Romanos 7: A Lei é boa ou ruim?
Contexto de Romanos 7
Em Romanos 7:1-6, no contexto geral da carta, Paulo estava lidando com o sistema de adoração estabelecida no Sinai, principalmente com os 10 Mandamentos; isso é muitas vezes o que ele quer dizer com a palavra Lei.
Os judeus tiveram dificuldade em compreender o fato de que este sistema, dado por Deus, deveria ser relativizado com a vinda do Messias. Essa é a situação que Paulo estava lidando naquele momento - com aqueles que ainda não estavam prontos para ter uma outra visão de uma parte tão importante de suas vidas - a Lei.
A Tese de Paulo
Romanos 7 nos mostra que os cristãos são libertos da Lei para viver no Espírito, e Paulo faz uma análise complexa para chegar lá nos mostrando que a Lei é boa (7:7-13), mas o pecado usa a lei para o mal (7:14-20), e precisamos de um salvador (7:21-25).
Romanos 7 nos ajuda a entender o evangelho—que fomos libertos do pecado (Romanos 6), livres da obrigação para com a lei (Romanos 7), para que possamos viver pelo poder do Espírito Santo (Romanos 8).
Devemos, portanto, entender o propósito de Deus para a Lei. O objetivo da lei de uma perspectiva do Antigo Testamento era dupla:
- (1) manifestar a glória de Deus e
- (2) fornecer o bem para Israel.
O propósito da Lei de uma perspectiva do Novo Testamento era triplo:
- (1)revelar o pecado,
- (2) conduzir o homem pecador a Cristo,
- (3) para prefigurar Cristo.
Romanos 7:1-6 é a palavra de Deus para o legalista. Assim como a morte termina um casamento, a morte – A morte de Cristo – terminou nossa escravidão à lei.
O Caminho para Deus é Jesus
Então, o que é realmente Romanos 7 então?
Bem, resumindo, Romanos 7 quer que saibamos que não mais seguimos a Lei para chegar a Deus; nosso caminho para Deus passa por Jesus!
Através da identificação com Cristo, também fomos considerados mortos e sepultados e, portanto, livres da Lei como meio de salvação. A Lei não tem mais esse tipo de jurisdição sobre nós. Estamos agora em Cristo. A Lei foi cumprida nele. Agora servimos “em novidade de Espírito e não na velhice da letra”
Esse é o ponto culminante de Paulo. Enquanto tentássemos ser salvos pela Lei, tudo o que alcançamos era o fracasso e tudo o que sempre recebido foi mais condenação. Veja o versículo 5. “Porque, enquanto estávamos na carne, as paixões pecaminosas, que eram despertados pela lei, operavam nos membros do nosso corpo para dar fruto para a morte”.
------
-- Publicidade --
A Lei é boa, mas a Salvação está em Cristo
Paulo resume esta seção em Romanos 7:12: “ Portanto, a Lei é santa, e o mandamento é santo e justo e bom .” Este é um grande endosso de um homem que passou grande parte de Romanos criticando a Lei.
Embora a Lei seja uma ferramenta maravilhosa, não é um meio de agradar a Deus. Em 7:7-8
Paulo corrige um possível equívoco sobre a Lei e então revela um de seus propósitos. Ele escreve: “ O que devemos dizer então? A Lei é pecado?
Pelo contrário, eu não teria conhecido o pecado exceto por meio da Lei; pois eu não saberia da cobiça se a Lei não dissesse: 'VOCÊ NÃO COBIÇARÁ'.
Paulo quer ter certeza de que entendemos que a Lei não é pecado.
Na verdade em Romanos 7:7 ele dá um dos benefícios da Lei: A Lei revela o pecado. Sem a Lei, Paulo não teria conhecido (intelectual e experimentalmente) quão pecador ele era.
Ele diz que o propósito da Lei era provar para nós que pecamos - a Lei é como uma agulha de bússola que aponta para o pecado em nossos corações.
Paulo já disse que isso é Rm 3:19-20, mas ele quer se repetir para maior clareza. Ele diz: “se não fosse pela lei, eu não teria conhecido o pecado” (v7).
Veja também:
- Romanos 8:18 - As aflições deste tempo presente e a Glorificação
- Reavivamento: Alegria do Senhor é a vossa forçaNeemias 8
- As Promessas de Deus
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
- Epístola aos Romanos: Estudo, Esboço e Resumo
Conclusão
Em Romanos 7:13, Paulo está apresentando a “lei” no melhor sentido possível. Ele escolhe aponta o pecado, não a lei, por nossa terrível condição pecaminosa.
A lei é boa, pois é o padrão de conduta de Deus e aponta para o nosso pecado, por isso precisamos de Jesus, porque a Lei não pode trazer salvação. Somente Jesus e Sua justiça, que vêm a nós por meio da Graça e fé.
Referências
https://ukcsf.org/wp-content/uploads/2015/03/Romans-7-CSF-Curriculum.pdf
https://ism.intervarsity.org/file/678/download?token=tKtOGiqm
http://sojchurch.com/ckuserfiles/files/04Ministries/Bible%20Studies/Romans/17_Romans-7_7-25.pdf
https://projectm25.org/wp-content/uploads/2010/01/Exegetical-study-on-Romans-7-Bobby-Lynch.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!