Publicidade

Lugares Altos: Os Polêmicos Sacrifícios de Salomão 2 Crônicas 1:6

  • E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos. 2 Crônicas 1:6

Lugares Altos: Salomão ofereceu sacrifícios Perante o Senhor 2 Crônicas 1:6

O que eram os Lugares Altos? 

“Lugares altos”, ou bāmôt (sg., bāmâ ), eram instalações de culto encontradas em uma variedade de locais em Israel eutilizado pela população antes e durante a monarquia. Fazer sacrifícios e queimar incenso eram atividades recorrentes realizadas em ou em bāmôt. Bāmôt, junto com o tabernáculo e o templo, eram estruturas onde os adoradores encontraram Yahweh. Assim bāmâ é um termo genérico relacionado a lugares onde se ofereciam sacrifícios.

Lugares Altos: Local de adoração na colina que continha Altar

  • Conhecido pela adoração pagã
  • Onde as pessoas adoravam antes do Templo ser construído
  • Tabernáculo está agora em um lugar “alto” em Gibeão, fora de Jerusalém
  • Pessoas “chamadas” para adorar em lugares altos após a construção do Templo

A etimologia do termo permanece desconhecida, o hebraico bāmâ (sg.) ou bāmôt (pl.) geralmente aparece como“lugar(es) alto(s)” nas versões em inglês com base nas antigas testemunhas (a LXX e a Vulgata).

Qual é a origem dos sacrifícios em Lugares Altos?

Os textos simplesmente mencionam a presença de bāmôt (por exemplo,1 Sam9:14 , 19 ; 10:13 ; 1 Reis 3:4 ) . 

O termo está associado à introdução de * Saul a*Samuel ( 1 Sam9:11-27 ) e o encontro de Saul com um bando de profetas ( 1 Sam 10:5-8 ) . 1 Reis 3:3–4.

A preferência de Salomão pelo Gibeon bāmâ, e1 Reis 3:2 observa que bāmôt foram usados ​​pela população. Essas passagens pressupõem a existência de bāmôt sem afirmar sua origem

Houve um total de 42 reis que governaram em Judá e Israel durante o período monárquico de aproximadamente 464 anos.

(O reinado de Saul começou em 1050 AC; o reinado de Zedequias terminou em 586 AC. Somando o total de anos servidos por reis em ambas as nações, o total é de aproximadamente 673 anos.)

Desses reis, 33 eram maus, nove bons.

Havia algumas frases padrão usadas em Reis e Crônicas para descrever a condição espiritual de seus governantes:

Rei X “fez mal aos olhos do Senhor” ou,

O rei Y “fez o que era certo aos olhos do Senhor”.

Dos nove bons reis, a fórmula padrão não foi usada para descrever Davi, mas uma série de escrituras detalham seu governo justo e amor a Deus. Embora tivesse grandes falhas morais, ele ainda era descrito como um homem segundo o coração de Deus (1 Sam. 13:14). Seis dos outros oito tinham a fórmula padrão de 'bom rei' aplicada ao seu governo, mas havia uma linha adicional adicionada, por exemplo, 1 Reis 22:43:

No entanto, os altos não foram tirados, pois o povo oferecia sacrifícios e queimava incenso nos altos .

Dos 42 reis, apenas dois foram até o fim em seu serviço a Deus, destruindo os altos. Dois de 42 representam 5% de seus reis, cobrindo 60 de 673 anos-homem de governo real: 9% do tempo de serviço.

Do rei Ezequias, foi dito: 2 Reis 18:4-8 Ele removeu os altos, derrubou as colunas sagradas e derrubou o poste-ídolo. 

Depois de reinar 29 anos, Ezequias morreu e seu filho Manassés tornou-se rei. Manassés destruiu sistematicamente e metodicamente todo o bem que seu pai havia feito e devolveu Israel à completa apostasia e idolatria. Ele se tornou o monarca que serviu por mais tempo na história de Judá, reinando 55 anos. Após sua morte, seu filho Amon assumiu o trono e continuou essas práticas malignas por mais dois anos. Então Amon foi assassinado por seus próprios servos e seu filho Josias assumiu o trono.

Aqui está o que as escrituras nos dizem sobre Josias:

2 Crônicas 34:1-7 - 7 ele também derrubou os altares e reduziu a pó os aserins e as imagens esculpidas, e derrubou todos os altares de incenso em toda a terra de Israel. Então ele voltou para Jerusalém.

Aos 16 anos, Josias começou a buscar fervorosamente o Senhor e, aos 20 anos, começou a viajar por toda a terra, livrando Judá da idolatria e da adoração nos altos. Este trabalho levou seis anos para ser concluído, quando ele voltou a Jerusalém para se concentrar na reforma do Templo.

Quando olhamos para as ações de Ezequias e Josias, não é apenas para obter informações históricas ou curiosidade. A história só tem valor se aprendermos com ela e a usarmos como um guia para nossas vidas e circunstâncias atuais.

O que havia nesses “lugares altos” que fazia com que até mesmo os bons reis os deixassem em paz? Eles eram nada menos que santuários para adoração idólatra a falsos deuses!

Aqui estão os principais deuses falsos que eles adoravam:

Baal:

Aserá / Astarote

Moleque / Milcom / (possivelmente também Quemosh). 4

Quando Ezequias subiu ao trono, ele começou a destruir os altos de Judá. É muito significativo notar que, enquanto ele fazia isso, Israel, sob o rei Oséias, estava sob o cerco do rei Salmaneser e, após três anos, a nação foi capturada pelos assírios. Isso marcou o fim da monarquia em Israel. 2 Reis 17 dá um relato detalhado de por que Deus permitiu que isso acontecesse. Foi por causa da idolatria de Israel e da adoração nos altos!

Salomão adorava em Lugares Altos?

Salomão adorava (PERANTE o SENHOR) em lugares altos, diferente de seu pai Davi (1 Reis 3:1–4) Davi tinha um lugar preparado em Jerusalém . 2 Crônicas 1:3–4b. 2 Samuel 6:15–173. 

  • E Salomão ofereceu ali sacrifícios perante o Senhor, sobre o altar de cobre que estava na tenda da congregação; e ofereceu sobre ele mil holocaustos. 2 Crônicas 1:6

E o rei Salomão foi a Gibeão para sacrificar ali perante o Senhor, pois aquele era o grande alto: Salomão ofereceu mil holocaustos naquele altar. Grande festa. Muitas pessoas, incluindo dignitários

  • Ofereceu 1000 holocaustos ao Senhor
  • Adora noite adentro até ele cair...

O povo de Israel sacrificava nos altos, porque até aqueles dias não havia casa construída ao nome do Senhor.

No reinado de Salomão, Crônicas evita uma condenação (1 Reis 1:3;11:6-13 ) esclarecendo que o bāmâ usado por Salomão em Gibeão era de fato de Yahweh (1 Crônicas 16:39–40 ; 21:29 ; 2 Crônicas 1:1–13). 

Da mesma forma, ao documentar o arrependimento de Manassés e o resultante retorno a adoração ao Senhor ( 2 Crônicas 33:10-17 ), o cronista faz uma qualificação substancial sobre as ações que claramente eram negativos em Reis ( 2 Reis 21:2-5): “O povo ainda sacrificava no bāmôt, mas apenas para o SENHOR seu Deus ” (2 Cr 33:17 ) .

Deus aparece a Salomão...ele pede sabedoria.

Templo de Salomão

Salomão cumpriu o Plano de Deus

Salomão fez algumas escolhas muito ruins. 

  • Estrangeiro casamento
  • Sacrificar em lugares altos

Mas, Salomão amou o Senhor. Tinha ainda um relacionamento com Deus. Comparado com o relacionamento sólido de Davi com Deus

Salomão amava o Senhor e o Senhor estava com Salomão...

A construção do Templo foi um passo significativo na história e na evolução da compreensão das humanidades sobre Deus. Tanto o Tabernáculo quanto o Templo ajudaram a unificar e solidificar o povo hebreu. A promessa feita a Davi que Deus construiria uma casa.

A glória da Presença do Senhor tomou a forma de uma nuvem quando encheu o Tabernáculo e o Templo no dia em que essas duas moradas foram dedicadas. Nós lemos em João 1:14 nos diz que a Palavra (outro nome de Jesus) se fez carne e habitou entre nós. A palavra para “habitar” é tabernáculo.

Deve-se destacar que Salomão partiu mais adiante e construiu altares para os deuses de suas esposas (1 Reis11:7–10), no entanto, a adoração a Jeová agora era no Templo.

Lugares Altos: Os Polêmicos Sacrifícios de Salomão 2 Crônicas 1:6

Veja também

  1. Estudo Bíblico sobre Dons Espirituais: Dons do Espírito Santo
  2. As Oito Visões Noturnas de Zacarias e o Governo do Messias
  3. Estudo Bíblico: Conversão uma Mudança de Vida Mateus 18: 3

A Adoração em lugares altos após a Morte de Salomão

Após a morte de Salomão, o rebelde Reino do Norte teve sua  lugares altos. 

Os dois maiores, contendo bezerros de ouro, estavam em Dã e Betel (1Reis 12:28-33). Então, quando maus reis subiram ao trono em Judá, eles inauguraram altos, e sucessivos bons reis os aboliram. Durante o reinado de Roboão lugares altos apareceram (1 Reis 14:23), mas Ezequias os derrubou (2 Reis18:4). O ímpio Manassés os construiu novamente (2 Reis 21:3), mas o justo Josias os desmantelou (2 Reis 23:8).Os profetas condenaram os lugares altos (Jr 17:1-3; 32:35; Ez 6:3; Amós 7:9).


Referências

https://nakedbiblepodcast.com/wp-content/uploads/2016/08/HIGH-PLACES.pdf

https://www.derekprince.org/Publisher/File.aspx?ID=1000021916




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)