Jericó: Esta cidade significa “lugar perfumado”.
Jericó é a cidade mais antiga?
Alguns acreditam que Jericó seja a cidade mais antiga do mundo (8.000 aC), mesmo antes da fabricação da cerâmica. No entanto, a cidade mais antiga mais provavelmente seria a Babilônia no Iraque, onde a torre de Babel foi construída na cidade mais antiga do mundo (Gn 11).
Devido à sua localização estratégica, Jericó foi construída e destruída cerca de 23 vezes! Jericó também é conhecida como Cidade das Palmeiras (Dt 34:3), pois fica no fértil oásis do Jordão, rico em frutas e vegetação (não é regado pela chuva). O local do AT é Tell es-Sultan, um monte de 400 metros de comprimento que surge a 15 metros do leito rochoso. A leste está a nascente de Ain es-Sultan que rega o oásis. Esta pode ser a fonte de Eliseu (2 Reis 2:19-22).
Veja também
- Quem foram Os Essênios?
- Arade: A Cidade e o Templo na Bíblia
- Berseba: Residência de Abraão - Significado e Referências Bíblicas
- Geografia Bíblica, História e Lugares Bíblicos
Qual é a importância de Jericó?
Jericó tem significado tanto do AT quanto do NT. Josué a conquistou em sua primeira batalha em Israel (Js 6:12-25) e amaldiçoou o reconstrutor (v. 26, cumprido em 1 Reis 16:34). Além disso, Elias foi levado para o céu perto de Jericó (2 Reis 2:4-18).
Novo Testamento Jericó é na verdade um sítio diferente, 3 kms. sul do site AT em ambas as margens do Wadi Qelt. Herodes construiu o Grande como sua capital de inverno.
Jesus Cristo em Jericó?
Cristo curou dois cegos (Mateus 20:29-34) e salvou Zaqueu aqui (Lucas 19:1-10). Ainda tem um antigo sicômoro que se diz ser o de Zaqueu.
Entender que existem esses dois Jericó nos ajuda a entender o aparente conflito entre Mateus 18:35 (“Jesus se aproximou de Jericó”) e Lucas 19:1 (“Jesus entrou em Jericó”). Na verdade, Jesus curou o cego quando ele estava saindo de uma Jericó e entrando em outra.
Um “terceiro” Jericó é na verdade a cidade atual a leste dos sítios arqueológicos. Foi construído no local das cidades bizantinas e cruzadas. No final de 1994, isso ficou sob o controle da OLP.
Monte da Tentação
Atrás da Jericó do AT está o Jebel Kuruntul ou Monte da Tentação, onde a tradição registra a tentação de Cristo por Satanás por 40 dias (Mateus 4; Lucas 4) e onde um convento ortodoxo grego foi construído em 1895 DC. montar mais tarde no passeio.
Cristo foi tentado 40 dias e noites neste local atrás de Jericó (Mt 4:1-11; Lc 4:1-13). Este não é um lugar para ficar sozinho — tão desolado! Muitas rochas que poderiam ser transformadas em pedra estão aqui!
Compartilhe nas Redes Sociais!