Como Elaborar um Sermão Temático? Homilética - Aula 07
I. Definições: O que é um sermão Temático?
Sermão temático é a exposição tópica é “a comunicação de um conceito bíblico derivado de várias passagens diferentes de acordo com o propósito do autor e o assunto/complemento de cada passagem apresentada”, são sermões que expõem uma ideia central de mais de um texto principal das Escrituras. Ainda mais precisamente, não lida com um texto específico.
Quais são as vantagens do sermão temático?
Por que é importante saber como pregar topicamente?
A maioria dos ensinamentos sobre a vida cristã não se resume em uma única passagem e, portanto, leva o pregador a um tipo de exposição temática
Praticamente todas as doutrinas são derivadas do estudo de toda a Escritura (por exemplo, a Trindade, os anjos, o milênio, a salvação, etc.). A pregação temática permite que os ouvintes compreendam um assunto da Bíblia como um todo.
Há também as várias citações : Muitas vezes, passagens sobre uma única pessoa são encontradas em vários lugares (por exemplo, Pedro nos Evangelhos, Atos, Gálatas, 1-2 Pedro; Rei Davi em 1-2 Samuel, 1 Crônicas, Salmos, etc. ). Isso requer a cobertura de vários textos-chave.
O Sermão temático é Persuasivo : Para convencer seus ouvintes de uma verdade importante (por exemplo, aborto, divórcio e novo casamento), muitas vezes você precisará abordar várias passagens diferentes.
O sermão temático também é Evangelístico : Embora muitas passagens sejam evangelísticas em intenção (por exemplo, no Evangelho de João), a pregação evangelística geralmente funciona bem em um estilo tópico.
Os sermões tópicos geralmente funcionam bem entre as séries expositivas e podem ser pregados em dias especiais do ano: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia Nacional, Páscoa, Natal, etc.
Conteúdo externo
Às vezes, uma questão que precisa ser abordada não é especificamente mencionada nas Escrituras (eutanásia, guerra nuclear, aborto, etc.). A pregação tópica permite que o orador apresente princípios bíblicos relevantes que pelo menos indiretamente se relacionam com um assunto.
Quais são dificuldades na pregação do sermão temático?
Derivando o tópico primeiro, depois os versos, pode facilmente forçar significados estranhos nos textos. Versículos podem ser mais facilmente tirados do contexto na pregação tópica do que na pregação expositiva.
Com a pregação temática regular, o pregador tende a pregar apenas em suas áreas de força. Isso é ruim tanto para o pregador quanto para a congregação. Em contraste, a exposição sistemática através dos livros das Escrituras revela nossas fraquezas e nos mantém em equilíbrio.
Como pregar um sermão temático?
Siga os princípios básicos, pregue uma ideia central, pregue a partir do texto, use um esboço de sentença completa, etc.
1. Escolha seu Tema (em vez de começar com sua passagem) à luz do que seus ouvintes precisam saber. Isso é quase como colocar sua ideia de sermão na frente, mas pode ser mais geral.
2. Escolha as passagens : procure versículos relacionados ao seu tópico e escolha as melhores 2-4 passagens. (Você geralmente não terá tempo para desenvolver mais do que isso em seu sermão.)
3. Faça a exegese de cada um desses versículos em seu contexto, fazendo isso com oração por objetividade.
Estrutura do sermão temático
Determine a ideia exegética para cada passagem : O assunto de cada uma deve estar relacionado ao seu tópico, é claro. Certifique-se de não ler seus próprios significados nos textos.
Organize as Idéias/Versículos : Organize os versículos-chave que você fez a exegese para que uma estrutura básica comece a tomar forma. Coloque os versículos de maneira lógica para que façam sentido para os ouvintes na ordem em que você os apresenta.
Divida o tema para em três perguntas de desenvolvimento : Escolha entre as perguntas de desenvolvimento (funcionais) se você precisa explicar, provar ou aplicar seu tópico.
Determine o Propósito do Sermão declarando a Resposta Desejada do Ouvinte : Como você quer que os ouvintes respondam ao tópico em termos do que eles devem saber, sentir e fazer?
Esboce o sermão:
1. Escolha o Tema
- (1) O tema a ser claramente anunciado;
- (2) Ser evidente ao longo do discurso;
- (3) Permanecer a impressão final e dominante.
- (1) Temas elogiados que podem ser claramente definidos;
- (2) Temas limitados a serem preferidos.
Exemplos de temas:
1. Pontos do sermão temático
Os pontos principais podem ser expressos como perguntas. Os subpontos fornecem as respostas. O tópico pode responder o quê, por que, como, quem, onde e quando. Plano de Clareza Oral : transições, reformulações, ilustrações, aplicações, etc.
2. Preparar a Introdução e a Conclusão. Na introdução, certifique-se de apresentar apenas o primeiro verso (não todos) para não confundir os ouvintes.
Tema: Verdadeira adoração (João 4:23-24)
Introdução: Deus Buscando Verdadeiros Adoradores (Jo. 4:23)
Deve Adorar em Espírito e verdade (Jo 4:24)
Coração de adorador (Mat. 15:8)
Ações certas (Atos 2:42; 20:7; Ef. 5:19; 1 Cor. 16:2)
Ref.:
http://www.baptistbiblebelievers.com/LinkClick.aspx?fileticket=_qISZDlbguQ%3D&tabid=295&mid=978
https://www.sabbathschoolpersonalministries.org/assets/sspm/pmleaflets/Sermon%20Preparation.pdf
http://web.oru.edu/current_students/class_pages/grtheo/mmankins/DrJBar/767PrchEvF7/Prchng4Reslts1208.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!