Publicidade

Pregação sobre Submissão a Deus como forma de Vida

 

Pregação sobre Submissão a Deus como forma de Vida Josué 1:1-18

A  importância da submissão a Deus em nossas vidas, à luz do texto de Josué 1:1-18. Este capítulo marca o momento em que Josué assume a liderança do povo de Israel após a morte de Moisés. Deus o encoraja e instrui a ser corajoso e obediente para conduzir o povo à terra prometida. Neste sermão, vamos dividir nosso estudo em três tópicos, explorando os princípios de submissão a Deus presentes nesse texto inspirador.
Publicidade

I. Submissão é Confiança na Promessa de Deus

O primeiro princípio de submissão a Deus é confiar nas Suas promessas. No versículo 3, Deus diz a Josué: "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado". Deus havia prometido a terra prometida a Israel, e Josué precisava confiar nessa promessa, mesmo diante dos desafios e obstáculos que enfrentariam. Da mesma forma, em nossa jornada de fé, devemos confiar nas promessas de Deus encontradas na Sua Palavra. Isso requer fé e coragem para acreditar que Ele é fiel para cumprir o que prometeu.

Josué deveria liderar Israel no mandato de Deus.
Precisamos nos submeter aos líderes espirituais em nossas vidas.
Pais, pastores e colegas

Josué transmitiu os mandamentos de Deus através dos “oficiais do povo”. Precisamos mobilizar o povo de Deus para ser fiel à Palavra de Deus.

Josué uniu as 12 tribos de Israel para a conquista da Terra Prometida.
Precisamos estar unidos em apoio à liderança, apesar das diferenças.

II. Submissão é Obediência à Palavra de Deus

O segundo princípio de submissão a Deus é a obediência à Sua Palavra. No versículo 7, Deus diz a Josué: "Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares". Deus instrui Josué a obedecer a toda a lei de Moisés. Da mesma forma, somos chamados a obedecer à Palavra de Deus em nossa vida diária. A obediência demonstra nossa submissão a Ele e nos leva a experimentar a bênção e a direção de Deus em nossas vidas.

Obedeça a Deus estudando fielmente e compartilhando Sua Palavra.
Submeta-se à autoridade espiritual com relação a questões de fé.
Busque a unidade entre o povo redimido de Deus.

III. Submissão é Coragem no Senhor

O terceiro princípio de submissão a Deus é a coragem no Senhor. No versículo 9, Deus diz a Josué: "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares". Deus encoraja Josué a ser corajoso e confiar que Ele estaria presente em todos os momentos. Da mesma forma, em nossa jornada de fé, precisamos ter coragem e confiança no Senhor. Ele é fiel e está ao nosso lado em todas as circunstâncias. Quando nos submetemos a Ele, encontramos força e coragem para enfrentar os desafios e vencer as adversidades.

Submissão a Deus como forma de Vida


Veja também

Conclusão:

A submissão a Deus é essencial em nossa caminhada de fé. Confiamos em Suas promessas, obedecemos à Sua Palavra e encontramos coragem Nele. Assim como Josué foi encorajado a liderar o povo de Israel, somos chamados a nos submeter a Deus e permitir que Ele guie nossos passos. Que possamos confiar em Suas promessas, obedecer à Sua Palavra e ter coragem em todas as circunstâncias. Quando nos submetemos a Deus, experimentamos a plenitude da Sua bênção e direção em nossas vidas. Que a nossa submissão a Deus seja um testemunho vivo de nosso amor e dedicação a Ele.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)