Onde ficava o Rio Abana citado por Naamã?
Ah'ana, pedregoso, (marg. Am'ana), um rio de Damasco. "Topo de Amana", Cânticos 4:8.
Foi chamado pelos gregos Chrysotrhoas, "corrente dourada".
Nascendo no Anti-Líbano, perto de Zcbddjiy, e passando pelo local da antiga Abila, flui pela cidade de Damasco. Do córrego principal, que atravessa a cidade, são tomados nada menos que sete grandes canais em diferentes elevações, para irrigar os pomares e jardins circundantes.
Deixando a notável ruína assíria Tell es-Salaldyeh em sua margem esquerda, após um curso de oitenta quilômetros, ela se perde no lago ou pântano Bahret elrKibliyeh.
É um dos rios que o orgulhoso Naamã preferiu às águas de Israel, 2 Reis v, 12. (Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. 2 Reis 5:12)
Veja também:
- Berseba: Residência de Abraão - Significado e Referências Bíblicas
- Elate: das Peregrinações de Moisés aos Navios do Rei Salomão
- Massa, Meribá e Cades-Barnéia: Onde Moisés fere a Rocha?
- Geografia Bíblica: Lugares Bíblicos e seus Significados
É identificado como o moderno Barada. O Sr. Porter calcula que não menos de quatorze aldeias e 150.000 almas dependem deste importante rio. Um relato emocionante e profundamente interessante de Abana foi recentemente dado por J. Macgregor, M.A., que em seu conhecido ofício, o "Rob Roy", explorou o rio das montanhas do Líbano ao Lago Ateibeh. (1)
Compartilhe nas Redes Sociais!