Diácono na Bíblia: Significado e Ministério na Igreja Evangélica
1. O que Significa Diácono na Bíblia
------
-- Publicidade --
Quais são os textos sobre Diácono na Bíblia?
Aqui estão todas as ocorrências do Novo Testamento do termo “diácono” e “diáconos” como base de estudo para qualificações e responsabilidades:
- Fil. 1:1 Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e os diáconos :
- 1 Tim. 3:8 Os diáconos , da mesma forma, sejam homens dignos de respeito, sinceros, não se entregando a muito vinho, e não buscando ganhos desonestos.
- 1 Tim. 3:12 Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. 1 Timóteo 3:12
- 1 Timóteo 3:13 Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. 1 Timóteo 3:13
Quais são as Responsabilidades do diácono
Os papéis dos diáconos nunca são claramente definidos no NT. No entanto, “Os Sete” selecionados em Atos 6:1-7 cumpriram um papel de servo para aliviar a carga administrativa dos apóstolos e anciãos. Ao cuidar da administração da distribuição de alimentos às viúvas necessitadas, esses sete homens libertaram os apóstolos e anciãos para cumprirem seu papel primordial de ensino e oração.
Qualificações de diácono
Notas Gerais sobre Qualificações de Diácono
O desejo de ser diácono deveria preceder ou acompanhar qualquer avaliação de sua vida.
Quanto à origem do ofício de diácono na Igreja, isso não é dado nas Escrituras nem registrado para nós nos escritos extra-bíblicos. Embora a nomeação dos “sete” em Atos 6 em 34-35 d.C. talvez sirva de modelo, não afirma expressamente que os sete homens são chamados de diáconos. De fato, mais de vinte anos após sua nomeação ( 57 d.C. ), Filipe ainda é chamado de um dos “sete” (Atos 21:8), não “um dos diáconos de Jerusalém”. No entanto, em 62 d.C. Paulo dirigiu sua carta aos “presbíteros e diáconos” de Filipos (Fp 1:1), então o ofício certamente já era conhecido nessa época.
O Diácono na Igreja Evangélica
Quanto à natureza do ofício (isto é, as responsabilidades), isso também não é especificado como no caso dos anciãos (cf. Atos 20:28, 35; 1 Pe 5:1-4). No entanto, visto que o termo “diácono” significa literalmente aquele que serviu em uma função servil, como servir às mesas, é evidente que essas pessoas cumpriram um papel que era subserviente ao conselho de anciãos.
Os anciãos eram responsáveis pelo ensino e hospitalidade, funções que nunca foram exigidas do diaconado.
Veja também:
- A Instituição da Sinagoga: Estudo Bíblico
- O significado grego de Ecclesia
- Quais são os Dons Espirituais?
- +100 Estudos Bíblicos OnLine
Discussões e divergências sobre o termo diaconisa.
Para algumas denominações evangélicas o versículo que se refere a Febe, Romanos 16:1, apenas significa servir e não significa diaconisa, mas para outras denominações Febe fornece um exemplo bíblico de uma mulher que era diaconisa (Rm 16:1). A forma masculina da palavra é usada aqui (diavkono"), pois não existia forma feminina na época. A forma masculina também era usada para mulheres.
Com relação a 1 Timóteo 3:11 para determinadas denominações a palavra aqui (gunaiko) pode ser traduzida somente como “mulheres” ou “esposas”.
Mas Pelo menos seis pontos de vista sobre esta frase prevalecem de acordo com a denominação evangélica. São estes:
- (1) mulheres cristãs em geral que atuam na igreja,
- (2) esposas de presbíteros e diáconos,
- (3) um grupo semelhante aos diáconos em função, mas subordinado a eles em posição
- (4) esposas de diáconos,
- (5) diaconisas (diáconas) ou
- (6) esposas de diáconos que são chamadas de diaconisas.
Esboço das Qualificações (1 Timóteo 3:8-13)
- Homens: Comportamento Específico (vv. 8-10)
- Mulheres: Comportamento Específico (v. 11)
- Vida Familiar (vv. 12-13)
Compartilhe nas Redes Sociais!