- ...porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10
Estudo Bíblico sobre Neemias 8: Reavivando a nossa força e Reavivamento
Em Neemias 8:9, Neemias registra: “Porque todo o povo chorou, quando ouviu as palavras da lei”.
Embora o resultado natural da convicção fosse o choro, Neemias redirecionou suas emoções para regozijo, “porque a alegria do Senhor é vossa força” (Neemias 8:10). Isso, por sua vez, levou à fase final do reavivamento, onde sua vontade submetida à obediência. Eles entenderam o que Palavra dizia (versículos 13–15); eles fizeram o que a Palavra dizia (versículo 16); e eles gostaram do que a Palavra dizia (versículo 17).
Reavivamento espiritual são períodos em que há uma explosão de interesse espiritual e crescimento na igreja cristã. Na Europa e na América do Norte, por exemplo, houve reavivamentos significativos na década de 1740, na década de 1830 e no final da década de 1850. o 1857o reavivamento começou na parte baixa da cidade de Nova York e é frequentemente chamado de 'o reavivamento da Fulton Street'., durante um período de cerca de 2 anos, cerca de 10% da população de Manhattan foi convertida e juntou-se às igrejas da cidade. No século 20 também houve grandes reavivamentos na África Oriental, Coréia, bem como em muitos outros avivamentos localizados, como o reavivamento galês de 1904-05.
A Bíblia está repleta de uma sequência de episódios de intervenção divina e visitação onde Deus repetidamente mostra Sua glória e Seu poder no meio de Seu povo. Mesmo o observador mais casual pode ver isso. A história do avivamento também confirma que nosso Deus nunca parou de trabalhar dessa maneira. Todas as gerações precisam dessas visitas soberanas e derramamentos do Espírito Santo.
Descrição do Avivamento - "como é?" (Isaías 6:1-8)
- 1. Nossa necessidade de um novo toque de Deus (vs. 1a)
- 2. Deus como Ele realmente é (vs. 1b - 4)
- 3. Nossa pecaminosidade e necessidade de purificação (vs. 5)
- 4. A Graciosa Provisão de Deus (vs. 6-7)
- 5. A Missão (vs. 8a)
- 6. Respondemos com alegre obediência (vs. 8b)
Uma ocorrência frequente nos reavivamentos registrados na história é a prática de “oração audível simultânea”.
A oração audível simultânea indica que é uma ocorrência muito comum na maioria, senão em todos os avivamentos registrados. Um dos principais exemplos bíblicos são encontrados em Atos 4, onde os crentes levantam suas vozes audivelmente. Atos 4:24
É o que aconteceu no capítulo 8 de Neemias:
- Anunciada a Palavra de Deus: Neemias 8:1-8
- Pessoas Reunidas: Neemias 8:1-3
- O Povo Glorificou a Deus: Neemias 8:4-8
- A Palavra de Deus Aplicada: Neemias 8:9-18
- Pessoas Encorajadas: Neemias 8:9-12
- Pessoas Animadas: Neemias 8:13-18
Esdras e o Reavivamento
Esdra volta a assumir um papel central. Esdras era um estudioso da Bíblia e professor.
No início do capítulo 8, passaram-se apenas alguns dias desde a conclusão do muro, e algo acontece que parece um avivamento.
O povo de Deus se aproxima de um pregador, Esdra neste caso, a pedir-lhe para pregar para eles. Ele o faz por seis horas. Ainda assim, as pessoas não se cansaram, então os chefes de família voltam no segundo dia e pedem a Esdra que lhes ensine algo mais.
O resultado de tudo isso é uma profunda convicção de pecado que leva à alegria. "Alegria,". Deus é sério sobre a alegria porque, como está escrito em nosso texto, “a alegria do Senhor é a vossa força” (v.10). Na força dessa alegria, o povo é renovado em sua obediência a Deus e celebra uma das três grandes festas de Israel, a Festa dos Tabernáculos.
Era apropriado que eles o pedissem a Esdra, já que ele era um sacerdote e escriba (Esdras 7:6-12). Neemias estava presente, mas dividiu o papel secundário ao trabalho de Esdra. Ao contrário da maioria dos líderes Neemias conhecia suas vocações. Mais uma vez Neemias mostrou humildade servindo ao Senhor (Filipenses 4:12).
------
-- Publicidade --
- “Todo o povo reunido como um só homem”: pelo menos 50.000 (7:66–67) pessoas com um só coração/mente.
- “disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o Livro da Lei de Moisés”: O assunto é “eles”, todos. São as pessoas, não os líderes, que tomaram a iniciativa de ouvir a palavra de Deus.
- "o Livro da Lei de Moisés que o Senhor ordenara a Israel": o Pentateuco, suaBíblia. Esta longa descrição mostra a natureza da Bíblia: é a Palavra de Deus (o Senhor),mediado pelo profeta de Deus (Moisés), dado ao povo de Deus (israelitas), ensinandoque vivam de acordo com a vontade de Deus (a Lei).
- “da manhã até o meio-dia”: cerca de seis horas; “os ouvidos de todo o povo estava atento”: atenção total durante seis horas ouvindo a Palavra de Deus!
Quando Esdra abriu o livro, as pessoas se levantaram. Foi um ato de reverência pela Palavra de Deus. Antes de ler Esdras orou ao SENHOR, honrando-o como o grande Deus (Salmo 47:2, 48:1). O povo então levanta as mãos, num gesto de oração, e inclinaram o rosto em terra (1 Timóteo 2:8).
O primeiro fruto do reavivamento espiritual é a tristeza pelo pecado por entender a Palavra de Deus. Uma palavra de reavivamento em seu mais puro significado bíblico. O Reavivamento prometido
“todo o povo chorou ao ouvir as palavras da Lei”
Depois de ouvir a lei lida, o povo começou a chorar, provavelmente devido ao entendimento de sua culpa diante de Deus. A palavra de Deus impactou seus corações (Hebreus 4:12). Aparece o grande luto se tornou, pois Neemias juntou-se aos líderes espirituais paraabordar a questão. Ele permaneceu quieto enquanto Esdras e os levitas trabalharam, mas quando as pessoas ficaram perturbadas, ele procurou ajudar. Neemias, junto com Esdras e os sacerdotes, encorajou o povo a controlar suas emoções.
No versículo 10 Esdras continua a explicar por que o pranto do povo deve se voltar para celebração. É porque, “a Alegria do Senhor é a sua força”. A palavra traduzida na como força, é ma'uz . Mais literalmente , ma'uz significa um refúgio, um lugar de segurança, a proteção deuma fortaleza. Assim, a alegria do Senhor é o nosso lugar de proteção. Tenha alegria no Senhor obtendo em harmonia com Ele, diz Esdras, e faça isso por meio do conhecimento e da obediência à Sua Lei, e isso o colocará em um lugar seguro.
Na segunda parte do capítulo (versículos 8-12) vemos a aplicação das Escrituras nos corações e vidas das pessoas. Conforme eles ouvem, como eles entendem, eles aplicam e vemos a palavra de Deus mudando vidas –para o bem
No versículo 12 aprendemos que as pessoas entenderam a mensagem e saíram para ir para casa e festejar, epara beber (vinho), mas também para “enviar porções”
Veja também:
- Estudo Bíblico sobre 2 Samuel 6: A Morte de Uzá e a Arca em Jerusalém
- Estudo Bíblico sobre Salmo 95
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- +100 Temas para Estudos Bíblicos
A alegria do Senhor é a vossa força
“porque a alegria do Senhor é a vossa força”: no contexto, esta força refere-se especificamente aoforça necessária para adorar a Deus. Esta força se origina da alegria do Senhor
A Palavra de Deus que traz alegria. A “alegria do Senhor” é a alegria da Palavra de Deus. Para estes Israelitas, as palavras de promessa como Deuteronômio 30:1–6 certamente trarão imensa alegria.
O fogo do reavivamento se espalha!
Referências
http://slccc.org/Sermon/2021/Sermon_2021-02-28-ENG.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!