Publicidade

O que acontece quando o Homem de Deus é Chamado para Obra?


O que acontece quando o Homem de Deus é Chamado para Obra?

1. Quando o Homem de Deus é Chamado Deus o capacita.

Deus chama alguém para uma tarefa ou ministério, Ele também capacita e fortalece a pessoa para cumprir o seu propósito. 

Muitas vezes, quando somos chamados por Deus, somos confrontados com nossas próprias limitações e fraquezas. Podemos sentir-nos incapazes e despreparados para a tarefa que nos foi dada. 

No entanto, devemos lembrar que Deus não se baseia em nossa força ou sabedoria humana. Ele olha além de nossas fraquezas e vê o potencial que Ele mesmo colocou dentro de nós. Como disse o apóstolo Paulo em 2 Coríntios 12:9: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza".

A capacitação divina: A boa notícia é que Deus não nos chama para um propósito sem nos capacitar para realizá-lo. Ele é o Deus que capacita. Quando olhamos para a Bíblia, vemos muitos exemplos disso. 

Moisés foi chamado para liderar o povo de Israel, mesmo tendo dificuldade em falar. No entanto, Deus o capacitou e usou-o de forma extraordinária. 

Êxodo 2: 11-15

Moisés começou com relutância, mas se tornou um dos maiores líderes de Israel.

  • 1. Ele era um líder melhor do que Aarão -Ex 32
  • 2. Ele era o homem certo no lugar certo na hora certa
  • 3. Moisés ainda é um líder altamente respeitado de Israel -cf. Mt 17: 1-ff

Mas ele não se achava capaz

  • 1. “Quem sou eu” -vs. 11
  • 2. “Qual é o seu nome?” -vs. 13
  • 3. “O Senhor não apareceu para você.” -4: 1
  • 4. “Eu sou lento de fala e lento de língua -vs. 10
  • 5. “Envie pela mão de qualquer outra pessoa que Você possa enviar” -vs. 13

A parábola dos talentos. “... cada um de acordo com sua própria habilidade” -Mt 25:15

Não devemos subestimar as habilidades que Deus nos deu.

------

-- Publicidade --

2. Quando o Homem de Deus é Chamado ele supera o medo

Coloque a fé em ação. Existem muitos obstáculos que enfrentaremos.  Podemos aprender com o exemplo de Moisés, ter coragem e vencer.

Ter a presença de Deus ao nosso lado nos dá coragem para enfrentar qualquer medo. Ele é maior do que qualquer desafio que possamos enfrentar e nos fortalece com Sua paz e amor. O Salmo 23:4 nos lembra: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo."

A chave para superar o medo é depositar nossa fé em Deus. A fé nos capacita a olhar além das circunstâncias e confiar na bondade e fidelidade de nosso Pai celestial. A fé não nega a existência do medo, mas escolhe acreditar que Deus é maior do que qualquer medo que possamos enfrentar.

  • O medo não vem de Deus, mas o Amor, poder e mente sã -2Ti 1: 7
  • Os covardes são condenados - Apo 21: 8  Jesus ensinou contra o medo. O homem talentoso -Mt 25:25
  • Não tema aqueles que podem machucar o corpo -Mt 10:28
  • Oração por ousadia. Pedro -Ac 4: 23-31. Paulo -Ep 6: 18-20

Usando os seus talentos Romanos 12:1-8 Paulo diz aos cristãos três coisas:

  • Transforme corpos em sacrifício vivo.
  • Transforme sua mente.
  • Teste sua fé.

Paulo mostra aos cristãos romanos que seu valor é determinado por seu serviço espiritual.

Possivelmente, até mesmo os cristãos romanos lutaram para julgar a si mesmos por sua posição, riqueza, eloquência e função . (estes realmente não têm valor). No entanto, a diretriz de Paulo é valorizar a implementação de sua fé através dos vários dons que cada um deles possuía.

3. Quando o Homem de Deus é Chamado ele é Reconhecido

Deus nos reconhece - oferece a maior das recompensas para aqueles que seguirem. A Salvação.

Jesus deu Sua vida por cada indivíduo! Ele mostrou que nos reconheceu. (João 3:16) b) Mat. 6:25-34 c) Precisamos ser reconhecidos, queridos, estimados, procurados, populares.

A recompensa é um dos meios mais óbvios que Deus nos deu para ajudar a satisfazer a necessidade de reconhecimento (Rm 6:23).

Precisamos acreditar em algo – dar sentido às nossas vidas. Outros impulsos ou necessidades que nos levam a agir. Necessidade de ter um senso de valor para o que fazemos.

Se você vive para o aplauso e a aprovação dos homens, o que você faz será governado pelo que agrada aos homens, ao invés do que agrada a Deus

Fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim também devemos falar, não para agradar a homens, mas a Deus que prova nossos corações 1 Tessalonicenses 2:4

É verdade que em Cristo já somos qualificados, aprovados e aceitos por Deus e somos amados de Deus. Esta é a verdade. Mas, por outro lado, na prática da vida, procuramos receber a aprovação de Deus sobre a vida que vivemos.


O que acontece quando o Homem de Deus é Chamado para Obra?





Veja também:


Conclusão

Deus nos capacita para superarmos o medo e somos reconhecidos pelo sacrifício de Cristo. Deixe o Senhor lutar nossas batalhas é confiar na força de Deus. Também precisamos lembrar que Ele é sempre maior do que nosso maior inimigo. Devemos nos alegrar com o que Deus está fazendo e fará em nossas vidas.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)