Publicidade

O Que significam estas pedras? O que são as doze pedras de Gilgal? Josué 4:20-21

 E falou aos filhos de Israel, dizendo: Quando no futuro vossos filhos perguntarem a seus pais, dizendo: Que significam estas pedras? Josué 4:21

O monumento de pedra que as 12 tribos de Israel ergueram

O monumento de pedra que as 12 tribos de Israel ergueram foi um poderoso estímulo visual do Deus invisível. A nação de Israel teve um problema com lapsos de memória, como a história desta nação ingrata demonstrou repetidamente. O monumento rochoso no meio deles é um alerta visual. 

Os filhos da próxima geração perguntarão a seus pais: “O que essas pedras significam para vocês?” Essa pergunta exige uma resposta, e uma nova geração entenderá o poder da libertação de Deus ao repetir a história. 

Curiosamente, esta narrativa termina com estas palavras: “… para que todos os povos da terra saibam que a mão do Senhor é poderosa, para que temais ao Senhor vosso Deus para sempre” (Js 4:24) .

Sugere que a fidelidade de Israel a Deus é um exercício de lembrança intencional que tem um benefício missionário global derivado. Os povos da terra conhecerão este Deus de milagres através da memória coletiva Dele de Israel. Recordar os feitos de Deus e Seus mandamentos é proclamar e glorificar Seu nome a todas as nações.

Publicidade

Recordando a Libertação e a Fidelidade de Deus

Como os israelitas devem se lembrar de Deus depois de atravessarem o rio Jordão?

As 12 tribos de Israel devem recolher uma pedra do rio e construir um memorial após eles cruzam como um testemunho da libertação de Deus e ensinam seus filhos sempre que perguntam sobre as pedras. Isso fará com que as pessoas da terra saibam que Deus é poderoso e Seu povo O temerá (v.24).

Lembrar-se dos poderosos feitos de Deus testificará às nações que o Senhor é grande e treinará gerações para temê-lo.

Que significam estas pedras? O que são as doze pedras de Gilgal?  Josué 4:20-21

Veja também

  1. O que Significa Evangelho?  Isaías 61:1
  2. O significado Grego de Eclesia: Igreja ou Reunião? Mateus 18:17
  3. Qual é o Significado de Graça e Paz para o Cristão?  Colossenses 1: 2

Infelizmente, sabemos que as pessoas não cumpriram sua parte do trato para lembrar. O Antigo Testamento é uma crônica do repetido fracasso de Israel em ouvir e obedecer aos mandamentos e estátuas de Deus.

No Salmo 78:10-11, o salmista lamenta que Efraim (representando Israel como um todo) “não guardou a aliança de Deus e recusou andar na Sua lei; eles esqueceram Suas obras e Seus milagres que Ele lhes havia mostrado”.

No final do Livro dos Juízes, o autor só conseguiu resumir a bússola moral de Israel como “cada um fazia o que parecia certo aos seus próprios olhos” (Jz 21:25).

A rejeição de Deus por Israel é vista mais adiante nos profetas que Deus enviou para advertir Israel. Exceto pelo relutante profeta Jonas (Jn 3:5), quase todas as pregações dos profetas caíram em ouvidos surdos.

A recalcitrância de Israel para com Deus e Seus profetas ungidos é resumida em 2 Crônicas 36:15-16: Suas palavras e zombavam de Seus profetas”.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)