Publicidade

2 Samuel 6: A Morte de Uzá e a Arca em Obede-Edom: Estudo Bíblico


Estudo Bíblico sobre 2 Samuel 6: A Morte de Uzá e a Arca em Jerusalém

O objetivo de Davi aqui foi muito bom. Deus havia dito 400 anos antes disso que um dia escolheria uma cidade especial para servir como Sua própria residência simbólica emterra, e agora estava claro que era Jerusalém.

David certamente está certo na tentativa de honrar a Deus por levar a arca para a cidade escolhida. O objetivo de Davi era bom - centrar a vida nacional de Israel em torno do Senhor Deus, e isso significava dar especial respeito ao símbolo de Sua presença entre o povo, a arca da aliança.


1. Desfile público para Deus

O capítulo 6 é sobre um desfile público para Deus. Tecnicamente, são dois desfiles separados,três meses de intervalo, que são combinados em um capítulo.

Os desfiles são sobre Davi trazendo o objeto religioso mais sagrado, “a arca da aliança” (também chamada de “arca de Deus”) de sua localização atual até Jerusalém.

O desfile é organizado que dá a todos os israelitas a oportunidade de ser um públicotestemunho de Deus e uma chance de mostrar sua gratidão a Deus por suas vidas. Isso é“adoração” neste contexto.

No primeiro desfile, os israelitas transportam esta arca de uma forma que é proibida naBíblia. Durante o desfile, um sacerdote é morto por tocá-lo. Ele não teria quetocá-la se a arca foi transportada da maneira que deveria ser transportada.

Isso traz o desfile para um final abrupto e todos saem com medo.

A Morte de Uzá

A morte de Uzá foi uma lição semelhante às mortes de Nadabe e Abiú (Lv 10:1-2),Acã (Js. 7), e Ananias e Safira (Atos 5:1-11).

2 Samuel 6:1-2

  • V1. Agora Davi reuniu novamente todos os homens escolhidos de Israel, trinta mil.
  • V2. E Davi se levantou e foi com todo o povo que estava com ele a Baale-Judá, para trazer dali a arca de Deus que se chama pelo Nome, o próprio nome do Senhor dos Exércitos, que está entronizado sobre os querubins.
  • V3. E colocaram a arca de Deus em um carro novo para trazê-la da casa de Abinadabe, que estava no monte; e Uzá e Aio, filhos de Abinadabe, conduziam a nova carroça.
  • V4. Assim a trouxeram com a arca de Deus da casa de Abinadabe, que estava no monte; e Aio estava andando à frente da arca.
  • V5. Enquanto isso, Davi e toda a casa de Israel celebravam perante o Senhor com todos os tipos de instrumentos feitos de madeira de cipreste, e com harpas, harpas, tamborins, castanholas e címbalos.
  • V6. Mas quando chegaram à eira de Nacon, Uzá estendeu a mão para a arca de Deus e a segurou, pois os bois quase a derrubaram.
  • V7. E a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por sua irreverência; e ele morreu ali junto à arca de Deus.

------

-- Publicidade --

Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação.Números 4:15


3. A Arca em Obede-Edom

Durante os "três meses" a arca ficou com "Obede-Edom, o giteu", Davi evidentementefez algum estudo bíblico e descobriu como Deus havia dito que Seu povo deveria movê-lo (cf.1 Cron. 15:1-13). Obede-Edom provavelmente veio da cidade levítica de Gate-Rimonem Dã (Js. 21:24; 19:45). Ele era um levita da família de Coré (1 Crônicas 15:18,24; cf. 1 Cron. 26:4-8). Sua casa parece ter sido na colina sudoeste de Jerusalém.

Essa bênção diz a Davi que não há problema em mover a arca novamente,desde que Davi faça isso corretamente. Então vem o segundo desfile, três meses depois.

Bíblia


Veja também:

Enquanto o povo respondeu com entusiasmo à liderança de Davi, a própria esposa de Davi rejeitou (vv. 20, 23). Ela desprezou seu marido por sua humildade diante do Senhor. Ele tinha se comportado como um servo de Deus. Ela evidentemente pensou que ele deveria ter se comportado de uma forma mais distinta. Davi prometeu a ela que o Senhor lhe daria distinção(v. 22). Ele não precisava reivindicar isso para si mesmo.

A maioria dos estudiosos colocou David trazendo a arca para Jerusalém perto do início de seu reinado. Eles fizeram isso por causa de onde o escritor colocou este incidente no texto. No entanto, alguns argumentaram que este evento ocorreu no final do reinado de Davi. A base para esta visão é 1 Crônicas 15:1 que diz que Davi armou uma tenda para oarca depois que ele construiu casas para si mesmo.

Nesta história, vemos desleixo no serviço a Deus. Isso revelou uma falta de preocupação com as Leis de Deus e tirou Sua honra e Sua glória. Advertência e Obediência a Bíblia




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)