórdia (não jejum), então seu julgamento no exílio veio apenas porque o povo desobedeceu ao que sabia (Zacarias7:8-14).
- c. A restauração virá depois que a nação obedecer aos mandamentos de Deus (8:1-17).
- d. O Senhor retornará a Israel reunido em Jerusalém quando o povo mostrar alegre obediência (não jejuar) como testemunho às nações gentias (Zacarias8:18-23).
O primeiro oráculo registra como, apesar de Deus julgar as nações e prometer um governo messiânico pacífico, o Messias será rejeitado em Sua primeira vinda, resultando na dispersão de Israel (caps. 9-11).
Israel rejeitará o Messias e será disperso na primeira vinda do Messias, mas depois se arrependerá para a salvação e governará em sua segunda vinda (caps. 7-8).
1. Uma delegação de Betel pergunta se deve parar o jejum religioso auto-imposto que lembra a destruição de Jerusalém (Zacarias7:1-3).
2. Deus repreende o jejum hipócrita de Israel, mas promete restauração em Jerusalém no retorno do Senhor (Zacarias7:4-8:23).
- a. O povo era hipócrita para jejuar e festejar enquanto ainda desobedece aos profetas (Zacarias7:4-7).
- b. Deus exige justiça e misericórdia (não jejum), então seu julgamento no exílio veio apenas porque o povo desobedeceu ao que sabia (Zacarias7:8-14).
- c. A restauração virá depois que a nação obedecer a Deus (Zacarias8:1-17).
- d. O Senhor retornará a Israel reunido em Jerusalém quando o povo mostrar alegre obediência (não jejuar) como testemunho às nações gentias (Zacarias8:18-23).
Israel rejeitará o Messias em Sua primeira vinda e será disperso, mas Deus julgará as nações e estabelecerá um governo pacífico (Zacarias . 9-11).
1. Deus julgará os vizinhos de Israel por meio de Alexandre, o Grande, antes que Israel experimente as bênçãos do Messias (Zacarias9:1-8).
2. Israel pode se alegrar com a aparição do Messias porque seu reino trará paz, libertação de Israel, destruição de falsos pastores e reagrupamento de Israel (Zacarias9:9–10:12).
- a. Israel pode se alegrar com o aparecimento do Messias como um libertador pacífico (9:9-10).
- b. O reino do Messias libertará Israel (Zacarias9:11-17).
- c. O reino do Messias destruirá os falsos pastores (Zacarias10:1-5).
- d. O reino do Messias reunirá Israel (Zacarias10:6-12).
3. Israel rejeitará o Messias em seu primeiro advento, resultando na dispersão de Israel (cap. 11).
- a. A ira vindoura após a rejeição do Messias devastará toda a terra de Israel [cumprida por Vespasiano e Tito em 66-70 dC] (Zacarias11:1-3).
- b. Os contrastes entre o Messias como o Verdadeiro Pastor e o Anticristo como o Falso Pastor advertem contra seguir o pastor errado (Zacarias11:4-17).
1. O Verdadeiro Pastor de Israel salvará Israel que estava destinado à matança pelos romanos, mas a nação perderá seu favor e unidade nacional em dispersão devido à incredulidade ao atribuir o preço de um escravo ao Messias (Zacarias11:4-14; cf. Êxodo . 21:32).
2. O falso e perverso pastor de Israel, o Anticristo, será condenado por sua liderança egoísta da nação (Zacarias11:15-17).
O Segundo Advento de Cristo destruirá os opressores gentios e redimirá Jerusalém quando Israel adorar e entronizar o Messias (Zacarias . 12-14).
1. O Messias redimirá Israel espiritualmente após a libertação física da nação dos poderes gentios no Segundo Advento (Zacarias . 12–13).
- a. Israel terá redenção física do Senhor quando as nações tentarem sitiar Jerusalém (Zacarias12:1-9).
- b. Israel terá redenção espiritual do Senhor quando os judeus perceberem que rejeitaram o Messias e se voltarem para ele para purificação no Segundo Advento (Zacarias12:10–13:9).
1. Um derramamento do Espírito Santo seguirá a ruína das nações gentias (Zacarias12:10a).
2. Israel lamentará clã por clã por assassinar e rejeitar Jesus ao longo dos tempos (Zacarias12:10b-14).
3. Israel experimentará a purificação do pecado (Zacarias13:1-6).
4. Excursus: Israel rejeitando Cristo como Verdadeiro Pastor levando ao julgamento pelos romanos em seu primeiro Advento lembra ao povo que Deus os disciplinará para purificação em Seu Segundo Advento (Zacarias13:7-9).
Veja também:
- A Doutrina do Espírito Santo: PNEUMATOLOGIA
- Significados de Salvação, Redenção, Libertação, Reconciliação e Santificação
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- +100 Temas para Estudos Bíblicos
Depois que Deus destruir os opressores gentios, Israel adorará o Messias e o entronizará como Rei no santo reino messiânico (cap. 14).
a. O Senhor libertará Jerusalém dos opressores gentios no Segundo Advento e sua vinda dividirá o Monte das Oliveiras (Zacarias14:1-5).
b. O Messias estabelecerá seu reino em Jerusalém em um conjunto incrível de eventos (14:6-11).
c. Os inimigos de Israel serão destruídos (Zacarias14:12-15).
d. O Messias será adorado anualmente na Festa dos Tabernáculos (Zacarias14:16-19).
e. Jerusalém e Judá serão santas no reino messiânico (14:20-21).
Compartilhe nas Redes Sociais!