- Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Apocalipse 2:6
Quem eram os Nicolaítas?
Foram hereges de uma seita herética que se infiltrou dentro da igreja e que ensinava a liberdade e a graça espirituais eram provisões para licenciosidade e idolatria intimamente ligados com aqueles "que sustentam o ensino de Balaão”, e isso, por sua vez, está relacionado com comer coisas oferecidas a ídolos e com imoralidade (Apocalipse 2:14).
O que significa Nicolaítas?
Uma tradução literal da palavra sugerida é Nicolaítas: Gr. Nikao “superar” e Laos “povo”
No entanto, Para alguns historiadores da igreja primitiva sobre esses nicolaítas eram cristãos se identificam com os seguidores de Nicolau.
Mas não se sabe ao certo quem seria esse Nicolau. A quem cite o prosélito de Antioquia, que era um dos sete comumente chamados diáconos (Atos 6:5). A hipótese é que Nicolaus deu errado e se tornou um herege. O Historiador Irineu diz dos Nicolaítas que "viviam vidas de indulgência irrestrita" (Against Heresies, 1.26.3).
Onde a Bíblia fala sobre os Nicolaítas?
Os Nicolaítas são mencionados explicitamente apenas em Apocalipse 2:6 (proclamação a Éfeso) e 2:15 (na proclamação a Pérgamo). Em 2:6, simplesmente disse que os cristãos de Éfeso odeiam as obras (isto é, o comportamento) dos Nicolaítas. Em 2:14-15, o “ensino de Balaão” é aparentemente idêntico ao“ensino dos nicolaítas” e consiste em comer carne previamente sacrificada para divindades pagãs e a prática da fornicação
Doutrina dos Nicolaítas
- Derrube Deus Ensinando que a Graça permite o pecado. Deus apenas um velho toddling
- Traga os homens para cima Hierarquia de Bispos, Cardeais chamados papas “infalíveis”
- Doutrina de Balaão Compromisso com o Mundo
- Doutrina dos Nicolaítas Conquistando o Povo
Nicolaítas e Balaão
O pecado de Balaão é bastante claro(Apocalipse 2:14-15). Israel foi levado a adorar ídolos e cometer atos de imoralidade como resultado de sua influência e conselho. Podemos ler sobre isso emNúmeros 22:5 até Números 25:3 (uma seção inteira do livro de Números ). Também é apanhado em Números 31:8 e 31:16.
Nicolaítas e Jezabel
Para alguns estudiosos Apocalipse 2:20-21, que se refere a “aquela mulher Jezabel”(outra alusão do Antigo Testamento) também pode estar ligada aos nicolaítas porque tanto essa descrição (a mulher Jezabel) e então de volta aqui com os Nicolaítas nos versículos 14-15 são descritos em relação a comer carne sacrificada para os ídolos e imoralidade. Estes são tópicos comuns entre ambas as passagens. Também há especulações que os nicolaítas devem ser ligados a chamada sinagoga de Satanás (também em Apocalipse 2, no versículo 13)
Veja também
- Você sabe quem tem as chaves da morte e do inferno? Apocalipse 1:18
- Aquele que anda no meio dos Sete Castiçais de Ouro. Apocalipse 2:1
- Eis que vem com as nuvens ! Apocalipse 1:7
Jesus sobre os Nicolaítas em Éfeso
Jesus diz que eu gosto disso... você odeia o que eu odeio! Não pare de ODIAR o pecado! Não pecadores, mas suas OBRAS; Éfeso não tolerou os nicolaítas.
Não diz odeia aos Nicolaítas, mas as suas obras.
Uma seita herética ensinando uma doutrina de separação entre leigos e clérigos, ou seja, santos super-duperes, mantos, chapéus, as obras!
Os Nicolaítas eram um grupo herético dentro da igreja geral que alegava falsamente a autoridade divina e tentava usurpar a autoridade dos líderes designados e ungidos de Deus, eles eram falsos mestres e Cristo odeia seus atos
Pérgamo “suportará” a doutrina nicolaíta [v.15] enquanto Éfeso odeia seus atos.
Compartilhe nas Redes Sociais!