Pregação sobre Perseguição: Olhando para Frente Mateus 5:10-12
- Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Mateus 5:10,11
Precisamos de força e olhar para frente e para trás durante a perseguição.
Por que devemos aceitar a perseguição?
Hoje, muitos sofrem algum tipo de perseguição de diversas formas em suas vidas. Além disso há aquelas dirigidas aos crentes. Que preço você está pagando por ser um cristão? Como você responde a esse tratamento injusto? Como devemos responder ao tratamento injusto?
Mateus 5:10-12 é o encorajamento do próprio Jesus sobre por que devemos acolher o sofrimento em nossas vidas.
Jesus dá duas razões pelas quais devemos entender a perseguição.
Transição :
1. Na perseguição Devemos olhar para frente para alegria da Vida Eterna (Mateus 5:10-12a).
Devemos nos alegrar por sermos perseguidos por causa da justiça porque temos maiores recompensas (11-12a).
- Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetasque viveram antes de vós. Mateus 5:12
A benção de Deus vem quando somos insultados, perseguidos e insultados - assim como os primeiros cristãos foram. Somos ordenados a sermos alegres. A alegria aqui não é uma emoção, mas uma atitude.
Cristo promete mais recompensa celestial para aqueles que sofrem por seu nome!
------
-- Publicidade --
2. Na perseguição olhando para frente seguindo o exemplo dos profetas e de Cristo (12b).
- ...pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. Mateus 5:12
Os profetas do AT pagaram um grande preço por sua fé em Deus.
Nós nos identificamos com esses grandes profetas quando sofremos por Cristo.
Jeremias pregou por mais de 40 anos, mas nunca viu muitas pessoas responderem. Ele foi jogado na lama por dias. Até que Jerusalém foi destruída – exatamente como ele disse.
- A perseguição o ajuda a esperar suas ricas recompensas (10-12a).
- A perseguição o ajuda a olhar para trás , para sua rica herança (12b).
Em meio à perseguição, é crucial manter nossos olhos fixos em Jesus. Ele é nossa fonte de força, consolo e esperança. Ele disse: "Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim" (João 15:18).
Podemos encontrar encorajamento nas palavras de Pedro: "Portanto, também os que sofrem segundo a vontade de Deus entreguem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem, como ao que por nós foi oferecido" (1 Pedro 4:19).
Regozije -se na perseguição porque ela o ajuda a olhar em duas direções principais
3. Na perseguição devemos Olhar para frente para a plenitude da nossa vida cristã
Precisamos permanecer firmes em nossa fé, responder à perseguição com amor e perdão, e lembrar que nossa vitória está garantida em Cristo. Que o Espírito Santo nos fortaleça e capacite a enfrentar qualquer perseguição, confiando que, no final, receberemos o galardão celestial preparado para aqueles que permanecem fiéis
A razão pela qual Deus nos abençoa quando somos perseguidos por fazer o que é certo é para nos ajudar a esperar nossa recompensa e voltar para nossa rica herança em Cristo Jesus, a Vida Eterna.
Fique feliz pela oportunidade de sofrer por Cristo, pois isso o ajuda a pensar em seu lar eterno e a se identificar com os santos do passado.
A razão pela qual devemos nos alegrar com a perseguição por fazer o que é certo é porque temos maiores recompensas celestiais (11-12a).
A razão pela qual Deus nos abençoa quando somos perseguidos por fazer o que é certo é para nos ajudar a nos identificar com os profetas do AT (12b).
Veja também:
- Você tem Ídolos do Coração? Colossenses 3:1-5
- Pregação sobre o Despertamento: Decisão, Posicionamento e Crescimento
- +100 Temas para Culto de Ensino e Culto da Palavra
Conclusão
Pense como somos diferentes: somos as únicas pessoas que acreditam que nosso líder nasceu milagrosamente de uma virgem, ressuscitou, dá a salvação simplesmente pela fé e está voltando nas nuvens para nos buscar! Somos realmente diferentes — e, portanto, Nós nos identificamos como cidadãos do céu quando sofremos por Cristo. Fil. 3:20
Compartilhe nas Redes Sociais!