- Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23
O pecado está aquém da Glória de Deus Romanos 3:23
Em um nível, o pecado é a falha em se conformar ao caráter de Deus como revelado na lei de Deus. Isso é uma falha em sermos fiéis a nós mesmos como “portadores da imagem de Deus”
Ao derramar Seu sangue, Jesus abriu um caminho para cada um de nós sairmos da propriedade do pecado e tornar-se filho de Deus, isso é redenção, Cristo nos resgatou, pagou nosso preço e nos libertou do pecado (Gálatas 4.5; Efésios 1.7, 14; Colossenses 1.14; Hebreus 9.12)
O apóstolo Paulo nos lembra em Romanos 3:23 que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. É importante compreendermos a gravidade do pecado e a necessidade de nos reconciliarmos com Deus. Nesta mensagem, exploraremos três pontos fundamentais: o dano espiritual causado pelo pecado, a santidade de Deus e a redenção por meio de Jesus Cristo.
------
-- Publicidade --
I. O Pecado Cria Danos Espirituais
Quando pecamos, muitas vezes não percebemos o impacto que nossas ações têm sobre aqueles ao nosso redor. O pecado causa danos espirituais, prejudicando nossos relacionamentos e afetando nosso testemunho. Devemos refletir sobre as consequências do nosso pecado e buscar a restauração com Deus e com o próximo.
Danos espirituais Daniel 3:22
Muitas vezes não apreciamos o impacto que nosso pecado pode ter sobre os outros associados a nós.
O que é dano espiritual? Danos colaterais aconteceram através de ganância Josué 7:20-21- Ele queria posses
Danos espirituais aconteceram através de Relacionamentos Gênesis 6:1-5 Deut. 23:2 I Cor. 15:33. Pergunte aos filhos de Sodoma e Gomorra sobre isso!
Veja em Salomão sobre seu problema - I Reis 11:1-10
Danos espirituais aconteceram através de falta de conhecimento Juízes 2:8-10, II Crônicas 13, Oséias 4:6
Por que meus filhos não têm mente espiritual? Por que eles não entendem a importância de vir adorar?
II. Deus é Santo e Julga Imparcialmente
Deus é santo e justo em todos os Seus caminhos. Ele não pode tolerar o pecado, pois isso vai contra a Sua natureza perfeita. Somos chamados a ser santos, assim como Ele é santo. A santificação é um processo contínuo em que, através do Espírito Santo, somos transformados à imagem de Cristo. Devemos obedecer a Jesus e ser purificados pelo precioso sangue que Ele derramou por nós. Somente assim podemos nos aproximar de Deus e experimentar a Sua graça e misericórdia.
Seja santo porque Deus é santo.
- Deus julga imparcialmente de acordo com nossas ações.
- Resgatado com o precioso e imperecível sangue de Cristo. Ele veio à terra por causa deles.
- Purificado com palavra imperecível. Dura para sempre.
- Nascido de novo para demonstrar amor.
Processo de alguém se tornar Santo.
- Presciência de Deus - Ef. 1:3-4
- Santificação no Espírito - João 17:17
- Obediência a Jesus Cristo - Rm. 6:15-17
- Sangue de Cristo. - I João 1:7
III. Cristo é o Nosso Redentor
Diante da nossa incapacidade de nos reconciliarmos com Deus por nós mesmos, Jesus Cristo se tornou o nosso Redentor. Ele veio ao mundo para nos resgatar do poder do pecado e nos reconciliar com o Pai. Fomos reconciliados com Deus por meio do sacrifício de Jesus na cruz. Agora, temos a oportunidade de sermos restaurados em nosso relacionamento com Ele. É pela fé em Jesus que somos justificados diante de Deus e recebemos a promessa da vida eterna.
Veja também:
- Sejam cumpridores da Palavra Tiago 1:22
- Fazei prova dos falsos mestres. Mateus 7: 15-20
- Sermão: Sede Constantes 1 Coríntios 15:58
- +100 Temas para Culto de Ensino e Culto da Palavra
- Epístola aos Romanos: Estudo, Esboço e Resumo
Conclusão:
O pecado está aquém da glória de Deus, mas graças a Jesus Cristo, temos a oportunidade de sermos reconciliados com o Pai. Reconheçamos o dano espiritual que o pecado causa e busquemos viver uma vida de santidade, separados para Deus. Aproveitemos a redenção que nos foi oferecida por meio do sacrifício de Jesus e vivamos em gratidão e adoração ao nosso Redentor. Que o Espírito Santo nos guie na jornada de buscar a santidade e a reconciliação com Deus.
Compartilhe nas Redes Sociais!