Eclesiologia: Origem da Igreja
O que é a Igreja? Por que a Igreja está aqui? O Que A Igreja deveria estar fazendo? E como a Igreja deveria fazer isso?
O que significa Eclesiologia?
A Doutrina da Eclesiologia é a Doutrina da Igreja. É o estudo de sua origem, sua natureza, constituição, ordenanças e atividades: A origem da igreja, o organismo da igreja, a organização da igreja e as ordenanças da igreja.
O estudo da igreja pode ser divido em Quatro visões primárias:
- 1. Visão Liberal
- 2. Visão de Libertação
- 3. Vista Católica Romana
- 4. Visão Protestante Evangélica
Em nossos estudos cremos na Visão Protestante Evangélica:
Entende com razão a unidade que o Espírito Santo traz a todos os crentes, criando uma Igreja que é o Corpo de Cristo e a unidade da doutrina que se limita a quem Cristo é, por que Ele morreu na cruz, e como Sua morte se aplica a nós. Entende o sacerdócio de todos os crentes que diretamente tem acesso a Deus na Suprema Trindade e Reconhece que Cristo é o Chefe da Igreja
10 Estudos sobre temas relacionados a Igreja
- Autoridade da Igreja de Deus
- Estudando a Igreja de Cristo
- Estudo da Igreja no Novo testamento
- O Culto Evangélico Hoje
- O Papel da Igreja de Cristo
- Estudo Bíblico sobre a Igreja Local e Universal
- Mudanças no Meio da Igreja
- A Igreja do Pentecostes a Estevão (Atos 1-3)
- A Identidade da Igreja Cristã
- Qual é a Igreja que Agrada ao Senhor?
- A Igreja de Atos e suas Estratégias de Produtividade para o Crescimento
- Música na Igreja Colossenses 3:16
- As sete Unidades da Igreja. Efésios 4:4-6
- A Identidade Cristã em Atos 2: Igreja Primitiva
A Origem da Igreja (Onde e quando e como)
1ª Linha de Estudo
Alguns teólogos defendem que a igreja nasce em Mateus 16:18.
- Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; Mateus 16:18
Muitos tentam citar essas palavras de Jesus aqui como: "Eu vou continuar a construir minha igreja ", como significado grego, não do indicativo presente, mas o futuro da ação indicativa, ação a ser realizada no futuro. É o mesmo que o "Eu vou dar a você as chaves do Reino dos Céus", não entregue a Pedro até depois de Pentecostes, grego - oikodomeo, é o de um "construtor de casas" -
2º Linha de Estudo
A Igreja nasce em Pentecoste
Cristo ainda está para construir Sua igreja quando Ele falou estas palavras em Mateus 16. Em Atos após o capítulo 2, temos a igreja mencionada repetidamente (24 vezes) como uma entidade estabelecida.
Imediatamente depois de Pentecostes, a Igreja como um corpo corporativo é reconhecida, Atos 2:47, "O Senhor acrescentou para a Igreja diariamente, como estavam sendo salvos. (Vs. 41 cerca de 3.000 almas)
Foi a Glória shekinah do Novo Testamento; Deus entrando em sua casa (corpo de Cristo) como Ele fez o Tabernáculo no deserto, e no Templo de Salomão. Significava uma Nova Casa de Deus, um Novo Templo do Deus Triune.
Pentecostes vê o nascimento da Igreja como um corpo corporativo colocado sob a jurisdição e administração do Espírito Santo que o habita. A própria ideia, então, da igreja como a "habitação de Deus", uma "casa espiritual", para o Deus teve que esperar o advento do Espírito Santo em Pentecostes, assim a ordem em João 7:38-39, "Se eu for eu vou mande-o até você", João 16:17. A vinda do Espírito Santo teve que esperou Cristo para enviá-Lo; portanto, Pentecostes aponta o nascimento da Igreja.
Pentecostes era o nascimento da Igreja; O homem nos evangelhos ainda está sob lei.
O que estudo a Eclesiologia?
Estudo da eclesiologia, com foco sobre os atributos e marcas da igreja, a natureza e a necessidade de administração eclesiástica, e os meios de graça, incluindo pregação e liturgia.
Considera princípios bíblicos do Novo Testamento para o plantio e revitalização de igrejas, vários sistemas de política, e compara os governos da igreja.
A partir disso, duas coisas podem ser deduzidas: a eclesiologia será considerada, por um lado, de uma perspectiva prática, por outro, a partir de princípios bíblicos do Novo Testamento e a doutrina reformada da igreja.
Estudo da Eclesiologia aborda:
- o A igreja como o povo de Deus
- o A igreja como a habitação de Deus
- o O simbolismo do templo
- o A igreja como um povo
- o A igreja do novo pacto
- o A comunhão do pacto (eclesiologia do pacto)
- o A igreja como "o corpo de Cristo"
- o A igreja como os discípulos de Cristo
- o A igreja como a comunhão do Espírito Santo
- o A igreja no século XXI
Propósitos da Igreja
Adoração
Neste artigo é definida como “a atividade de glorificar a Deus em sua presença com nossas vozes e corações”. 9 Paulo encorajou a igreja em Colossos 10 a “Que a palavra de Cristo habite ricamente entre vocês, ensinando e admoestando uns aos outros com toda a sabedoria por meio de salmos, hinos e cânticos do Espírito, cantando a Deus com gratidão em seus corações” Col. 3:16. Todas as igrejas devem ser encorajadas a adorar a Deus desta forma.
Edificação/Discipulado
São agrupados sob um propósito porque expressam a mesma ideia “para preparar o seu povo para as obras do serviço, a fim de que o corpo de Cristo seja edificado” Ef 4:12 (NVI). A igreja desempenha um papel importante nesse processo e uma igreja madura deve refletir “um amor crescente, uma unidade de fé e uma esperança inabalável”. 11
Social/Ministério
São agrupados porque expressam uma ideia semelhante de mostrar amor e atender às necessidades de crentes e não crentes. Grudem explica que, embora o ministério primário da igreja para com o mundo seja declarar o evangelho, deve incluir cuidar dos pobres e necessitados (incluindo crentes e não crentes) em nome do Senhor, 13 de acordo com o exemplo dado por Jesus.
Comunidade
São agrupadas porque se relacionam com a “identificação com o corpo de Cristo”. 14 White citou Atos 2:42-47 para ilustrar o poder de uma comunidade autêntica. 15 Assim como um bom casamento exige trabalho, uma comunidade autêntica também exige; e a igreja desempenha um papel importante no desenvolvimento de tal comunidade.
http://ecbragg.net/Class%20Notes/PDF/EcclesiologyR.pdf
Compartilhe nas Redes Sociais!